O Cliente Acha o Meu Artesanato Caro: O Que Fazer?

Uma das reclamações mais frequentes entre artesãs e artesãos que trabalham com feltro é que os muitos clientes reclamam do preço de suas peças.

Isso pode ser muito desanimador, principalmente para quem está começando, mas esse tipo de reclamação é super comum, não só no mundo do artesanato.

Trocando experiências e dicas, é possível contornar esse questionamento e encontrar soluções pra vender até mesmo para quem acha que o artesanato em feltro é caro.

Pra você que já passou – ou ainda passa – por situações assim, gravamos um bate papo bem legal com a artesã Tuuthy Teixeira, do Ateliê Sublime Artes em Feltro sobre o assunto. Confira!

5 Passos para Alcançar o Acabamento Perfeito e Fazer Sucesso com Feltro
7 Dicas de Organização para Quem Trabalha com Artesanato em Casa

4 Dicas para vender mesmo para quem acha seu artesanato caro

Acesse o curso da Tuuthy na Escola de Feltro e aprenda todas as dicas e truques dela. Clique aqui para mais informações.

1. Mostre o valor do seu trabalho

O artesanato em feltro tem o grande diferencial de ser único. Por mais sejam feitas com o mesmo molde, uma peça nunca é igual a outra.

Mas alguns clientes não tem noção disso quando pedem um orçamento. E isso é bem comum, afinal, quem não trabalha com feltro não sabe o trabalho que dá.

Quem vê uma guirlanda pronta, por exemplo, não sabe que ali foi necessário escolher uma paleta de cores; pensar numa base que funcione; recortar; criar o revestimento e encher com fibra ou manta. Isso sem falar nos moldes, no tempo caseando, colando e finalizando todos os detalhes.

Chuva de Amor – Quartinho do Bebê | Escola de Feltro | Artesã: Tuuthy Teixeira

Por isso é muito importante educar seus clientes a respeito do valor do que você faz. Além de mostrar a peça pronta, procure compartilhar nas redes sociais as etapas dos seus projetos: do planejamento à finalização.

Desta maneira, quem te acompanha vai ter noção dos materiais usados e principalmente do tempo que você dedicou ao trabalho.

Isso também pode ser conversado no momento em que um cliente te abordar. Até mesmo antes de passar o valor, você pode contextualizar o falar sobre as técnicas e materiais usado.

Muitas pessoas começam a seguir despretensiosamente, mas ao acompanhar de perto sua rotina e a qualidade das suas peças, acabam se tornando clientes.

2. Pesquise o mercado

Quando começamos um novo projeto em feltro, é comum termos carinho por ele. Afinal, são horas de dedicação: baixar e imprimir moldes, riscar, recortar, casear, encher, montar, finalizar.

Por isso, na hora de atribuir um valor àquela peça, podemos exagerar um pouco e acabar elevando o preço acima do valor de mercado.

Então, se você está constantemente recebendo reclamações sobre o seu preço, talvez ele esteja realmente alto.

Isso pode ser facilmente resolvido com algumas ações. A primeira é fazer um calculo de custo da peça, levando em conta todo o material usado, as horas trabalhadas e sua porcentagem de lucro.

Aprenda aqui: Como Calcular Preço de Venda do Artesanato em Feltro

O segundo passo é pesquisar no mercado o valor de peças similares as suas. Visite o Elo7 e converse com outras artesãs para se certificar que o seu preço está condizente com os demais.

Tendo esse parâmetro em mente você vai sentir mais segurança para definir um preço que seja justo pra você e pro cliente.

3. Entenda a demanda do cliente

Você não precisa perder uma encomenda porque o cliente achou a peça muito cara. Uma estratégia super eficaz é entender qual é a real demanda daquela pessoa.

Por exemplo, pode ser que o seu cliente esteja buscando uma peça simples, algo para usar poucas vezes, um presente mais em conta. Neste caso, deixe claro que alterações podem ser feitas:

• Uma peça feita toda à mão pode ser costurada na máquina;
  • As aplicações e detalhes costurados à peça podem ser apenas colados;
  • Se você costuma dublar o feltro com termocolante, pode substitui-lo por cola de silicone.
Chuva de Amor – Quartinho do Bebê | Escola de Feltro | Artesã: Tuuthy Teixeira

Além de mudanças para reduzir o custo de produção da peça, você também pode apresentar opções mais simples, que custem menos.

Se o cliente busca uma guirlanda de feltro, mas não quer investir tanto, uma flâmula ou enfeite de porta podem substituir. Assim você não perde a venda e ainda mostra pro cliente que tem um portfólio extenso.

4. Não deixe a insegurança desvalorizar seu trabalho

Alguns clientes buscam valor, outros só preço. Entender isso vai te poupar de muita frustração.

Muitas pessoas se interessam por artesanato, mas não compreendem que para ter uma peça exclusiva e feita à mão, é preciso pagar por todo o valor agregado.

Enfeites, bonecas e bichinhos de feltro são completamente diferentes das peças que encontramos em grandes lojas. As grandes industrias tem custos baixíssimos de produção e mão de obra, por isso o preço de venda é tão inferior ao trabalho artesanal.

Não desanime por achar que não vai conseguir ganhar dinheiro com feltro. O que você precisa é encontrar clientes que já conhecem e valorizam o artesanato em feltro.

Essas pessoas estão dispostas a investir em produtos originais e de qualidade, e é pra elas que você tem que divulgar seus produtos.

Foque em conquistar seguidores que já demonstrem interesse por feltro;

Chuva de Amor – Quartinho do Bebê | Escola de Feltro | Artesã: Tuuthy Teixeira

Reconhecer o valor do seu trabalho é o primeiro passo para definir preços que sejam justos para os clientes e lucrativos pra você.

A ideia desse bate papo é trocar ideias e encontrar soluções simples para lidar com os empecilhos do dia a dia de quem trabalha com feltro.

O que achou das dicas da Tuuthy e da Lorena? Agora queremos saber o que você faz quando o cliente reclama que suas peças são caras. Conta pra gente aqui nos comentários!

11 Dúvidas que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Tem
As 3 Melhores Peças de Feltro para Fazer e Vender em 2020