Como Fazer Bota de Natal em Feltro: Passo a Passo com Molde Grátis

Quer uma ideia diferente de artesanato para fazer nesse Natal? A artesã Eliane Aguiar vai te ensinar como fazer uma belíssima bota de Natal em feltro, que pode ser usada como lembrancinha natalina ou como enfeite de Natal.

Para usar a botinha como lembrancinha, basta enchê-la com deliciosos doces e presentear. Para quem tem criança em casa, vale pendurá-la na escada ou na parede de sala.

E, na noite de Natal, fazer uma maravilhosa surpresa para os pequenos, enchendo-a com saborosos doces e biscoitos amanteigados.

Como é de se imaginar, as crianças são as que mais curtem esses momentos em família. Mas, independente da idade, não há quem resista à essa linda botinha, não é verdade?

Se você concorda, continue com a gente e veja como é fácil fazer uma bota de Natal em feltro em casa!

Boneca Mamãe Noel de Feltro Simples de Fazer
Enfeite de Natal em Feltro – Passo a Passo

Como fazer botas de Natal?

Materiais necessários

• Fibra siliconada
  • Feltro estampado (sugestão: poá branco com fundo verde)
  • Feltro liso (cores: vermelho, verde, branco e pele)
  • Linha de costura (cores: vermelho, verde, creme, branco e preto)
  • Sianinha dourada e soutache dourado (ou fita de cetim)
  • Tesoura
  • Cola para feltro
  • Pérolas
  • Miçangas pretas
  • Alfinetes de cabeça
  • Molde

Molde de bota de Natal

Antes de irmos para o passo a passo, não esqueça de baixar os moldes da botinha:

Como fazer bota de Natal em feltro passo a passo

Bota de Natal

Recorte as peças

1. No feltro vermelho, risque e recorte duas peças para fazer a bota. Junte-as com alfinetes.

bota de natal
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

2. Recorte no feltro estampado 4 peças: duas para a ponta e duas para a barra da bota. Com a cola de silicone, posicione esses detalhes nas duas faces da bota.

bota de natal em feltro

Costure

3. Com fio duplo, feche a bota com o ponto caseado. Posicione a barra da bota e caseie – use a linha vermelha sobre o feltro vermelho e linha verde sobre o feltro da mesma cor.

botas de natal em feltro

Aplique os aviamentos

4. Faça um suporte para pendurar a bota usando soutache ou fita de cetim: cole as pontas da fita em um pequeno círculo de feltro; depois, aplique-o por dentro da bota.

como fazer uma bota de natal
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

5. Aplique sianinha contornando o feltro estampado. Reserve a bota.

como fazer bota de natal

Papai Noel de feltro

Recorte as peças

6. Risque e recorte no feltro todas as partes necessárias para fazer o Papai Noel que será aplicado na bota.

bota de natal diy

Costurando feltro

7. Fixe as duas peças da cabeça com o alfinete e caseie com a linha creme. Deixe uma pequena abertura para adicionar a fibra.

bota de papai noel em feltro
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

8. Preencha a cabeça com a fibra, termine de casear e arremate.

bota de feltro molde
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

9. Encaixe as duas partes do gorro alfinetadas na cabeça do Papai Noel. Caseie toda a volta. Se necessário, aplique um pouco de cola para ajudar na fixação.

10. Depois, caseie e encha a barba e o bigode. Em seguida, cole no rostinho a barba, a boca recortada no feltro vermelho e, por cima, o bigode.

botinha de natal

Aplique os detalhes

11. Recorte uma tira de feltro de 1,5 cm x 17 cm e cole-a na base do gorro para fazer o acabamento. Em seguida, dobre o gorro para baixo e aplique um pouco de cola para fixá-lo.

12. Para fazer o nariz e o pompom do gorro, alinhave os círculos de feltro, insira uma pérola em cada um, puxe a linha e arremate. Cole a bolinha branca na ponta do gorro e a bolinha creme sobre o bigode.

bota natalina em feltro
botas de natal
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

13. Para fazer os olhinhos, aplique duas miçangas pretas – faça o arremate na parte de trás. Sem cortar a linha, volte com a agulha para frente e borde as sobrancelhas fazendo dois traços simples acima dos olhos.

molde de bota de natal para imprimir
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili
moldes de bota de natal em feltro para imprimir

Flor de Natal

Risque e recorte no feltro todas as peças necessárias para fazer a flor. Monte-a com a cola quente.

fazer bota de natal
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili
molde de botinha de natal
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

Dica: Esse enfeite é opcional, e pode ser usado sozinho ou junto com o Papai Noel.

Finalize a botinha de Natal

Bota de Natal finalizada
Eliane Aguiar | Ateliê Artes da Lili

14. Para finalizar a botinha natalina, aplique o Papai Noel (e outros apliques desejados) com a cola quente.

Conte pra gente o que você achou dessa bota de Natal em feltro. E para aprender a fazer mais peças para datas comemorativas tão lindas quanto essa, entre para a Escola de Feltro!

Lá você terá acesso às melhores aulas, moldes e dicas preciosas para trabalhar com feltro.

Guirlandas de Natal – 15 Ideias Para Você Copiar
29 Enfeites de Natal em Feltro com Moldes