Qual a Melhor Forma de Calcular Preço do Artesanato em Feltro?

Quem nunca sentiu aquela insegurança na hora de colocar o preço numa peça que fez?

Pra evitar essa dúvida, o melhor a se fazer é saber exatamente como calcular preço do artesanato em feltro de forma justa. Cada artesã tem seus critérios na hora de precificar, e isso é muito interessante.

Mas é importante ter certeza que você não está nem cobrando pouco e desvalorizando seu trabalho, nem elevando demais o valor da peça e, por isso, assustando seus clientes.

Existem algumas fórmulas de chegar a um valor justo pra quem faz e pra quem compra. Pra isso é preciso ter atenção a vários detalhes da produção da peça.

Quer saber como calcular o valor do seu artesanato? Vamos te ensinar passo a passo. Confira as dicas deste post!

5 Estratégias para Lotar a Agenda de Encomendas em Tempos de Crise
Como Criar uma Loja Virtual para Vender seu Artesanato em Feltro

1. Como usar uma fórmula de cálculo padronizada?

Usar uma fórmula padrão é muito melhor do que ter que pensar num preço sempre que terminar uma peça.

O cálculo pra chegar num valor justo é o seguinte:
material + horas trabalhadas + despesas fixas (se houver) + lucro

Material

Todo material usado na sua peça deve ser anotado pra entrar na conta final: feltros, tecidos, botões, mantas, etc.

O que gera muita dúvida é como calcular valores de materiais que são usados em partes, como é o caso da fibra de enchimento, tubos de cola e até de pequenos recortes de feltro.

A melhor forma de incluir esses valores é fazendo uma estimativa de quanto você usa por cada peça.

Por exemplo: é impossível saber exatamente quantos mls de cola você usou pra uma peça inteira, mas dá pra calcular uma média de quantas peças é possível fazer com um pacote de refil, não é?

Então, se você consegue finalizar 10 trabalhos com um pacote de cola que custou R$20,00, em cada peça usa-se em média R$2,00 de cola.

Assim fica mais fácil ter um preço fixo para esses materiais muito usados mas que não conseguimos calcular com precisão.

artesanato em feltro

Calculando o valor de recortes de feltro

Se a sua ideia é incluir o valor exato de cada recorte de feltro, anote quanto (em centímetro) de cada cor foi usado.

Se na peça você usou:

10cm de feltro rosa
25cm de feltro bege
10cm de feltro verde
10cm de feltro lilás

Ao todo foram usados:

55cm de feltro

Preço do metro (exemplo): R$15,00

A partir destas informações que você anotou, a forma mais simples de chegar a um valor exato de feltro é pela regra de três. Veja o cálculo de exemplo pra entender melhor.

Então se você usou 55cm de feltro e pagou R$15,00 pelo metro, no fim das contas gastou R$8,25 em feltro para produzir essa peça.

O mesmo cálculo vale para tecidos e mantas.

Horas trabalhadas

O valor das horas é muito importante no cálculo final. Então não deixe de anotar quanto tempo você levou pra fazer a peça inteira.

A partir daí, você precisa definir quanto custa a sua hora. A conta é bem simples. Comece definindo um valor estimado como seu “salário”.

Se você gostaria de receber mensalmente R$1500,00 trabalhando com feltro, a conta será a seguinte:

Exemplo:

30 dias = R$1500
1500 dividido por 30 dias = R$50 por dia
8 horas de trabalho por dia = R$6,25 por hora trabalhada

Então, levando esse exemplo em conta, se você levou 5 horas para concluir uma guirlanda, por exemplo, o valor a incluir na fórmula como “horas trabalhadas” seria de R$31,25.

Despesas fixas

As despesas fixas podem ou não entrar no seu cálculo final. Isso vai depender se o seu negócio com feltro te gera despesas além das que você já teria normalmente.

Ou seja, se você paga aluguel de uma loja ou ateliê, se você paga contas de luz, água e internet a parte e por aí em diante.

Se você trabalha em casa, não precisa necessariamente adicionar uma porcentagem dos gastos ao valor final da peça.

Lucro

Por fim, o último valor a ser incluído no cálculo final é a sua porcentagem de lucro.

Já sabendo quanto você gastou em materiais, mão de obra (suas horas de trabalho) e gastos fixos, se houver, calcule o preço total de produção da peça.

Exemplo: R$18 (materiais) + R$30 (horas trabalhadas) = R$48,00

Geralmente, o valor de lucro adicionado a cada artesanato em feltro varia entre 30% e 50%. Mas você pode incluir a porcentagem que achar justa no seu caso.

Se você gastou R$48 para produzir uma peça e quer lucrar 50% em cima dela, adicione à fórmula final:
R$48 + 50% = R$72,00

Se quiser um lucro de 75%, calcule:
R$48 + 75% = R$84,00

Deu pra aprender como calcular preço do artesanato em feltro agora?

Além de seguir a fórmula que ensinamos aqui, também é importante ficar de olho no mercado, dar uma conferida no Elo7 pra descobrir qual é o preço médio cobrado por lá.

Assim você vai ter mais segurança de que está cobrando um valor justo e dentro do esperado pelo cliente.

E lembre-se de sempre valorizar o que você faz!

Você já sabia como calcular o preço das suas pelas antes? Conta pra gente aqui nos comentários sua experiência com a precificação!

7 Dicas de Organização para Quem Trabalha com Artesanato em Casa
5 Passos para Alcançar o Acabamento Perfeito no Feltro