Como Calcular Preço de Venda do Artesanato em Feltro

O assunto deste post é uma das dúvidas mais comuns dentre as artesãs: como calcular preço de venda do artesanato em feltro. Além de ser um dos passos mais importantes para comercializar um produto, é um ponto essencial para se ter sucesso no ramo.

Neste momento, deixe o amor que você colocou naquele trabalho de lado e pense somente no lado profissional. Assim, você fará o cálculo de custo para saber o quanto pagou por aquilo e por quanto poderá vender seu artesanato.

Confira como é fácil calcular o valor final do seu produto.

Como Vender Artesanato pela Internet e Ganhar Dinheiro

5 Dicas Para Comprar Feltro Barato Pela Internet

Como calcular preço de venda

Custo de matéria-prima

como calcular preço de venda

Anote tudo o que você precisa usar para fazer aquele artesanato (tecido, linha, pérolas, miçangas) e divida o preço total pago para cada unidade daqueles materiais. Exemplo: pegue o valor total do saquinho de miçangas e divida pela quantidade de miçangas que veio nele.

Faça a mesma coisa com os outros materiais: saiba quanto custa um rolo de linha e divida por quantas peças você conseguiu fazer (exemplo: um rolo de linha para costura custa R$2,00. Você faz 10 peças por rolo. Logo, cada peça usou 0,20 centavos de linha).

Custos fixos

Os custos fixos são referentes à água, luz, internet, aluguel, entre outros valores que precisam ser pagos. Como a grande maioria das artesãs trabalha em casa e costurando à mão, vamos aumentar a margem de lucro de cada peça para custear esses valores ao invés de calculá-los separadamente.

Embalagem

Fonte: Ozyciu

Pense na embalagem da sua peça. Vai comprá-la pronta? Vai customizar? Vai fazer a embalagem do zero? Faça a mesma conta que fez para cada artesanato para descobrir o valor gasto na embalagem. Não se esqueça de adicionar margem de lucro também.

Frete

Se for mandar seu artesanato pelos correios, calcule o frete e qualquer taxa que precise pagar e some no valor final de cada peça. Se for levar o item até o cliente, calcule o valor da gasolina ou passagem gasta. Desconsidere o valor se o próprio cliente for pagar o frete.

Horas trabalhadas

Fonte: HarvestingDollars

Marque no relógio quanto tempo você gasta para confeccionar cada peça. Para calcular quanto vale a sua hora de trabalho, basta considerar quantas horas por dia você vai trabalhar e o quanto pretende ganhar no fim do mês. Exemplo:

Horas de trabalho por dia: 8h

Horas de trabalho por semana: 40h

Horas de trabalho por mês: 160h

Salário: R$800,00 no fim do mês

R$800,00 / 160 horas de trabalho = R$5,00 a hora trabalhada

Agora, é só considerar o tempo que você gasta para produzir cada peça e adicionar o valor da sua hora de trabalho no custo final do artesanato.

Lucro

O lucro é aquele dinheiro “livre” que sobrará de cada peça vendida (retirando-se o valor que você gastou para produzí-la). A porcentagem obtida é você quem vai definir de acordo com a demanda do seu produto, a qualidade do seu serviço e o diferencial que você tem em relação aos outros artesãos. Geralmente, o valor de lucro adicionado a cada artesanato em feltro varia entre 30% e 50%.

Depois de calculados todos esses valores, é só somar:

Preço final = matéria prima + embalagem + frete + horas trabalhadas + lucro

como calcular preço de venda

Outra dica importante para calcular preço de venda, é pesquisar na internet por quanto as pessoas estão vendendo peças parecidas com as suas. Preste atenção àqueles produtos que estão desvalorizados (muito baratos, onde o vendedor está perdendo dinheiro) e os super valorizados (marcas conhecidas que conseguiram alcançar um bom valor de mercado). Acima de tudo, valorize-se e valorize seu trabalho!

Agora que você já tem todas as dicas para ganhar dinheiro com seu artesanato, faça a sua matrícula na Escola de Feltro para ter acesso às aulas e moldes exclusivos e comece sua produção agora mesmo!

19 Moldes de Bichinhos em Feltro Prontos Para Imprimir

25 Coisas que Você pode Fazer com Retalhos de Feltro