Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes

Apesar de o feltro ser um material fácil de se trabalhar, às vezes o resultado final da peça fica com algumas falhas. Isso se deve às primeiras etapas do trabalho, que são o risco e o corte.

Por isso, é muito importante saber como riscar e como cortar feltro da forma correta.

Se você é iniciante e quer aprender como fazer com perfeição as etapas iniciais de toda peça em feltro, confira as dicas a seguir.

Vamos ensinar como riscar o feltro da maneira correta, como fazer peças espelhadas e como remover os riscos de caneta para um trabalho impecável. Confira as dicas!

Frutas de Feltro: 37 Ideias e Dicas para Fazer
Como Combinar Cores no Feltro: 4 Dicas Incríveis para Não Errar Nunca Mais

Dicas para riscar e cortar feltro

Dica 1: Risque sempre do lado avesso do feltro

O feltro tem dois lados: o lado direito e o avesso. Enquanto o lado mais liso é o direito, o mais poroso é o lado avesso dele. Sempre identifique e risque o molde no avesso do feltro.

Dica 2: Use uma caneta para fazer os riscos

Para fazer os riscos no feltro, use uma caneta, que pode ser comum ou fantasminha. Geralmente, as canetas de bico fino são melhores para fazer os riscos e dão menos trabalho na hora de remover o risco durante o corte.

Dica 3: Risque o feltro no modo espelhado

Para peças com duas partes iguais, frente e verso, sempre risque o feltro no modo espelhado. Ou seja, risque uma vez o molde; depois, vire-o para o outro lado e risque novamente, na mesma face do feltro.

Assim, você terá duas peças que se complementam e com todos os lados iguais, o que garante um acabamento perfeito após a costura do feltro. Essa dica é fundamental para fazer bracinhos de bonecasletras em feltro.

Dica 4: Faça os riscos com um milímetro de distância

Risque o feltro deixando aproximadamente um milímetro de distância do molde. Assim você terá uma sobra de corte ao remover os riscos de caneta com a tesoura.

Dica 5: Alfinete o feltro espelhado antes de cortar

Para facilitar o corte e garantir que as duas partes da peça fiquem iguais, alfinete as partes espelhadas do feltro, unindo direito com direito. Assim você poderá cortar as duas peças de uma só vez.

Dica 6: Separe uma tesoura exclusiva para o feltro

Separe uma tesoura somente para o corte do feltro. Isso vai prolongar a vida útil da lâmina da sua tesoura, além de evitar que o feltro fique mascado ou picotado.

como cortar tecido retinho
Fonte: Pixabay

Dica 7: Corte o feltro removendo os riscos

Sempre corte o feltro na parte interna dos riscos. Dessa forma, você removerá completamente as marcas de caneta. Por isso é tão importante deixar um milímetro de margem na hora de riscar o molde.

Dica 8: Não picote o feltro

Para não picotar o feltro, sempre aproveite toda a área de corte da tesoura. Ou seja, abra bem a tesoura ao começar a cortar o feltro e vá fechando-a totalmente.

Faça isso até cortar a peça por completo. Para um corte contínuo e sem rebarbas, vire a peça ao invés de virar a tesoura.

feltro artesanato
Fonte: flickr

Dica 9: Remova todos os riscos

Caso tenha restado pequenas marcas de caneta no feltro após fazer o recorte, use a tesoura convencional para remover apenas a camada de pelinhos superficial do feltro.

Para isso, use a tesoura bem deitada, passando-a bem devagar até limpar todas as marcas de caneta. Isso vai garantir um trabalho bonito e com um acabamento limpo.

Agora que você já sabe tudo sobre riscar e como cortar feltro, certamente suas peças ficarão com um acabamento bem melhor, não é verdade?

Quer saber mais dicas para se tornar ainda mais profissional? Então conheça o Curso de Artesanato em Feltro e aprenda tudo sobre peças em feltro sem ter que sair de casa.

Como Fazer Ponto Chuleado: Passo a Passo Completo
Fontes para Bordar Nomes no Feltro: 15 Modelos + Como Instalar Fontes Novas no Computador