5 Estratégias para Lotar a Agenda de Encomendas em Tempos de Crise

Desde que a pandemia do novo Coronavírus foi confirmada, muitas pessoas estão preocupadas com o futuro dos seus trabalhos.

E é natural que a insegurança tome conta da gente em um momento tão delicado pro mundo inteiro. Mas para sair bem dessa, precisamos agir agora!

Neste post vamos falar sobre 5 estratégias que você, artesã, deve usar para manter sua agenda cheia de encomendas e garantir uma fonte de renda extra nos próximos tempos.

Vamos falar sobre alternativas do mercado, formas de economizar e lucrar mais, como adaptar e intensificar a divulgação e outras dicas que vão te ajudar a passar por essa com mais tranquilidade. Vamos lá?

As 3 Melhores Peças de Feltro para Fazer e Vender em 2020
11 Dúvidas que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Tem

Como trabalhar com feltro durante a crise?

Veja o que a artesã Lorena Mendes está fazendo pra driblar as dificuldades e continuar ganhando dinheiro com feltro:

Estratégia #1: Se adaptar ao mercado

Se você trabalha exclusivamente com enfeites e lembrancinhas para festas infantis, está na hora de mudar seu nicho. Essa mudança é temporária e deve ser feita imediatamente.

Enquanto um nicho sofre com a quarentena, outros crescem muito.

Como é o caso de dois nichos específicos: maternidade e brinquedos educativos. Se você não tem experiência com nenhum deles, é hora de começar a praticar.

Estratégia #2: Criar portfólio

Se trabalhar com enfeites de maternidade não é o seu desejo ou uma alternativa possível agora, você pode continuar focada na área das festas infantis.

Procure usar o período da quarentena para expandir seu portfólio. Tire dos planos todos aqueles cursos que você quer fazer e comece a produzir suas peças com antecedência.

Você pode, depois que a quarentena passar, investir no aluguel das suas peças, já que vai ter uma lista de temas prontos pra decorar.

Priorize os temas mais buscados, que estão sempre em alta: Circo, safari, fundo do mar, princesas e heróis.

Boneca de feltro

Estratégia #3: Reduzir custos pra lucrar mais

O primeiro passo para se livrar de uma crise é reduzir custos. Assim você pode produzir peças mais em conta e vender por preços mais baixos.

Existem algumas formas para colocar essa dica em prática. A primeira delas é oferecer aos clientes opções de peças que são naturalmente mais baratas que as habituais.

Uma guirlanda de maternidade super elaborada, que você gastaria muito material e tempo pra fazer, pode ser substituída por uma flâmula, por exemplo. Assim você não perde a venda e o cliente também não deixa de garantir uma peça bonita pra usar na decoração.

flâmula de feltro

Estratégia #4: Intensifier a divulgação

Se você ainda não divulga seu trabalho nas redes sociais, está na hora de começar urgente! Mas se você já tem uma conta do Facebook e no Instagram, vale dar uma repaginada para atrair mais seguidores e possíveis cliente.

Otimize seu perfil, dedique mais tempo na hora de tirar as fotos. Um perfil bonito e organizado transmite confiabilidade e garante que o seu trabalho seja mais bem avaliado pelo cliente.

Busque publicar mais vezes e mostrar com mais detalhes tudo o que você faz. Isso atrai seguidores e, potencialmente, cria mais oportunidades de venda pra você.

ganhar dinheiro com artesanato

Estratégia #5: Aumentar seu alcance

Agora é o momento de expandir o seu alcance pro Brasil inteiro e multiplicar suas chances de realizar vendas.

Para isso, criar uma loja online é muito importante. Ter um espaço virtual permite que você mostre seu trabalho com mais detalhes. Além de facilitar sua comunicação direta com o cliente, torna a divulgação muito mais eficaz.

artesanato em feltro

Escolha uma opção confiável e que seja conhecida no mercado, como o Elo7.

Para se cadastrar e começar a vender pela plataforma, você não precisa ter CNPJ e nem precisa pagar uma taxa fixa, apenas comissão sobre o valor total do pedido.

A maior vantagem de todas é poder oferecer ao cliente diversas formas de pagamento: cartões, boleto, pagseguro, além de opções de parcelamento. Isso é bom tanto para o cliente, quanto pra você.

quarentena renda extra

A ideia é que essas dicas te ajudem a se organizar para trabalhar bastante e continuar vendendo durante a quarentena. São 5 estratégias que já podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

Todas as dicas que você leu aqui fazem parte do “Guia de Sobrevivência para Artesãs na Quarentena” que criamos exclusivamente para alunos e alunas da Escola de Feltro.

Nele, falamos com mais detalhes de cada um dos pontos desse post com ações práticas imediatas que vão te ajudar a ter uma renda extra essencial com o artesanato em feltro. Além de outras formas de entender e aproveitar as mudanças do mercado em seu favor.

Fazendo parte da Escola de Feltro você vai ter todo o suporte necessário para enfrentar essa crise. Juntos vamos sair dessa ainda mais fortes.

Deixe nos comentários aqui embaixo as estratégias que você está usando para enfrentar a crise e manter sua agenda de encomendas.

Como Criar uma Loja Virtual para Vender seu Artesanato em Feltro
15 Aulas e Moldes Gratuitos para Fazer em Casa na Quarentena