Macaquinho de Feltro Passo a Passo [com Molde Grátis]

Com poucos materiais é possível fazer um lindo macaquinho de feltro, para decorar o quarto das crianças ou para lucrar com a venda de lembrancinhas – para maternidade ou aniversários. Essa é uma peça rápida de confeccionar, projeto ideal para quem deseja reaproveitar os retalhos de feltro que tem em casa.

A produção de bichinhos de feltro é bastante rentável para quem deseja trabalhar com artesanato. O feltro é ideal para a fabricação de peças infantis, pois é maleável e pode ser lavado. Além disso, esse material apresenta uma grande variedade de cores, pode ser encontrado facilmente em armarinhos e tem boa durabilidade – principalmente se for impermeabilizado.

Por todas essas vantagens, vale a pena começar a produzir hoje mesmo o seu macaquinho de feltro para ser usado em móbiles, guirlandas e até em chaveirosBaixe o molde grátis e siga o passo a passo para fazer uma peça linda. E o melhor: em poucos minutos!

Veja também:

Como Fazer Boneca de Feltro – Passo a Passo e Molde

Chaveiro de Unicórnio em Feltro – Passo a Passo

Materiais Necessários

Para confeccionar o macaquinho de feltro, você vai precisar de:

  • Feltro marrom e pele/salmão
  • Fibra siliconada
  • Viés ou tecido para fazer a gravatinha
  • Linha de pesponto ou linha de costura de poliéster (nas mesmas cores do feltro)
  • Agulha
  • Miçangas para os olhos
  • Meia pérola (preta)
  • Cola quente
  • Maquiagem rosa e aplicador
Pacote de Guirlandas em Feltro

Passo a Passo

Risque o feltro

1. Coloque os moldes do corpo, da cabeça e das orelhinhas sobre o lado esquerdo do feltro marrom (o lado que tem o aspecto mais áspero). Risque os moldes duas vezes de forma espelhada para que, quando você unir, as duas partes fiquem iguais. Risque também a cauda. No feltro bege, risque o molde do rostinho.

Corte todas as peças

2. Corte as peças que você riscou. Não é necessário deixar margem para costura.

Caseie e encha o corpinho

3. Junte as duas partes do corpo e comece a costurar com ponto caseado. Nesse momento, coloque a cauda entre os dois feltros formando um “sanduíche”. Veja como fazer ponto caseado e pesponto.

3. Deixe uma das laterais abertas para inserir o enchimento. Após colocar o enchimento, finalize com a costura e reserve.

Dica: Você pode utilizar o lado não pontiagudo de um palito de churrasco para ajustar a fibra siliconada nas partes mais estreitas, como na perna e no braço. 

Monte a cabeça do macaquinho

Pacote de Guirlandas em Feltro

4. Costure as duas partes da cabeça – coloque a orelhinha entre os dois tecidos para formar um “sanduíche”. Lembre-se de introduzir o enchimento antes de finalizar a costura.

5. No feltro pele, cole a meia pérola preta para fazer o focinho do macaquinho. Logo abaixo, faça um ponto na vertical com linha marrom. Marque as bochechas com um pouco de maquiagem rosa.

6. Cole o rostinho sobre a cabeça do macaquinho. Pressione por alguns segundos para unir as peças.

7. Em seguida, aplique as miçangas em profundidade – use a linha marrom para um melhor acabamento. Faça assim: insira a agulha no rostinho e saia com ela no verso da cabeça do macaquinho; depois, puxe bem a linha e repita o processo para prender bem.

Dica: Ao fazer os olhinhos, sempre insira a agulha no mesmo ponto da peça. Dessa forma, o seu bichinho de feltro ficará com um melhor acabamento.

Cole a cabeça ao corpinho

8. Com as duas partes prontas, faça a junção. Aplique cola quente e segure as peças por alguns segundos até a cola quente secar.

Finalize com a gravata borboleta

9. Corte um pedaço de viés ou de tecido da cor de sua preferência. Una as extremidades no centro com cola quente, formando a base da gravata borboleta do macaquinho.

Pacote de Guirlandas em Feltro

10. Corte outra tira e enrole-a no centro do laço, fixando com cola. Está pronta a gravata borboleta do macaquinho.

11. Fixe a gravata borboleta utilizando pouca quantidade de cola quente.

Está pronto o macaquinho feltro! Com materiais acessíveis, e em pouco tempo, é possível fazer uma peça linda para presentear os amigos ou para vender.

Aproveite os sete dias gratuitos da Escola de Feltro e faça o seu cadastro para ter acesso a mais passo a passos práticos e rentáveis como este!  Se gostou da dica, deixe um comentário!

Veja também:

Pacote de Guirlandas em Feltro

15 Dicas incríveis para trabalhar com Feltro

19 Moldes de Bichinhos de Feltro Prontos Para Imprimir

Comentários

comentários

Safari em Feltro