3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas

Você sabe como cortar feltro da forma correta? Pode até parecer que essa etapa não tem segredo, mas ela é fundamental para que suas peças fiquem bonitas e tenham um acabamento profissional.

Riscar e cortar o feltro com precisão garante um trabalho limpo, delicado e de acordo com o desenho do molde. Por isso, no post de hoje listamos algumas dicas simples, mas que vão te ajudar muito a aperfeiçoar suas habilidades.

Assista ao vídeo e aprenda um pouco mais!

Veja também:
Artesanato em Feltro: 5 Peças Lucrativas para Fazer e Vender
Cola para Feltro: Conheça Todos os Tipos e Saiba Como Usar

Como riscar e cortar feltro corretamente

A artesã Lindsay Christine, do ateliê LyCaseando acabou e lançar um curso aqui na Escola de Feltro, os Esportistas em Feltro. São 6 bonecos com roupinhas e acessórios esportivos super fofos.

E para que você possa ter peças com acabamentos mais bonitos e delicados, ela preparou um vídeo com 3 dicas simples para riscar e cortar o feltro de forma correta. Confira logo abaixo!

Se inscreva no canal da Escola de Feltro no Youtube aqui e receba todos os passo a passos em primeira mão.

1. Riscando os moldes

O corte perfeito depende muito de como você risca o feltro. E para realizar essa etapa temos várias opções: você pode escolher usar um lápis 6b, caneta esferográfica ou a caneta fantasminha (caneta mágica).

Pacote de Guirlandas em Feltro

No caso da caneta fantasminha, é possível apagar o risco com alguma fonte de calor, seja com o ferro de passar, um secador de cabelo ou com a ponta da pistola de cola quente. Então no momento do corte, não há necessidade de retirar o risco.

Mas se você gosta de riscar seus moldes com a caneta comum, é muito importante que o risco seja completamente retirado com a tesoura antes de costurar o feltro.

As marquinhas de caneta, por menores que sejam, deixam um aspecto desleixado na peça, e isso desvaloriza seu trabalho. Então, antes de casear a peça, não esqueça de conferir esse detalhe.

2. Escolha da tesoura

Outro passo super importante é a escolha da tesoura. Se você já tem experiência com artesanato em feltro ou com costura, sabe que a tesoura usada para cortar o tecido não pode ser usada em nenhum outro material, nem mesmo o papel.

Como o feltro é feito a partir de fibras prensadas, ele é muito sensível e uma tesoura sem fio vai deixar as bordas irregulares e desfiadas. Além disso, você vai demorar muito mais se estiver trabalhando com uma tesoura sem corte.

O recorte faz toda diferença no acabamento, principalmente nas peças com recortes pequenos, nos apliques de roupinhas e detalhes que não são costurados à peça.

Esportistas em Feltro | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine

3. Como fazer um corte preciso

Para evitar que as bordas do molde fiquem picotadas você deve manter o corte contínuo, por isso é mais fácil controlar o corte movimentando o feltro em direção à tesoura, e não o contrário como estamos acostumados a fazer.

As dicas da Lindsay são preciosas tanto para quem está começando quanto para quem já tem experiência com feltro. Afinal, o acabamento das peças começa no corte do feltro, não é?

Pacote de Guirlandas em Feltro

E agora que você já aprendeu como cortar feltro da forma correta, confira as peças do curso Esportistas.

Esportistas em Feltro | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine

Gostou das peças e quer aprender como fazer? Você pode acessar portal da Escola de Feltro agora mesmo para liberar todas as aulas e moldes. Clique aqui para saber mais!

Neste curso a artesã ensina como fazer 6 peças de decoração nesse estilo diferente, com olhos adesivos para deixar os bonequinhos mais expressivos.

Além disso, os bonecos são cheios de detalhes e acessórios coloridos, cabelinhos diferentes e roupas lindas que você pode aproveitar em várias outras peças.

Esportistas em Feltro | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine

Imagine só quantos clientes vão se encantar por essas peças? Quem não gostaria de decorar o quarto das crianças com bonequinhos que representem o esporte que elas tanto gostam, não é mesmo?

Esportistas em Feltro | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine
Esportistas em Feltro | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine

O que achou desse novo curso da Escola de Feltro? Se você é artesã e quer aprender mais dicas de feltro e ter acesso a centenas de moldes tão lindos quanto esses, acesse o portal da Escola de Feltro e confira todos os projetos incríveis que você pode fazer sem sair de casa. Clique aqui para mais informações.

Além de novos cursos todo mês, também temos um grupo secreto com artesãs de todo brasil pra você tirar dúvidas, trocar ideias e truques que vão facilitar seu trabalho com o feltro.

Gostou das dicas de corte para feltro? Não esqueça de deixar seu comentário logo abaixo!

Veja também:
5 Dicas de Enchimento para Feltro que Vão Deixar Suas Peças Perfeitas
Como Costurar Feltro na Máquina – Dicas Para Facilitar Sua Vida

Comentários

Pacote de Guirlandas em Feltro

comentários

Safari em Feltro