Como Transformar seu Artesanato em Profissão?

O mundo do artesanato pode se apresentar como uma ótima fonte de renda lucrativa. Isso porque, apesar de existirem muitos artesãos no mercado, os nichos também são inúmeros, o que confere espaço para todo mundo atuar.

No entanto, apesar das muitas possibilidades, deixar de encarar o artesanato como um hobby e transformá-lo em profissão, requer a tomada de algumas importantes atitudes e de muita dedicação por parte do artesão.

Por isso, se você que está visualizando a oportunidade de se tornar um artesão profissional, precisa se atentar para as dicas que vamos te dar neste conteúdo. Continue a leitura para descobrir quais são elas e crescer muito na carreira!

Como Vender Artesanato na Black Friday: Dicas Infalíveis para Ampliar seu Lucro
Como Lidar com Clientes Difíceis: 5 Dicas Práticas para Não Perder Encomendas

6 Dicas para transformar o artesanato em profissão

Antes de conferir as dicas, veja o vídeo abaixo e conheça a história da artesã super talentosa Taty Alonso. Tenho certeza que você vai se inspirar.

1. Tenha disciplina e comprometimento

O primeiro passo para quem quer encarar o artesanato como uma profissão é ter disciplina e comprometimento. Isso, no entanto, pode ser um grande desafio para quem via a produção de artigos como um hobby.

Mas, a partir do momento que você decidir encarar esse ramo como profissão, é necessário adotar essas características para que os seus trabalhos sejam de qualidade e pontuais. Do contrário, dificilmente você crescerá na profissão.

2. Organize sua rotina

Complementando a dica anterior, saiba que é essencial organizar a sua rotina, principalmente pelo fato de você trabalhar em casa. Afinal, muitas pessoas acabam misturando os afazeres pessoais e profissionais, o que compromete o andamento de ambos.

Portanto, organize a sua rotina, determinando os dias e horários em que você irá trabalhar com o artesanato. Dessa forma, será possível dar ritmo e fluidez ao serviço e, ainda, ser pontual nas entregas.

3. Trabalhe com peças lucrativas

bichinhos de feltro
Escola de Feltro

Uma outra etapa essencial rumo à profissionalização da carreira como artesão, é definir um bom catálogo de peças. Você pode escolher um nicho para atuar, como maternidade ou festas, por exemplo.

Assim, ao definir o nicho, você poderá se tornar uma autoridade, ter menos concorrência e, ainda, conseguir atrair um público interessado especificamente no que você faz. Tudo isso é excelente para aumentar as vendas e o seu reconhecimento no mercado.

Nesse artigo, você tem a oportunidade de conhecer os nichos mais lucrativos do feltro e aprender como definir o seu próprio segmento.

4. Crie um plano de negócios

Você também precisa criar um plano de negócios para virar um profissional do artesanato. Ele é essencial para que você possa planejar o futuro e saber quais são os próximos passos a serem seguidos rumo à trajetória de sucesso.

Dentro desse plano, não se esqueça de levar em consideração um bom planejamento financeiro. Tudo isso é importante para que você possa crescer na carreira.

5. Invista em conhecimento

Se nas outras profissões existem cursos de especialização, no artesanato não é diferente! Por isso você deve focar em cursos na área do seu nicho de atuação.

Esse conhecimento será essencial para que você possa acompanhar as tendências, se atualizar e entregar sempre novidades para os seus clientes. Assim, você sai na frente dos concorrentes.

6. Invista na sua marca

E por fim, mas não menos importante, saiba que você deve investir na sua marca para que se torne cada vez mais conhecido no mundo do artesanato.

Para isso, faça boas divulgações nas redes sociais e na internet, invista em embalagens personalizadas, crie ações promocionais, entre outras estratégias que deixem a sua marca e o seu trabalho ainda mais valorizados.

Escola de Feltro

Agora sim, depois de todas essas dicas de como se profissionalizar no artesanato, você está preparado para investir na carreira.

Para você que já está no ramo do artesanato conte aqui em nossos comentários como foi sua trajetória e se você está pensando em ingressar e tem alguma dúvida, será um imenso prazer para nós te ajudar!

Como Viver de Artesanato: 5 Erros Básicos que Afastam Clientes
6 Detalhes Simples que Tornam suas Peças mais Fáceis de Vender