Como Lidar com Clientes Difíceis: 5 Dicas Práticas para Não Perder Encomendas

Você sabe como lidar com clientes difíceis? Infelizmente, essa habilidade também deve fazer parte do trabalho de um artesão.

Isso porque, assim como em todos os outros serviços que têm a venda como principal atividade, pode acontecer de aparecer clientes mais complicados, que ajam de forma agressiva ou exaltada e que se demonstrem insatisfeitos e muito críticos.

Entretanto, um bom profissional não pode deixar se levar pelo impulso. É preciso ter jogo de cintura e saber como contornar as situações adversas para não perder as encomendas e as vendas.

Por isso, preparamos neste conteúdo algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a lidar com algumas reações indesejadas dos clientes.

Continue a leitura para descobrir como sair bem dessas situações adversas e ainda conseguir vender o seu artesanato!

5 Conselhos Indispensáveis para Quem Tem Dificuldades para Vender Artesanato
Como Bombar no Instagram: 5 Ideias de Posts para Vender mais Artesanato

5 Dicas infalíveis para aprender como lidar com clientes difíceis

1. Mantenha a calma

A primeira atitude que você deve tomar quando se deparar com um cliente complicado, é manter a calma. Isso porque, caso você reaja no impulso, pode acabar perdendo a razão, o cliente e a venda.

Por isso, para não se deixar afetar com a situação que está acontecendo, procure respirar fundo e manter o equilíbrio emocional.

2. Escute-o com muita atenção

Quando um cliente está insatisfeito com alguma questão, você deve ouvi-lo pacientemente. Por isso, deixe-o desabafar e dizer tudo o que precisa antes de você se manifestar.

Além de ganhar tempo para que o cliente se tranquilize, com essa atitude ele sentirá que você está realmente interessado naquilo que ele diz. Assim, será possível ganhar certa credibilidade e confiança para pôr fim ao problema.

3. Procure ter empatia

Sabemos que ter empatia quando uma pessoa desvaloriza o seu trabalho, não é uma tarefa fácil. Entretanto, ela é muito necessária para garantir o controle da situação.

Portanto, quando acontecer de um cliente ter uma atitude que não te agrade, tente entender o que está o motivando a ter esse comportamento. Pode ser que esteja passando por uma fase difícil ou algo do gênero…

Portanto, tente se colocar no lugar dele.

4. Concentre na solução

Ao invés de entrar na energia negativa do cliente, foque em encontrar uma solução para aquele problema. Para isso, entenda qual é a reclamação dele e, então, tome atitudes ou sugira opções que vão solucionar o seu caso.

Uma vez que você se mostra disposto a ajudá-lo e a resolver o problema o qual ele se queixa, haverá uma grande chance de findar a discussão, do consumidor sair satisfeito e, até mesmo, se tornar um cliente amigo.

5. Crie um limite

Apesar de ser importante tentar entender as razões do cliente e procurar soluções para ele, você também precisa colocar limites caso siga todas as dicas anteriores e mesmo assim ele continue sendo intolerante. Isso porque você precisa se valorizar e respeitar o seu trabalho.

Portanto, se perceber que a reação está passando dos limites aceitáveis, ponha um ponto final nesse vínculo comercial e dispenda o seu tempo com clientes que realmente valham a pena.

Agora que você já sabe como lidar com clientes difíceis, se torna muito mais fácil driblar as situações adversas e ser mais produtivo nas suas vendas, seja sabendo contornar os problemas ou escolhendo clientes melhores.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com a gente alguma experiência em que teve que contornar esse tipo de situação e como fez par a atenuar o problema? Deixe aqui também suas duvidas e sugestões!

Como Vender na Shopee: Venda seu Artesanato Online de Forma Fácil
6 Dicas para Escolher um Bom Nome para Ateliê de Artesanato em Feltro