5 Conselhos Indispensáveis para Quem Tem Dificuldades para Vender Artesanato

Encontrar dificuldades de vender artesanato é bastante comum, principalmente para quem está iniciando por agora.

Isso porque nem sempre é fácil driblar a vergonha na hora de oferecer os seus produtos ou encontrar boas estratégias que possam convencer os clientes a realizarem a compra.

Além disso, muitas pessoas acreditam que estão fazendo tudo certo, mas não conseguem ver os resultados. Nesse caso, há algo de errado na estratégia utilizada.

Mas não se desanime! Preparamos este conteúdo para te dar algumas dicas essenciais que vão melhorar as suas vendas, seja você iniciante ou veterano. Confira!

Como Montar seu Ateliê de Artesanato em um Espaço Pequeno?
10 Melhores Temas de Feltro Livres de Direitos Autorais

5 Conselhos para vender artesanato com mais facilidade

Chegou a hora de conferir todas as dicas para você, que não consegue vender artesanato, melhorar esse cenário!

1. Tenha domínio sobre o seu produto

Temos certeza de que o seu produto é bom e de qualidade e que, portanto, essa não é a questão para as vendas não acontecerem.

O que pode estar acontecendo, neste caso, é que talvez você não tenha o domínio completo sobre o seu produto. Mas como assim?

Bem, além de produzir, você precisa ter uma concepção sobre as especificidades do seu artesanato e como ele pode melhorar a vida dos seus clientes. Afinal, as pessoas compram soluções, e não produtos.

Portanto, você precisa ter pleno conhecimento sobre os benefícios das suas peças e como elas podem modificar a vida das pessoas. Só assim você conseguirá mostrar ao público que vale a pena adquiri-las e responder as eventuais dúvidas que ele possa ter.

2. Conheça seu público

vender artesanato
Escola de Feltro

E por falar em público… Será que você sabe de fato quem é o seu público-alvo? Será que você está atraindo as pessoas certas para o seu negócio?

Esse é um problema muito comum. Isso porque muitos artesãos, na ânsia de venderem, acabam atirando para todos os lados e oferecendo seus produtos a quem não os quer.

Por isso, é melhor focar em poucas pessoas, mas para as quais realmente os seus artesanatos façam sentido.

Sendo assim, o primeiro passo é conhecer o seu público-alvo: quem é ele? Tendo essa definição, comece a prospecção.

3. Apresente um diferencial

Qual é o diferencial do seu produto? O que o seu artesanato tem que o difere de outros? Essas são perguntas que você pode ouvir de alguns clientes e deve fazer a si próprio.

Isso porque é preciso encontrar razões para que as pessoas comprem determinado artesanato na sua mão, e não na de outros artesãos.

Talvez o seu preço seja um pouco mais alto do que o dos concorrentes, mas se você mostrar ao público que suas peças possuem um diferencial e um alto valor agregado, nada impede que ele dê preferência a você.

4. Acredite em você e no seu produto

vender artesanato
Escola de Feltro

Para que alguém confie no seu produto e invista na compra dele, é preciso, primeiramente, que você próprio acredite no seu potencial e na força das suas peças.

Esse é um excelente conselho, principalmente para quem tem timidez e vergonha na hora de vender. Pois, dessa forma, é possível ganhar segurança para estabelecer bons relacionamentos e boas vendas.

Portanto, acredite no seu trabalho para se tornar destemido e passar confiança aos clientes também!

5. Leve em consideração o contexto social

Por fim, mas não menos importante, analise sempre o contexto social para precificar os seus artesanatos.

Naturalmente, você deverá levar em conta todos os custos para que seja possível lucrar. Entretanto, em momentos de crises econômicas, é preciso ter cautela nos preços atribuídos às peças.

Isso porque, esse é um momento em que as pessoas têm seu poder aquisitivo diminuído consideravelmente!

Nesse sentido, se você se torna irredutível em momentos assim e não reduz o valor do seu artesanato, as pessoas não comprarão na sua mão e você não terá lucro de jeito nenhum.

Bem, agora sim, seguindo todos esses simples e práticos conselhos, você conseguirá vender artesanato com muito mais êxito e sucesso e poderá, inclusive, ampliar o seu ateliê. Nada mal, não é mesmo? Não se esqueça de deixar nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Como Vender na Shopee: Venda seu Artesanato Online de Forma Fácil
7 Dicas para se Tornar um Artesão de Sucesso