4 Passos para Vender suas Peças e Ganhar Dinheiro com sua Loja Virtual

Uma loja virtual é uma das melhores opções para quem está começando a empreender, principalmente em tempos que o distanciamento social. Mas além disso, uma artesã que queira vender produtos artesanais feitos sob medida, não é necessário se deslocar até uma loja para trabalhar. O artesanato permite trabalhar em casa e fazer os seus próprios horários.

É possível abrir uma loja sem precisar alugar um espaço, ter um local para grande estoque ou contratação de funcionários.

Mas,apesar de abrir uma loja virtual ser mais simples, ela também precisa de um certo cuidado ao ser aberta. Boas fotografias, uma linguagem diferenciada e correta e periodicidade, são alguns dos itens que devem ser estudados se você quiser passar profissionalismo e ganhar mais dinheiro fazendo o que você gosta.

Veja mais algumas dicas de ouro!

7 Dicas para se Tornar um Artesão de Sucesso
Por que Fazer um Curso de Artesanato Online?

Como ter uma loja virtual em 4 passos

Não se apresse em abrir sua loja no Instagram ou em plataformas como Elo7, Shopee e Etsy. Assim como em qualquer empreendimento, uma loja virtual exige planejamento e cuidado, afinal é uma forma de mostrar o seu trabalho e obter renda.

1. Tenha um bom portfólio de peças

Escola de Feltro

Os produtos artesanais geralmente são feitos sob medida. Mas antes de oferecê-los aos seus clientes, você precisa ter pelo menos uma peça para que ele veja a qualidade do seu trabalho.

Por isso, antes de pensar em abrir o seu e-commerce, faça algumas peças para servirem de portfólio. Ou seja, de modelo. Assim, seus clientes podem indicar o que querem que mude ou que fique na peça personalizada.

2. Faça boas fotos

Um trabalho bem feito é essencial para chamar a atenção dos possíveis clientes, mas uma foto em boa qualidade e em um cenário adequado também chamam a atenção. Sempre faça fotos claras com elementos que valorizem a sua peça ou um fundo neutro.

Hoje em dia existem cursos de fotografia para quem tem um celular potente e também cursos rápidos de fotografia de produtos. Você vai ver que uma boa imagem pode fazer muita diferença para a sua loja virtual.

1. Crie sua loja virtual e mantenha um cronograma

Um dos segredos para o sucesso nas redes sociais é se manter visto. Por isso, mesmo que você tenha uma loja simples e não tenha intenção de se tornar uma influencer digital, é importante que tenha planejado as suas postagens, principalmente se for uma loja no Instagram ou Facebook.

Faça um planejamento mensal e intercale imagens de produtos com algumas dicas, como exemplo: “como fazer o ponto caseado”, ou “como começo um projeto”. Não precisa ser algo muito complexo, mas é uma maneira de manter clientes e potenciais clientes de olho no que você está produzindo.

E não deixe de investir em produtos para datas especiais ou datas comemorativas!

3. Divulgue sua loja virtual

Escola de Feltro

Esse último passo pode parecer o mais fácil, mas também destreza para começar a bombar, conte sempre com a ajuda de amigos e parentes que gostem do seu trabalho. Peça para que eles divulguem sua loja virtual e interajam, curtindo as postagens.

Outra coisa que você pode fazer é seguir páginas do seu nicho de trabalho e interagir com as postagens de outros. Grupos no Facebook de compra e venda ou de artesanato também são boas maneiras de divulgar!

BÔNUS: Formalize sua loja virtual

Escola de Feltro

Além dessas dicas, se você quiser se tornar uma profissional do artesanato e trabalhar somente com isso, a formalização é importante. Com o MEI, você consegue ter os mesmos direitos que um trabalhador formal, como afastamento pelo INSS e aposentadoria. Além de sua loja passar mais credibilidade com um CNPJ.

Escola de Feltro

Como estão os preparativos para sua loja virtual? Ou você já tem uma e gostou das dicas de como aumentar o engajamento e consequentemente as vendas? Comente se você tem alguma outra maneira de impulsionar suas vendas ou se colocou em prática alguma das que mostramos aqui!

Como Vender na Shopee: Venda seu Artesanato Online de Forma Fácil
6 Dicas para Escolher um Bom Nome para Ateliê de Artesanato em Feltro