Sorteio Atelie Movel

7 Dicas de Organização para Quem Trabalha com Artesanato em Casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, principalmente daquelas que trabalham com artesanato. Afinal, essa tarefa permite que você crie seus horários e trabalhe sob demanda, sem precisar de chefe ou de uma carga horária definida.

Mas o que é um sonho também pode se tornar um pesadelo se você não souber se organizar.

Afinal, passar o dia todo em casa pode fazer com que a rotina do lar, da família e do trabalho se tornem uma só e aí não tem jeito, a bagunça toma conta de tudo.

Gerir o tempo de maneira equilibrada torna a vida mais eficiente: as encomendas são entregues no prazo, a casa se mantém organizada e o seu dia fica mais leve.

Mas pra que isso aconteça é fundamental que você se organize de forma eficaz. E é sobre isso que vamos falar aqui!

Nós vamos te mostrar que com 7 passos simples você pode criar uma rotina tranquila, que te permite trabalhar, cuidar da casa e da família sem se sentir sufocada pelas tarefas.

Então, se você já trabalha com artesanato em casa ou pretende trabalhar, anote as dicas deste post!

Veja também:
Qual é o Melhor Nicho do Feltro para Investir em 2020?
5 Tendências do Artesanato em Feltro para Ficar de Olho em 2020

1. Tenha uma agenda

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Você pode até achar que se vira bem sem uma agenda, mas existe um poder transformador em anotar suas tarefas no papel.

Hoje nos acostumamos a ter todos os compromissos em agendas virtuais, mas o ato de escrever e encaixar cada horário e meta em seu lugar te faz ter mais consciência e controle de tudo que precisa ser feito.

Você não precisa ter um planner super completo pra isso: qualquer caderno ou agenda vale. O que você precisa é tornar aquilo visual e acessível pra que você possa checar sempre que puder/precisar.

Planeje com antecedência

Não adianta ter uma agenda se ela não for atualizada constantemente, certo?

Então, comece definindo pra si mesma um dia fixo para anotar todos os compromissos, entregas e tarefas da semana. O primeiro horário da segunda-feira é o mais indicado pra isso.

Se possível, anote todas as metas/tarefas do mês inteiro e depois as distribua pelas semanas.

Feita a organização da semana/mês, defina as tarefas de cada dia. Isso inclui os compromissos com a casa também. Se você pretende lavar roupas numa quarta-feira ou levar seu filho(a) ao médico, por exemplo, anote essa tarefa no papel definindo um horário pra ela. Assim fica mais fácil organizar as encomendas do dia sem se atrapalhar com compromissos pessoais.

Defina as prioridades

Planejando a semana, defina quais são suas prioridades, as encomendas que precisam ser entregues e/ou tarefas da casa que não podem ficar pra depois.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

As atividades mais difíceis ou que demandam mais tempo para serem feitas devem ser as primeiras do dia. Assim você já começa com toda energia e já fica livre para realizar as mais simples no fim do dia, quando naturalmente já está mais cansada.

2. Defina seu horário

Quem trabalha em casa também precisa ter horários. E é muito fácil cair na armadilha do home-office e acabar transformando sua rotina num verdadeiro caos.

Ficar pulando de uma tarefa pra outra (casa, trabalho, filhos, lazer) não pode ser uma rotina pra você. Porque isso atrasa o andamento de todas elas, te deixa sempre ansiosa e compromete até a qualidade do seu trabalho.

Então organize seu tempo como se estivesse na sua empresa: um horário previsto para começar os trabalhos com feltro e um horário para parar.

Isso vai te ajudar a ter mais tempo pra casa, pra ficar com seus filhos e principalmente para equilibrar suas tarefas de maneira saudável.

Além do mais, quando você não tem um horário previsto para parar de trabalhar, fica muito mais difícil estipular metas e tempo para concluir um trabalho.

Esse detalhe é crucial para que você consiga gerir seu tempo e permite que você tenha controle de quantas horas gastou na produção de cada peça, o que é muito importante na hora de calcular o valor de venda delas.

3. Crie um espaço de trabalho

Ter um espaço reservado para trabalhar com feltro faz toda a diferença. E não precisa ser um ateliê enorme e super decorado.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Se você tiver um comodo inteiro pra isso, perfeito! Mas sabemos que essa não é a realidade da maioria das artesãs que trabalham em casa, então qualquer cantinho já é mais que suficiente.

Um espaço na varanda ou até mesmo uma mesa é tudo que você precisa pra criar um ambiente organizado de trabalho.

O que você não pode é deixar que o artesanato invada cada parte da sua casa. Então, sempre que for casear uma peça, faça no lugar reservado pra isso.

Desta maneira você vai evitar que a casa fique bagunçada e vai sentir mais vontade de trabalhar. Além da vantagem de ter tudo sempre à mão, é claro.

Além disso, trabalhar cada hora num lugar da casa cria a sensação de que você está trabalhando o tempo inteiro e isso compromete sua produtividade e motivação.

4. Mantenha o foco

Não queira fazer tudo de uma vez só porque isso é impossível. Manter o foco numa tarefa de cada vez é essencial para que ela seja realizada da melhor forma possível.

Isso quer dizer: na hora de trabalhar numa peça nova, faça apenas isso. Evite intercalar tarefas de casa com o ateliê. É claro que você consegue cozinhar e ao mesmo tempo casear um pouquinho nos intervalos, mas acredite, isso atrasa muito as duas funções.

É melhor que você se mantenha concentrada em uma de cada vez e só partir pra próxima tarefa quando terminar a anterior.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Outra dica de ouro é dar um tempo no celular. A gente sabe que as redes sociais são uma ferramenta de trabalho pra quem faz artesanato em feltro, mas elas também podem comprometer – e muito – o andamento do seu dia.

Quantas vezes você fez uma pausa de 5 minutos pra checar o Instagram e perdeu a noção de quanto tempo passou rolando a timeline?

Reserve um tempo para atualizar seu perfil, conversar com clientes e conferir as novidades; durante o trabalho, prefira mantê-lo longe para não te desconcentrar.

Aproveite para substituir as redes por uma música que você goste ou ouça um podcast. O conteúdo em áudio não vai comprometer sua atenção como o celular ou um filme faria, por exemplo.

5. Não exagere nas tarefas

Não é porque você está em casa e tem o dia todo que pode incluir mil tarefas na agenda de uma vez. Lembre-se: você é uma só!

Trabalhar com artesanato te permite fazer seu próprio horário, mas você precisa ser realista nos planejamentos para não exigir demais de você.

Além de trabalhar você precisa dormir, comer, cuidar das crianças e da casa.

Sempre que receber uma nova encomenda, verifique sua agenda, considere os serviços de casa e compromissos externos para saber se você realmente consegue entregar no tempo estipulado.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Defina prazos possíveis para seus clientes. Assim você evita atrasos e aquela sensação de estar sempre correndo contra o tempo.

6. Divida sua rotina com a família

Trabalhar em casa pode parecer fácil aos olhos de muitas pessoas, mas isso não é verdade. Por isso compartilhe sua agenda com a sua família para que todos saibam como e quando você trabalha.

Se você tiver filhos, então essa dica é ainda mais valiosa. Afinal, por mais que você esteja em casa durante o dia, eles precisam entender que o horário de trabalho é importante e deve ser respeitado.

Se as crianças ainda forem muito pequenas e ainda não vão à escola, crie um ambiente de brincadeira perto da sua mesa de trabalho. Assim você pode estar sempre de olho enquanto cria suas peças.

Seu tempo deve ser valorizado e respeitado em casa! Afinal, artesanato é um trabalho como qualquer outro: cansa, requer atenção, esforço e criatividade.

A colaboração da família nesse projeto é fundamental para que você tenha sucesso. Além do mais, a casa não é só sua e as tarefas domésticas devem ser compartilhadas igualmente com todos!

7. Descanse!

Descansar é parte fundamental do seu dia e você não deve se sentir culpada por tirar um tempo só pra você. Trabalhar sem pausas é muito prejudicial pra sua saúde e pra sua produtividade.

Mas até esses momentos devem ser planejados. Não dá nem pra misturar lazer com trabalho ou não parar de trabalhar em momento nenhum.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Uma dica incrível é agendar seus momentos de ócio. Isso mesmo! Inclua no seu planejamento os momentos para relaxar, pausas para o café, pra ver um filme, etc.

Não vire a noite trabalhando nem passe o fim de semana todo dentro do ateliê. Você vai ver que ter uma rotina onde trabalho + lazer estão equilibrados vai aumentar sua produtividade e sua qualidade de vida.

Se o seu sonho é ter uma rotina mais leve, com tempo suficiente para equilibrar sua vida pessoal com a profissional, criar e manter hábitos de organização e planejamento é mais que fundamental.

Comece aos poucos e sem muita cobrança, assim fica mais fácil incluir as tarefas no seu dia a dia de forma natural e permanente. Quando você se der conta, já vai conseguir organizar os trabalhos do ateliê com o da casa sem esforço nenhum.

Se você tem mais alguma dica para quem trabalha com artesanato em casa, divide com a gente aqui nos comentários!

Veja também:
7 Tipos de Cabelos para Bonecas de Feltro que Você Precisa Conhecer
4 Peças de Decoração para Maternidade para Fazer e Vender Muito

Comentários

comentários

Safari em Feltro