Sorteio

7 Tipos de Cabelos Diferentes para Bonecas de Feltro que Você Precisa Conhecer

As bonecas de feltro são um dos tipos de peças mais produzidas e procuradas no mercado. E é comum que muitas artesãs comecem a trabalhar com feltro por peças como essas, muitas vezes para presentear alguém ou para decorar a festa da filha, não é

Todo mundo adora criar e adaptar moldes, fazer roupinhas e misturar cores. Mas você já reparou que os cabelinhos das bonecas são sempre muito parecidos?

Ainda que eles sejam feitos em diferentes tamanhos e estilos — lisos, cacheados, soltos ou presos — a maioria das peças segue um padrão: duas camadas de feltro e enchimento com manta acrílica.

Esse tipo de cabelo é lindo e super fácil de fazer, mas todo mundo já viu milhares de modelos por aí. E nesse mercado é preciso se diferenciar com técnicas inovadoras, certo?

Por isso neste post vamos falar um pouco mais sobre 7 tipos de cabelos diferentes que você pode criar pra suas bonecas. Vamos te mostrar novos formatos, texturas e aplicações criativas que chamam atenção e agregam muito valor ao seu trabalho.

Separamos fotos de peças lindas feitas pelas artesãs do nosso curso online, e ainda tem um vídeo cheio de dicas com a Lorena Mendes. Dá só uma olhada!

Veja também:
4 Peças de Decoração para Maternidade em Feltro para Vender Muito
Como Vender pela Internet: 9 Truques para Ganhar Clientes no Instagram

Como fazer cabelos diferentes para suas bonecas

1. Cabelo de feltro comum

O cabelo de feltro simples é aquele que todo mundo já conhece. A grande vantagem é que com ele você pode criar o modelo que quiser, é só adaptar o molde de acordo com o estilo que você busca pras bonecas de feltro.

bonecas de feltro molde
Festa Panda | Artesã: Sheilinha Rodrigues
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

E também é fácil de fazer: tudo que você precisa é escolher o tipo de enchimento e casear as bordas. Para criar esse efeito slim no cabelinho, usamos uma manta acrílica (R1 ou R2), forrobel, EVA ou até mesmo outras camadas de feltro.

bonecas de feltro molde
Chá das Bonecas | Artesã: Lorena Vezzoni

2. Tirinhas de feltro

Fugindo um pouco do padrão, o cabelo de tirinhas cria textura diferente e dá uma certa profundidade para a boneca.

Esportistas | Artesã: Lindsay Christine

A parte mais interessante é que você pode modelar os penteados que quiser, é só posicionar as tirinhas em sentidos diferentes.

Assim é possível ter bonecas de cabelos presos, lisos e soltos ou trançados.

Lembrando que é muito importante ter atenção à posição das tirinhas. Tenha muito cuidado quando for colar e planeje o posicionamento antes de aplicar a cola, porque depois de colar não dá mais pra mexer.

Uma dica boa é fixar as tiras com alfinete antes para ver se a posição te agrada.

3. Feltro em espiral

Quer uma forma rápida de criar cabelos lindos pras suas bonequinhas? Aposte nos espirais de feltro. Eles imitam os cabelos ondulados e dão um efeito de movimento muito bonito na peça.

bonecas de feltro molde
Esportistas | Artesã: Lindsay Christine

A forma de fazer fica à seu critério. Você pode tanto usar um gabarito espiral para marcar o feltro e depois cortar, quanto criar as voltinhas à mão livre. Os dois jeitos são simples e bem práticos.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Se quiser tirinhas mais pesadas é só dublar o feltro com cola de silicone.

Festa Junina | Artesã: Larissa Amaral

4. Cabelo black

Muita gente tem dúvidas sobre como fazer o cabelo crespo em feltro, principalmente para as bonecas negras, mas ele é mais fácil do que imaginam.

As Fazendeiras | Artesã: Taty Alonso

Para criar cabelos como os da foto tudo que você precisa é cortar tiras de feltro, dobrar e colar no sentido horizontal e depois dar piques com a tesoura em toda a tirinha e enrolar assim como fazemos o miolo de uma flor, por exemplo

O que vai tornar o cabelo black bonito é a fartura de tirinhas coladas à cabeça da boneca.

Não dá pra colocar pouco feltro e esperar um cabelo bem volumoso, não é?

E a quantidade vai variar de acordo com o molde da peça. O segredo é ir preenchendo enquanto ainda tiver espaços vazios no feltro, por mais que já pareça cheio demais.

5. Cabelo de lã

A mistura de texturas com o feltro é uma verdadeira tendência que faz toda diferença em qualquer peça.

No caso das bonecas, a lã é perfeita para fazer cabelinhos de forma completamente livre e criativa. Afinal a lã te dá possibilidades infinitas de formatos, cores, texturas e penteados.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Um exemplo são os anjinhos do curso Batizado, que a artesã Larissa Amaral preparou pra Escola de Feltro. Com um mesmo novelo de lã ela criou dois tipos de cabelos completamente diferentes.

Os cachinhos da anjinha, por exemplo, foram moldados de um jeito muito simples e rápido, sem usar cola nem termolina.

anjinho de feltro
Batizado | Artesã: Larissa Amaral
batizado feltro
Batizado | Artesã: Larissa Amaral

Se quiser aprender como fazer todos esses cabelos e ainda mais técnicas incríveis que vão deixar suas peças irresistíveis, é só fazer sua matrícula na Escola de Feltro. Clique aqui e veja como funciona nosso curso!

Outra grande vantagem de usar a lã para criar cabelos diferentes é que existem muitos modelos diferentes no mercado, como a texturizada, que te ajuda a criar um cabelo mais volumoso.

Alice no País das Maravilhas | Artesã: Taty Alonso

6. Cabelo sintético de boneca

Já pensou em usar cabelo sintético na sua boneca? Essa ideia pode te render peças incríveis que vão deixar todo mundo curioso pra saber como essa técnica é feita.

Quem trouxe essa novidade aqui pra Escola de Feltro foi a Taty Alonso, no curso Alice no País das Maravilhas. O cabelo sintético é como aqueles das Barbies e deve ser manuseado e aplicado com muito cuidado.

bonecas de feltro molde

Além de ser sensível como material, o uso desse tipo de cabelo tem que ser muito bem pensado para que fique bem bonito. A aplicação é simples, feita com cola quente, mas existem truques para encaixá-lo de acordo com o formato da cabeça.

Alice no País das Maravilhas | Artesã: Taty Alonso

7. Lã de feltragem

A lã de feltragem é um material já muito usado no artesanato, mas que só chegou ao mundo do feltro por agora. E essa é uma tendência pra se apostar em 2020.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Esse é um material mais difícil de encontrar, mas lojas onlines como Elo7 ou Mercado Livre tem algumas opções acessíveis.

Com a lã de carneiro e a ajuda de uma agulha específica, podemos criar formas únicas, cabelos bem lúdicos e coloridos, como das peças que você pode ver nas fotos.

Alice no País das Maravilhas | Artesã: Taty Alonso
bonecas de feltro molde
Flores Encantadas | Artesã: Sheilinha Rodrigues

Viu só como existem muitas propostas de cabelos diferentes das que você costuma usar? As suas bonecas de feltro não precisam ter sempre a mesma aparência, o segredo é ter em mãos boas referências para inovar sempre.

Essa mistura de texturas e o uso de novos formatos torna seu trabalho único e mostra que você é uma artesã versátil, criativa e habilidosa. E pode ter certeza que essas dicas vão fazer muita diferença nas encomendas também.

E se você gostou de aprender mais sobre os cabelos para bonecas, tenho certeza que vai adorar fazer parte da Escola de Feltro. De lá saíram todas essas peças lindas que você viu aqui, produzidas pelas maiores artesãs do Brasil, que estão cheias de dicas pra compartilhar com você.

Vamos te mostrar que é possível fazer do feltro uma fonte de prazer e também de renda. Pra saber mais sobre o nosso curso é só acessar o site clicando aqui.

Você conhece outro tipo de cabelo para bonecas de feltro que não mencionamos? Conta pra gente aqui nos comentários.

Veja também:
17 Temas para Festa Infantil com Feltro que Você Precisa Conhecer
3 Dicas Infalíveis para Ganhar Dinheiro com Artesanato em Feltro

Comentários

comentários

Safari em Feltro