Pacote de Guirlandas em Feltro

Como Combinar Cores no Feltro: 4 Dicas Incríveis para Não Errar Nunca Mais

Você sabe como combinar cores e estampas? Se você é daquelas pessoas que passam mais tempo planejando do que caseando e montando a peça, esse artigo é pra você!

A escolha das cores é um dos pontos mais importantes para garantir que suas peças fiquem bonitas. Afinal, quando batemos o olho num trabalho, antes de reparar o acabamentos ou a qualidade dos pontos, são as cores que mais chamam atenção.

Por isso escolher uma paleta é tão importante: além de criar uma identidade para o projeto, uma combinação harmônica valoriza o molde e faz com que as fotos da peça fiquem perfeitas.

Muitas artesãs tem métodos específicos para isso, outras já escolhem as cores intuitivamente. Mas algumas técnicas e dicas são extremamente úteis para evitar erros nessa etapa e você pode usá-las sempre que precisar. Pra te ajudar com isso, listamos 3 pontos essenciais que servir como guias para você escolher sempre o melhor conjunto de cores e estampas. Confira!

Veja também:
5 Dicas Incríveis para Ganhar Dinheiro com Enfeites de Natal em Feltro
17 Temas para Festa Infantil com Feltro que Você Precisa Conhecer

1. Crie uma paleta de cores

Você vai fazer uma boneca? Um bichinho ou um enfeite de porta? Antes de escolher as cores, pense no contexto em que aquela peça vai ser usada: numa festa, na decoração de um quarto, como lembrancinha ou enfeite pra casa, etc.

Além de combinar como um conjunto, as cores dos feltros devem ficar bem no ambiente ou junto com as outras peças da coleção. Então, nada melhor que criar uma paleta para cada projeto.

Se estiver trabalhando num kit de peças com o tema Safari, por exemplo, e for usar feltros com estampas de animais, tente trabalhar a paleta em tons neutros, terrosos e que não fiquem sobrecarregados ao lado das estampas.

como combinar cores feltro
Safari Baby | Escola de Feltro | Artesã: Taty Alonso
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Mas uma coisa é importante lembrar: menos é mais! Por isso tome muito cuidado ao misturar várias cores de uma vez só, principalmente se a peça já é cheia de detalhes e adereços.

Tente focar num estilo de paleta e escolher os tons a partir dela, assim fica mais fácil combinar cores (e as estampas também) sem exagerar. Veja abaixo alguns exemplos.

Paleta candy color

A paleta com os tons candy color é muito usada no artesanato em feltro porque ela é perfeita para peças infantis: os tons são alegres, porém muito suaves e delicados. Além disso ela permite que você combine várias cores numa peça só sem se preocupar em “pesar” demais o visual.

como combinar cores feltro
como combinar cores feltro
Esportistas | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine

Paleta neon

Se por um lado, os tons calmos do candy color são perfeitos para peças mais delicadas, a paleta neon pode ser incrível para trabalhar aquele conjunto de decoração que precisa chamar atenção. Esses tons estão super em alta e você não precisa ter medo de arriscar.

como combinar cores feltro
como combinar cores feltro
Fundo do Mar | Escola de Feltro | Artesã: Larissa Amaral

2. Aposte nas combinações que funcionam

Algumas combinações são verdadeiros curingas para quem não sabe muito bem como combinar cores no feltro. Se você está com medo de ousar demais, invista naquelas duplas que funcionam: verde e vermelho, azul e laranja, roxo e amarelo.

Não que você precise trabalhar apenas uma dupla de feltros, mas é interessante que as duas cores escolhidas sejam as protagonistas da peça. Como você pode ver na foto do curso Natal Topical, onde trabalhamos o vermelho e verde em foco. Essas são cores complementares, mas vamos falar mais sobre isso depois.

A partir dessas combinações chave, você vai ver que fica muito mais fácil definir as outras cores numa paleta bem harmônica.

Natal feltro
Natal Tropical | Escola de Feltro | Artesã: Larissa Amaral

3. Busque referências

Se ainda estiver em dúvidas, procure inspirações para compor seu projeto. Visite o pinterest e busque por peças com o mesmo tema ou estilo que o seu.

como combinar cores feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

E você não precisa olhar apenas trabalhos em feltro, vale a pena também tirar referências em desenhos animados e clip arts.

Pesquise o termo específico + clip art. Ex.: boneca clip art.

Além de poder ver a paleta de cores completa, você já terá uma ideia de como a peça vai ficar depois de pronta.

Quando for escolher as cores das roupinhas, pense também se elas vão combinar com o tom da pele e cabelo que você escolheu. Esse detalhe é muito importante.

4. Use um círculo cromático

Quer uma forma descomplicada para descobrir quais cores combinam? Use o círculo cromático. Ele é composto por 12 cores: três primárias, três secundárias e as seis terciárias.

Com a ajuda do círculo podemos identificar facilmente as cores complementares, as análogas, as meio-complementares e outras combinações harmônicas que você pode usar no feltro.

  • Primárias: azul, vermelho e amarelo
  • Secundárias: verde, laranja e violeta
  • Terciárias: roxo-avermelhado, laranja-avermelhado, laranja-amarelado, verde-amarelado, verde-azulado, roxo-azulado.

Aqui vai uma dica preciosa, o site Adobe Color. Nele você tem a opção de criar uma paleta de cores personalizada ou com base em estilos pré-definidos.

Análogo: paleta definida com base em uma cor comum.
Monocromático: vários tons de uma mesma cor.
Tríade: paleta construídas com base em três cores.
Complementar: com base em tons opostos do círculo cromático.
Composto: similar à paleta complementar, porém com mais variações de cores.

chuva de amor feltro
Chuva de Amor | Escola de Feltro | Artesã: Lindsay Christine
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Se você tem dificuldade de escolher as cores sempre que vai iniciar um projeto, não se preocupe. Afinal, são tantas cores e tipos de feltro que é fácil se perder e acabar exagerando.

Mas com essas dicas que demos no post, tenho certeza que essa etapa vai ficar mais simples e, com certeza suas peças vão ficar muito mais bonitas!

Você tem alguma dica sobre como combinar cores que a gente não citou? Conta aqui nos comentários, queremos saber!

Veja também:
O Que Fazer com Retalhos de Feltro: 47 Ideias Criativas para Copiar
3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas

Comentários

comentários

Safari em Feltro