O Que Fazer com Retalhos de Feltro: 47 Ideias Criativas para Copiar

Com certeza você deve ter muitos retalhos de feltro em casa, não é mesmo? Após fazer lindos artesanatos sempre sobram vários recorte, mas não jogue fora! Se você não sabe o que fazer com eles, nós vamos te ajudar!

Existe uma enorme variedade de itens que podem ser feitos com esses retalhos de feltro, desde porta copos até lindas flores para aplicações. Por isso confira as ideias que separamos para você e comece agora mesmo a reaproveitar todos os seus retalhos.

58 Ideias de Marca Página de Feltro para se Inspirar
48 Porta Copos de Feltro Lindos para Fazer em Casa

47 Artesanatos para fazer com retalhos de feltro

A primeira dica é: guarde todos os seus retalhos, mesmo aqueles que pareçam que não vão render nada, pois eles podem ser reaproveitados de outras formas.

Feito isso, vamos agora às nossas ideias para reaproveitar os seus retalhos de feltro.

1. Enchimento para almofadas

Já vamos começar logo com aqueles retalhos que você achava que não daria para reaproveitar. Se o retalho não tiver tamanho suficiente para traçar um molde, reaproveite-o para encher as almofadas.

Às vezes elas podem estar murchinhas e o seu retalho pode resolver esse problema.

artezanal

2. Patchwork

Os retalhos grandes, em contrapartida, rendem belos trabalhos em patchwork. Veja alguns modelos.

Enfeite de natal

Porta maternidade

Capa para almofada

Capa para tablet

3. Tiaras e presilhas

Já pensou produzir as menininhas da família sem precisar gastar muito? Com os retalhos de feltro é possível fazer lindas tiaras.

Você só precisa recortar as sobras do feltro em formatos de corações, flores, estrelas, passarinhos.

Para fazer a tiara, basta costurar ou colar as peças em uma tira de elástico. Já a presilha você aprende a fazer aqui.

armarinhosoeste

4. Flores

As flores em feltro criadas a partir dos retalhos poderão ser aplicadas em muitos objetos, como guirlandas, flâmulas, tiaras, buquês, entre outros.

valeoclique
elo7

Aprenda como fazer 5 modelos de flores de feltro aqui.

5. Capa para almofada

Além da capa para almofada de patchwork que nós já falamos, é possível fazer outros tantos modelos, com a aplicação de lindos desenhos em feltro.

armarinhosoeste
artesanato.culturamix

6. Guirlanda

Se você quiser dar aquele up na decoração da casa, pode fazer guirlandas utilizando o feltro. Em uma base feita de papelão ou isopor, é possível colar os retalhos de feltro e criar uma bela combinação de cores e formas. Já dá até para pensar na decoração do Natal.

artesanato.com

7. Mini boneca de feltro

elo7

Pequenas bonecas podem ser feitas com retalhos de feltro.

8. Trama de retalhos

Para fazer trabalhos grandes com os pedaços de feltro, a dica é fazer uma trama de retalhos. Ao costurar todos esses pedacinhos você tem um tamanho considerado de feltro para fazer vários objetos.

9. Etiqueta

Vai presentear alguém e quer fazer uma diferenciada e personalizada etiqueta? Utilize os retalhos de feltro! Você tanto pode colocar cartões na parte vazada da etiqueta como fazer algo ainda mais personalizado, como desenhos e escritas ou bordados.

Gracinhas Artesanato
funnyamandita
Gracinhas Artesanato

10. Chaveiro

A infinidade de formatos de chaveiros que se pode fazer com pedaços de feltro é incrível.

mercadolivre

Aprenda a fazer o chaveiro em feltro aqui e se inspire com outros modelos lindos.

11. Alfineteiro

É muito fácil perder agulhas e alfinetes, não é mesmo? Mas ninguém quer isso. Além de atrasar a realização dos trabalhos, gera ainda mais gastos. Por isso, um alfineteiro feito com retalhos de feltro cai como uma luva!

Além desse modelo, dá para fazer muitos outros. Veja aqui e se inspire!

12. Imã de geladeira

Essa é uma ótima opção para dar de lembrancinha. E o melhor de tudo é que dá para fazê-los com pequenos pedaços de feltro!

13. Moldura de porta retrato

Que tal dar aquela repaginada nos porta retratos de casa ou até mesmo personalizar alguns para dar de presente? Com os retalhos de feltro é possível!

14. Porta copos

Móveis manchados com a marca dos copos nunca mais! Pegue aqueles pedaços de feltro que sobrou de um artesanato e reaproveite-os como porta copos. É bem fácil de fazer. Você não vai gastar tempo nenhum!

Gostou dessas ideias? Veja outros mais de 50 modelos de porta copos aqui.

15. Marcador de página

Para dar de presente ou para utilizar nos seus próprios livros, o marcador de página também está na lista dos itens que podem ser feitos com as sobras do feltro.

Veja outros modelos de marcadores de página de feltro aqui.

Quer ver mais ideias do que fazer com retalhos de feltro e saber como executá-las? Então veja no vídeo abaixo.

Passo a passo: Ateliê Sagitário

E não esqueça de contar pra gente aqui nos comentários o que achou das ideias para reaproveitar os retalhos de feltro!

21 Modelos de Alfineteiros de Feltro para Você se Inspirar
4 Tipos de Almofadas de Feltro para Fazer e Vender Muito