Pacote de Guirlandas em Feltro

Chaveiro de Feltro – 10 Ideias e Moldes Para Você Fazer

Fazer um chaveiro de feltro é uma ótima de forma de começar a trabalhar com esse material. Lindos, versáteis e de fácil confecção, os chaveirinhos podem ser produzidos em temas variados e para as mais diferentes ocasiões.

E se engana quem pensa que esse tipo de peça de peça agrada somente às crianças. Os chaveirinhos, além de enfeitar a mochila e o estojo da meninada, também são muito utilizados como lembrancinha de casamento, de batizado e até de formatura, sabia? Pois é, o sucesso é garantido.

É justamente por isso que você só ganha em aprender a fazer essas fofurices, seja para uso próprio, para uma ocasião especial ou mesmo para vender. Já pensou na possibilidade de começar negócio próprio?

Se você gostou do tema de hoje, continue com a gente! Confira os passos essenciais para fazer essas peças em casa e tenha acesso a lindos moldes para baixar e usar.

Veja também:

Mãe de Dois Filhos Larga o Trabalho Para Viver de Artesanato em Feltro

Borboletas de Feltro – 5 Modelos Lindos Com Molde Para Imprimir

Como Fazer Chaveiro de Feltro em 10 Passos Simples

Com esse passo a passo básico você conseguirá fazer todo tipo de chaveiro de feltro. Confira!

1. Separe os materiais

Materiais para trabalhar com feltro
Foto: Escola de Feltro

Antes de começar a fazer os chaveirinhos, separe os materiais e as ferramentas básicas de costura. Você vai precisar de:

  • molde
  • feltro (alguns retalhos já são o suficiente)
  • linhas
  • enchimento
  • miçangas, rendas e fitas (opcional)
  • tesoura
  • caneta
  • agulha de costura
  • argola para chaveiro com correntinha

2. Risque o feltro

Usando uma caneta, risque o molde do ladoavesso do feltro (a face mais áspera). Os moldes que têm os lados irregulares, como é o caso de algumas letras, por exemplo, precisam ser riscados de maneira espelhada. Assim você não terá problemas na hora de fazer a montagem.

3. Recorte as peças

Cortando o feltro
Foto: Artesanato.com
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Usando uma tesoura de bom corte, recorte o feltro, sempre por dentro da linha. Assim, enquanto recorta, você já remove as marcas de caneta.

4. Borde os detalhes

Se você escolheu um molde de bonequinha ou de bichinho, é bem provável que você tenha que bordar detalhes como boquinha, sobrancelhas e focinho. Primeiro, faça as marcações com uma caneta. Depois, usando uma linha grossa (ou de 2 a 4 fios de linha fina passados pela agulha), borde com o ponto atrás.

5. Alfinete as partes do chaveiro

Antes de iniciar a costura, junte todas as partes do chaveiro com alfinetes. Assim, além de ter uma prévia de como a peça vai ficar depois de pronta, você também aproveita para verificar se não está faltando nenhuma parte.

6. Costure as sobreposições

palhacinho de feltro - 1
Foto: Gisele Sanches

Com todas as partes em seus devidos lugares, comece a costurar. Primeiro costure as peças sobrepostas, como é o caso dos cabelinhos, focinhos, bochechas e outros detalhes.

7. Feche e adicione o enchimento

palhacinho de feltro - 2
Foto: Gisele Sanches

Feche o chaveiro caseando toda a volta. Antes de terminar, dê uma pausa e coloque o enchimento. Use o cabo de um pincel ou a ponta de uma tesoura para empurrar a fibra para todos os cantinhos da peça. É importante usar uma boa quantidade de fibra para que o chaveirinho fique bem cheio e firme.

8. Arremate

Depois de encher e costurar toda a lateral do chaveiro, faça o arremate. Para esconder a ponta da linha e ter uma peça bem acabada, passe a agulha por dentro da peça e só então corte a linha.

9. Costure a argola

Por último, costure a correntinha no topo do chaveiro. Se preferir, substitua esse acessório por uma fita de cetim ou de gorgurão. Nesse caso, é recomendado costurar a fita enquanto fecha a peça.

10. Cuide dos últimos detalhes

palhacinho de feltro - 3
Foto: Gisele Sanches

Aperte o chaveiro com as palmas das mãos para acomodar melhor a fibra. Nesse momento você também pode aplicar laços, botões, olhinhos de miçangas, rendas e outros avimentos que achar necessário.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: Não sabe qual cola usar? Confira o post sobre os diferentes tipos de cola para feltro e tire todas as suas dúvidas.

Viu só? Além de usar poucos materiais, todo o processo é muito simples e fácil. Se você não sabe costurar, não tem problema. Com um pouco de treino dá para aprender os principais pontos rapidamente.

3 Moldes para Chaveiro de Feltro – Baixe Grátis

Agora que você já sabe quais são as etapas de produção de um chaveiro de feltro, que tal começar a praticar? Organizamos um arquivo com lindos moldes de flor, coruja e bailarina, prontos para imprimir e usar.

moldes de chaveiro de feltro

Clique no botão acima para fazer o download de 3 moldes de chaveiro em feltro!

10 Modelos de Chaveiro de Feltro Para Fazer em Casa

Confira agora 10 modelos de chaveiro de feltro produzidos pela artesã Larissa Amaral, professora da Escola de Feltro. Depois, escolha o seu preferido!

Todos esse modelos lindos de chaveiro fazem parte da Escola de Feltro. Se quiser ter acesso aos moldes e também às aulas completas em vídeo, você pode se inscrever agora mesmo! Além desse curso, você vai poder realizar dezenas de outros projetos incríveis em feltro. Gostou da ideia? Clique aqui e saiba todas as vantagens que te esperam!
Fonte: Escola de Feltro

1. Ursinha

O chaveiro de ursinha, que também pode ser feito na versão para os meninos, é uma ótima opção de lembrancinha para chá de bebê e maternidade.

chaveiro de feltro - ursinha
Fonte: Escola de Feltro

2. Flor

O chaveirinho de flor pode marcar a chegada da pra primavera ou, ainda, servir de lembrança de aniversário, principalmente se for no tema jardim encantado.

Chaveiro de feltro - flor
Fonte: Escola de Feltro

3. Anjinha

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O chaveiro de anjinha é ideal para eternizar ocasiões religiosas, como batizados e primeira eucaristia.

chaveiro de anjinha de feltro
Fonte: Escola de Feltro

4. Borboleta

O chaveirinho de borboleta é o preferido das crianças. É uma ótima lembrança de aniversário.

Chaveiro de borboleta em feltro
Fonte: Escola de Feltro

5. Cupcake

Quem trabalha com confeitaria, gosta de fofurices ou é apaixonado por doces, com certeza vai amar esse chaveiro de cupcake com confeitos de miçangas.

Chaveiro de feltro - cupcake
Fonte: Escola de Feltro

6. Coruja

Símbolo da sabedoria, a coruja é muito amada por professores e pelas pessoas que amam bichinhos em feltro. Se você fizer para vender, com certeza essa peça será sucesso de vendas.

Chaveiro de corujinha de feltro
Fonte: Escola de Feltro

7. Corpete de bailarina

O chaveiro no tema bailarina é lindo e gracioso, agrada em cheio às meninas.

Chaveiro de corpete de bailarina
Fonte: Escola de Feltro

8. Elefante

O chaveiro de elefantinho é moderno e está super na moda. Pode ser usado como lembrança de nascimento ou de festa infantil.

Chaveiro de elefantinho
Fonte: Escola de Feltro

9. Unicórnio

Os unicórnios invadiram o imaginário de adultos e crianças. Olha de lindeza essa peça!

Chaveiro de unicórnio em feltro
Fonte: Escola de Feltro

10. Gatinho

Quem ama gatinhos com certeza terá esse modelo como preferido. Já pensou em fazer um desse com as cores do seu bichano?

Chaveiro de gatinho de feltro
Fonte: Escola de Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Viu como dá para fazer chaveiros de feltro nos mais variados temas? Para baixar os moldes dessas peças, e conferir o processo de produção passo a passo, CLIQUE AQUI. Entre você também para a Escola Feltro!

Bônus: Aprenda Como Fazer Chaveiro de Unicórnio em Feltro

molde unicórnio feltro
Foto: Escola de Feltro

Que tal aprender a fazer a fazer um chaveiro de unicórnio com a artesã Karine Almeida do ateliê Ludices em Feltro? Se você gostou da ideia, assista ao vídeo abaixo! Para ver a lista de materiais e baixar o molde desse projeto, acesse  o post: Chaveiro de Unicórnio em Feltro – Passo a Passo.

Passo a passo em vídeo

Link do vídeo no YouTube: Chaveiro de Unicórnio em Feltro – Passo a Passo.

Como você acompanhou, mesmo com pouca (ou sem nenhuma experiência) é possível colocar a mão na massa e fazer lindos modelos de chaveiro de feltro para as mais variadas datas e ocasiões. O custo é baixo, o processo de produção é simples e o resultado é recompensador.

Quer aprender ainda mais? Então entre para a Escola de Feltro e tenha acesso a centenas de moldes já testados e inúmeras aulas em vídeo com os melhores profissionais. Se tiver qualquer dúvida, é só deixar sua pergunta aqui nos comentários.

Veja também:

Bebê em Feltro – Passo a Passo em Vídeo + Molde Grátis

7 Moldes de Bichinhos de Feltro – Baixe Grátis

Comentários

comentários

Safari em Feltro