4 Tipos de Feltro para Artesanato: Aprenda a Escolher e Usar

Hoje em dia é muito comum encontrar nos armarinhos e lojas de tecido vários tipos de feltro, esse material tão usado no artesanato. Mas você sabia que existem pelo menos quatro variedades de feltro mais usados pelos artesãos? Conheça quais são agora mesmo!

Como Dublar o Feltro – Aprenda Passo a Passo!

Qual a Melhor Linha para Feltro? Descubra Aqui!

O que é feltro?

Para quem não sabe, o feltro é um Tecido Não Tecido (TNT) produzido através da junção de fibras num processo chamado calandragem. Nos primórdios, esse material era produzido exclusivamente com lã pura. Mas, com o avanço da tecnologia, o feltro passou a ser produzido com fibras sintéticas, permitindo uma variedade maior de cores e espessuras.

Ainda hoje é possível encontrar feltro de lã para comprar, principalmente nos grandes armarinhos. Porém, o preço é mais alto, se comprado ao feltro sintético, e as cores são bastante limitadas.

4 Tipos de feltro para artesanato

Todo mundo quer deixar o acabamento das peças cada vez melhor, não é mesmo? Para isso, é importante saber quais feltros a gente encontra no mercado e como podemos utilizá-los da melhor forma. Confira as dicas!

1. Feltro liso

feltro liso

Como o próprio nome já diz, o feltro liso é aquele que não possui nenhuma estampa. Geralmente de gramatura mais fina, esse tipo de feltro é um dos mais usados e indicados para a maioria dos trabalhos em feltro, principalmente por estar disponível numa grande variedade de cores.

O feltro liso pode ser usado para fazer desde a base das peças até os mais variados detalhes de acabamento, como laços e florzinhas para decorar bonecas e guirlandas. Por isso, investir em várias cores de feltro liso é uma ótima ideia para quem deseja começar a trabalhar com feltro. Todas as cores são bem-vindas, das claras às escuras.

2. Feltro mesclado

porta-tablet com feltro cinza mescla

Você pode até não se lembrar, mas com certeza você já viu o feltro mesclado por aí. Ele é muito utilizado para fazer guirlandas, chaveiros, capas de celular e capas de tablet. Por ser um tipo de feltro mais exclusivo, costuma ser um pouco mais caro, mas nada que chegue a inviabilizar o seu uso.

Produzido com a mistura de fibras brancas e coloridas, o feltro mesclado é mais áspero ao toque e costuma ser um pouco mais grosso em relação ao feltro comum. E, dependendo da cor (o marrom, o cinza e o azul são as mais comuns) pode se assemelhar bastante à aparência do tecido jeans ou do moletom.

Para quebrar um pouco da rusticidade do feltro mescla e deixar a peça com uma aparência mais delicada, basta combiná-lo com feltros estampados e coloridos, principalmente em tons pastel.

3. Feltro estampado

tipos de feltro - estampados

O avanço da tecnologia permitiu não só a criação de feltros coloridos, mas também com uma grande variedade de estampas, como de bichinhos, poá, estrelinhas e listras. As possibilidades de uso dessas estampas são infinitas, e a nossa sugestão é combiná-las com feltros lisos.

O preço do feltro estampado é mais salgadinho, mas seu uso compensa muito. É que os trabalhos feitos com esse tipo de feltro ganham uma identidade visual, sem falar que ficam incrivelmente lindos.

Hoje em dia é muito fácil encontrar o feltro estampado no mercado, até mesmo nos pequenos armarinhos das grandes cidades. Quem mora em cidade pequena, e tem dificuldade de achar o feltro estampado para comprar, pode pedir pela internet. Ou seja, é só escolher as estampas que mais gosta, fazer o pedido e receber tudo no conforto de casa.

4. Feltro com brilho

Apesar de ser caro, e um pouco difícil de encontrar para comprar, o feltro com brilho é um achado e tanto! Costuma ser usado para fazer pequenos detalhes (como corpetes e tiaras de bonecas), principalmente em peças grandes.

Sobrou uma graninha? Bora investir em uma folha desse material para dar ainda mais vida e alegria para o seu trabalho. Outra opção mais econômica é transformar o seu feltro liso, que custa baratinho, em um feltro com glitter (veja como fazer isso em casa).

Agora que você já sabe quais são os tipos de feltro mais usados para fazer artesanato, veja algumas questões que você precisa observar para levar para casa um produto de qualidade.

3 Coisas para observar ao comprar o feltro

1. Resistência

A composição e o modo de fabricação do feltro pode variar muito de fabricante para fabricante. Por isso, é comum que alguns estiquem mais do que outros. Na hora de comprar, estique o feltro suavemente e observe se ele abre muito. Se lacear demais, significa que é mais suscetível a deformar.

2. Espessura

Repare também na espessura. Feltros mais grossos geralmente são melhores de trabalhar, mostram menos o que está atrás e deixam as peças com um aspecto mais bonito.

3. Lado direito e lado avesso

Independente do tipo de feltro que estiver sendo usado, lembre-se de riscar sempre do lado avesso do feltro (aquele mais áspero). Assim, caso fique acidentalmente alguma macha de caneta, ela não ficará aparente.

Use a abuse dos diferentes tipos de feltro

Essas são apenas algumas opções de aplicação para os diferentes tipos de feltro vendidos no mercado. O ideal é ir testando diferentes combinações para criar um trabalho único e personalizado. Nós confiamos no seu talento e temos a certeza de que suas peças ficarão cada vez mais lindas.

E para continuar arrasando, curta nossa página no Facebook. Lá disponibilizamos vários tutoriais, moldes e dicas sobre como trabalhar com o feltro. Até mais!

5 Dicas Para Comprar Feltro Barato Pela Internet

8 Dicas Imperdíveis para Organizar o Ateliê