Como Dublar o Feltro – Aprenda Passo a Passo!

A dublagem do feltro é uma técnica muito comum no meio artesanal, mas ainda pouco explorada por quem está começando. O processo é simples: basta colar um feltro sobre o outro, formando uma trama mais espessa e firme. Para saber mais, aprenda com a gente como dublar o feltro usando papel termocolante.

2 Truques Caseiros para Impermeabilizar Tecido Gastando Pouco

Como Impermeabilizar o Feltro Para Acabar com as Bolinhas

Quando Dublar o Feltro

Esse procedimento deve ser feito toda vez que você precisar fazer uma peça mais durinha, principalmente quando não convém usar nem papelão nem manta para ter este resultado. A técnica de dublagem também é usada para unir o feltro ao tecido, principalmente naqueles casos em que você não encontra o feltro com a estampa desejada.

Onde Usar o Feltro Dublado

O feltro dublado é usado principalmente em peças pequenas, como para fazer letras planas (aquelas sem enchimento), orelhinhas, focinhos de bichinhos e asinhas – de anjinhas, de fadinhas e de abelhinhas, dentre outros detalhes.

Como Dublar o Feltro – Passo a Passo

Materiais necessários

• Papel termocolante (pode ser comprado em armarinhos)
  • Lápis ou caneta
  • Molde desejado
  • Ferro de passar
  • Tesoura
  • Feltro

Passo a passo

1. Risque o molde desejado na parte mais lisa do termocolante, ou seja, na película removível dele.

2. Corte os excessos de papel do termocolante que foi riscado, mas não corte rente aos riscos, por enquanto.

3. Posicione o papel termocolante unindo a parte dele que não foi riscada ao avesso do feltro.

4. Com o ferro bem quente ligado na função a vapor, passe em cima do papel termocolante para que a cola fixe no feltro.

Dica: O vapor do ferro é importante para que o feltro não queime. Caso seu ferro de passar não seja a vapor, coloque um pano sobre o papel termocolante antes de passar o ferro quente.

Aprenda a Fazer Vários Outros Artesanatos Lindos em Feltro – Guirlandas, Sapatinhos, Lembrancinhas, Enfeites e Muito Mais! Clique Aqui e Veja Mais detalhes.

5. Agora sim, recorte o feltro seguindo o risco feito no papel termocolante.

6. Remova a película do papel termocolante e cole a peça no avesso de um outro pedaço de feltro.

7. Novamente, passe o ferro sobre o feltro para que ele se una ao termocolante.

8. Para finalizar, recorte o feltro seguindo a peça que já foi recortada de acordo com o molde.

Como dublar feltro com termocolante – Passo a passo em vídeo

Prontinho! Viu só como é fácil?

Você também pode dublar recortes maiores de feltro para só depois fazer o corte. Porém, ao fazer isso, além de gastar muito material você ainda corre o risco de cegar a lâmina da sua tesoura. Afinal, são dois materiais distintos sendo cortados com a mesma tesoura, o que não indicado.

E caso queira estampar o feltro com essa técnica, ou seja, fazer a dublagem com tecido, basta substituir um dos feltros usados no passo a passo por um tecido 100 % algodão.

Se você gostou de aprender todos os detalhes dessa técnica super útil, não pode deixar de curtir a página da Escola de Feltro no Facebook. Assim você ficará por dentro de todas as publicações do blog sem deixar passar nenhuma dica importante!

Crédito das imagens: Benzie Design

Moldes de Letras Para Feltro + Passo a Passo