Como Fazer Capa de Almofada Tropical em Feltro e Tecido

As capas de almofada são essenciais em ambientes em que a palavra de ordem é aconchego, mas é uma pena que podem custar uma fortuna quando compradas prontas. Se você curte uma decoração alegre, mas sem abrir mão do bom gosto, aprenda como fazer capa de almofada no estilo tropical para deixar a sua casa mais linda e com a cara do clima brasileiro.

As capas, feitas em feltro e tecido, são bem fáceis de fazer, e são um bom ponto de partida para quem está começando a dominar as funcionalidades da máquina de costura. Confira o passo a passo e aprenda a fazer uma peça linda e de muito bom gosto!

Como Fazer Flor de Feltro – Linda e Super Simples

2 Truques Caseiros para Impermeabilizar Tecido Gastando Pouco

Como fazer capa de almofada tropical

Materiais necessários

• Feltro verde para fazer as folhas
  • Tecido de algodão (1 metro)
  • Tesoura de bom corte
  • Alfinetes
  • Cola pano
  • Fibra para enchimento
  • Agulha de costura
  • Linha de costura nas cores verde e branco
  • Máquina de costura
  • Ferro de passar
  • Molde de folha costela de Adão (clique no botão abaixo para fazer o download)

molde folha de adão

Passo a passo

Corte o feltro e o tecido

1. Pegue o tecido (que deve ter pelo menos 1 metro de comprimento) e corte ao meio. Uma parte será a frente e a outra será o verso da capa.

Dica: Se preferir, use um tecido liso para fazer a frente e um tecido estampado para fazer o verso da capa. As medidas permanecem a mesma.

2. Usando um molde, risque 4 folhas no feltro verde – são elas que vão decorar a capa. Recorte em seguida.

Monte e costure a parte da frente

3. Usando alfinetes, posicione as folhas de feltro sobre um dos recortes de tecido. Quando achar que a disposição das peças está boa, recorte todas as partes de feltro que ficaram para fora.

como fazer capa de almofada

4. Cole as folhas no tecido, assim elas não sairão do lugar enquanto você as costura. Primeiro, posicione-as com alfinetes, escolhendo a melhor disposição. Na hora de colar, desprenda uma por vez, passe um pouco de cola no verso delas (evitando as bordas), e aplique-as no tecido.

5. Quando a cola estiver seca, é hora de costurar! Escolha uma linha de cor próxima a do feltro e contorne a borda de cada folha.

6. Para dar um melhor acabamento, faça também a veia da haste: usando a máquina, costure um fino “V” no meio de cada uma das folhas.

A frente da capa já está pronta! O próximo passo é costure as duas peças.

Feche e encha a capa

7. Coloque o lado direito do tecido que estava reservado sobre o lado direito do tecido que está com as folhas aplicadas.

8. Alfinete as bordas dos 2 tecidos e passe a costura nas 4 bordas, deixando uma pequena abertura em um dos lados para desvirar a capa. Costure as bordas da capa com os pontos overlock ou zigue e zague para um melhor acabamento.

9. Desvire a capa e insira bastante fibra até sentir que a peça está firme. Feche a abertura usando linha e agulha, e com o ponto invisível.

Dica: Se preferir, faça o verso da capa com zíper, com botões ou no modelo envelope (com abas sobrepostas). Essas 3 opções permitem retirar o recheio para lavar a capa.

Agora que você já sabe como fazer capa de almofada com feltro e tecido, que tal aproveitar essa ideia para decorar a casa, presentear e vender? Vai chover de gente elogiando o seu trabalho.

Gostou? Então deixe um comentário e aproveite para fazer a sua matrícula na Escola de Feltro! Clique aqui e saiba mais.

Imagens: A Beautiful Mess

Como Fazer uma Almofada Retangular no Estilo Boho