Como Fazer Flor de Feltro – Linda e Super Simples

Como muito bem disse o poeta Mario Quintana, “O segredo é não correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você”. Tudo fica mais lindo com flores e, por isso, hoje vamos ensinar o passo a passo de como fazer flor de feltro – a mais linda que você já viu!

Seja para enfeitar uma capa de caderno, de agenda, fazer tiaras de cabelo, um marcador de livro, chaveiro, decorar vasos de plantas, roupas, bolsas ou mochilas: este modelo de flor é fácil de fazer e fácil de utilizar nessas e em outras peças que você quiser. Por ser plana e por permitir o uso de mais de uma cor, pode ter muitas aplicações.

O feltro é um material fácil de ser encontrado, tem muitas cores e estampas disponíveis no mercado e permite que mesmo que não se tenha experiência, o resultado seja muito bom. A escolha das cores é livre, e você pode misturar estampas e deixar a sua criatividade comandar.

Se a sua ideia é fazer a flor para compor alguma outra peça, é importante levar em consideração as cores existentes.

Vamos aprender, então, como fazer uma flor de feltro linda, fácil e diferente. Para a produção você vai precisar de:

Material Necessário

• 03 cores de feltro (sugerimos que pelo menos uma das cores seja verde para a folha)
  • Linha (pode ser mais de uma cor)
  • Agulha
  • Tesoura para recortar o tecido
  • Alfinetes para auxiliar na montagem (opcional)
  • Botões (no exemplo utilizamos um botão maior em formato de coração e cinco botões menores para detalhes nas pétalas)

Passo a passo – Flor de Feltro

Recorte as partes no tecido de acordo com o molde disponibilizado. Vamos precisar de dois recortes do molde da flor maior, um da flor menor e dois da folha.

Agora, utilizando o ponto caseado, vamos unir os dois recortes do molde maior da flor, como mostra a imagem abaixo

O resultado ficará assim

Na Escola de Feltro você tem passo a passos em vídeo, centenas de moldes e ainda desconto na compra de Feltro. Clique Aqui Para Saber Mais

Para fixar o recorte do molde menor da flor, posicione-o da seguinte forma

Ele será costurado ao molde maior juntamente com o botão em formato de coração, que deve ficar centralizado como na imagem abaixo

O próximo passo é costurar os pequenos botões em cada pétala

O resultado ficará assim

Para finalizar, vamos para a folha. Utilizando o ponto caseado, faça o acabamento dos dois recortes do molde da folha – um de cada vez.

Quando terminar utilize o ponto palito para fazer as nervuras da folha ao centro

E depois nas diagonais, como mostra a imagem abaixo. Repita na outra folha.

Posicione as duas folhas e, com um pontinho invisível (apenas a parte traseira da flor) costure as folhas na flor

Pronto! Agora que você aprendeu como fazer flor de feltro, tente outras variações de cores e encontre muitas aplicações para ela.

Se quiser aprender outros tipos de artesanatos com feltro, visite a Escola de Feltro (link) e veja os cursos online disponíveis. Os alunos podem ser iniciantes ou veteranos, pois as aulas disponibilizadas têm diferentes níveis de dificuldades. Alunos matriculados têm 15% de desconto em compras de matéria-prima na loja online Artye.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe!

Fotos e projeto: Karina Rigueiro