Como Fazer Nuvem de Feltro – Passo a Passo + Molde

Já faz algum tempo que as nuvens deixaram de ficar apenas no céu e garantiram espaço na decoração infantil. Cada vez mais, esse tema também está sendo inserido no universo adulto, através da decoração e dos acessórios. Aproveitando esta tendência, preparamos um passo a passo super prático de uma linda nuvem de feltro, que pode ser utilizada como enfeite ou como chaveirinho.

O feltro é um material indicado para este tipo de trabalho por ter boa durabilidade e ser difícil de sujar, principalmente se for feltro impermeabilizado. Essas duas características são ideais para produzir itens de decoração ou acessórios que são utilizados com freqüência, por adultos e crianças.

Este pingente de nuvem, além de render um lindo chaveiro, também pode servir como lembrancinha de maternidade ou de aniversários. Além disso, pode ajudar a compor quadros para quarto de bebê, guirlandas e até móbiles para berço.

Com toda essa versatilidade, não é de se estranhar que essa peça pode ser usada para presentear amigos ou até mesmo para garantir uma renda extra no final do mês. Então, o que você está esperando para fazer a sua nuvem de feltro? Faça o download do molde, separe os materiais e mãos à obra!

Macaquinho de Feltro Passo a Passo [com Molde Grátis]

Chaveiro de Unicórnio em Feltro – Passo a Passo

Penduricalho de Nuvem em Feltro

Materiais Necessários

• Feltro branco
  • Linha de costura ou de meada nas cores branco e rosa
  • Fita gorgurão
  • Miçangas para os olhos
  • Fibra siliconada
  • Alfinete de cabeça
  • Agulha de costura com ponta fina
  • Tesoura
  • Molde

Passo a Passo

nuvem de feltro pap

1 – Risque o molde no avesso do feltro (geralmente, esse lado é mais áspero e tem algumas bolinhas). Vire o molde e risque mais uma vez.

Dica: Ao fazer isso, você estará riscando os dois lados da nuvem de maneira espelhada e, ao unir avesso com avesso, será possível formar a nuvem, tendo em vista que o molde é assimétrico.

2 – Posicione avesso com avesso e coloque a fita gorgurão entre essas duas partes. Prenda com alfinete para que nem o feltro nem a fita escorreguem no momento da costura. Saiba como escolher a melhor linha para feltro.

Aprenda a Fazer Vários Outros Artesanatos Lindos em Feltro – Guirlandas, Sapatinhos, Lembrancinhas, Enfeites e Muito Mais! . Clique Aqui e Veja Mais detalhes.

3 – Unas as duas partes com ponto caseado em volta da nuvem. Veja como fazer o caseado e outros tipos de pontos decorativos.

4 – Deixe um espaço sem costurar para que seja possível colocar a fibra siliconada.

5 – Insira a fibra siliconada com cuidado e certifique-se de preencher todos os espaços da nuvem.

6 – Feche a nuvem utilizando o ponto caseado.

Dica: Com a nuvem cheia, é preciso ter mais atenção ao fazer o ponto caseado para que fique semelhante ao feito anteriormente.

7 – Fixe os olhinhos com um ponto invisível ou com a cola quente, deixando cerca de um centímetro de distância entre um e outro.

Dica: Caso a sua nuvem seja maior, deixe mais espaço, o importante é que fique uma distância proporcional ao tamanho da peça.

8 – Utilize um ponto decorativo para fazer o sorriso da nuvem, como o ponto correntinha ou o ponto atrás. (Veja como costurar feltro à mão – 4 pontos que você precisa saber).

nuvem de feltro pronta

Depois de seguir esses passos você terá como resultado um belo penduricalho de nuvem de feltro. Para utilizá-la como chaveiro, basta passar uma argola através da fita.

Dicas Extras

• Os materiais para fazer esta nuvem de feltro são encontrados facilmente em lojas de tecido e armarinhos.
  • Por ser uma peça pequena, é possível fazê-la reaproveitando materiais que você já tem em casa.
  • Se desejar fazer nuvens maiores, amplie o molde e sigas as mesmas orientações.

Conte para nós o que achou de aprender a fazer esta delicada nuvem de feltro. Aguardamos o seu comentário!

Fotos e projeto: Karina Rigueiro

18 Moldes de Passarinho para Feltro e Tecido