Qual a Melhor Linha para Feltro? Descubra Aqui!

Se você ainda não tem muita habilidade com artesanato e deseja iniciar um novo negócio – ou mesmo fazer uma renda extra no tempo livre – saiba que o feltro é uma excelente oportunidade. Trabalhar com feltro é muito simples. Mas, para começar, é necessário conhecer algumas particularidades desse trabalho manual, como por exemplo, saber quais os tipos de linha para feltro mais utilizados para costurar feltro à mão.

Saber qual a linha para feltro ideal para o seu projeto é um passo muito importante para iniciar com esse tipo de artesanato. A diversidade de linhas existentes no mercado permitem criar diferentes trabalhos com feltro. Isso deixa cada produto com uma característica única. Nesse post você vai saber qual a melhor linha para feltro para suas criações.

5 Dicas Para Comprar Feltro Barato Pela Internet

Veja quais os Melhores Tipos de Cola Para Feltro

5 Tipos de Linha para feltro

1. Linha de costura

linha para feltro - linha de costura

Fonte: WikiHow

A famosa linha de costura está disponível em duas versões: fio de poliéster ou fio de algodão. Independente do material, sabemos que esse tipo de linha é bem fininha. Por conta dessa característica, ela é ideal para fechar peças que não necessitam de pontos aparentes. Como ela praticamente some no feltro, é mais proveitoso usá-la para costurar peças pequenas e que precisam ter um aspecto delicado.

Dica: Utilize-a com o fio duplo para que a costura fique mais resistente. Ao costurar feltro, prefira usar a linha de costura de poliéster. Já a linha de algodão é mais indicada para fechar peças feitas com tecido de algodão, como é o caso do tricoline.

2. Linha de pesponto

Coração de feltro com linha de pesponto

Fonte: Revista Artesanato

A linha de pesponto é um pouco mais grossa do que a linha de costura comum, por isso garante uma costura mais resistente. É bem aceita pelas artesãs, e ótima para fazer os pontos mais usados nos trabalhos em feltro, como o ponto caseado e o pesponto.

Dica: Essa linha não arrebenta fácil e não embola durante o processo de costura, por isso é ideal para iniciantes.

Aprenda os segredos do Artesanato em Feltro e produza Peças Lindas e Lucrativas. Clique aqui e veja mais detalhes.

3. Linha de meada

Guirlanda de feltro sendo fechada com linha de meada
Guirlanda em feltro sendo fechada com linha de meada

Fonte: Revista Artesanato

A linha de meada, a mesma utilizada para fazer ponto cruz, é muito versátil, pois funciona bem para costurar peças de diferentes tamanhos. Com ela você pode costurar desde chaveiros de feltro até lindas guirlandas. Além disso, ela está disponível em diferentes cores e tonalidades. Apesar de ser um pouco difícil de trabalhar com essa linha inicialmente, pois embola um pouco. Mesmo assim, não há dúvidas de que com um pouco de calma, qualquer aprendiz pode fazer um trabalho maravilhoso e muito delicado.

Dica: Assim como a linha de costura, a linha de meada também pode ser utilizada com fio duplo para deixar a costura mais forte – basta passar dois fios pela agulha. Se você tem dúvidas, treine com a linha de meada a partir deste passo a passo super simples.

4. Linha de crochê

Linha para feltro - linha de crochê

Fonte: Pinterest

A linha de crochê, que também pode ser usada para bordar, é uma linha bem mais grossa se comparada às demais. Os pontos feitos com essa linha ficam mais destacados, o que é ótimo para fazer o acabamento de peças maiores e menos delicadas.

Dica: A linha de crochê deixa as peças em feltro com um acabamento mais destacado e com detalhes bem aparentes. Por isso, pode ser usada para fechar as peças por inteiro ou apenas para fazer os detalhes na etapa de finalização.

5. Linha 10

linha para feltro - linha 10

Fonte: Mercado Livre

Se você tem filhos, provavelmente tem ou já teve esse tipo de linha em casa, mesmo sem ter trabalhado com artesanato antes. A linha 10, ou linha de pipa, oferece boa resistência e rigidez. Por isso, é perfeita para a aplicação de detalhes, como contas e miçangas. Com essa linha você pode personalizar suas peças facilmente.

Dica: Tome cuidado na hora de aplicar miçangas ou adereços escuros com a linha 10. O mesmo vale para feltros escuros. Como ela é clara, pode se destacar mais do que se gostaria. Esse contraste pode empobrecer a peça e deixá-la com um aspecto indesejado.

Na Escola de Feltro você tem aulas em vídeo, centenas de moldes e desconto na compra do Feltro. Clique aqui para conhecer.

Então, qual a melhor linha para feltro?

Como você deve ter percebido, existem várias linhas para costurar feltro, e aqui falamos sobre as mais usadas. Você pode aproveitar essas dicas para escolher a linha de acordo com os tipos de trabalho que pretende fazer.

O ideal é utilizar a linha para feltro de acordo com a proporção da peça que você deseja criar. Se a peça for mais delicada, use uma linha mais fina. Se a peça for maior, destaque o acabamento com uma linha mais grossa. Em pouco tempo você vai se adaptar com os diversos tipos de linha, sempre de acordo com as suas necessidades.

Mas, para não errar, aposte na linha de meada ou na linha de pesponto. A primeira oferece uma variada gama de cores e deixa qualquer peça com um aspecto limpo e delicado. A segunda não embola e oferece uma costura mais resistente. Além de seguir essas dicas, mais importante ainda é fazer alguns testes e ver qual o melhor tipo de linha para o seu trabalho.

Se você gostou das dicas, e ficou surpresa com a variedade de linhas que podemos usar para fazer artesanato em feltro, deixe seu comentário! Se deseja aprender ainda mais, conheça a Escola de Feltro. Essa é uma ótima forma de aprender todos os segredos desse artesanato lucrativo com quem mais entende do assunto.

25 Coisas que Você pode Fazer com Retalhos de Feltro

Como Impermeabilizar o Feltro Para Acabar com as Bolinhas