Aprenda 5 Pontos de Costura à Mão para Fechar Peças de Feltro

Aprenda 5 Pontos de Costura à Mão para Fechar Peças de Feltro
Sorteio Atelie Movel

O artesanato em feltro conta com diversas opções de peças feitas à mão. Elas são delicadas e ricas em detalhes, que são essenciais para o acabamento perfeito.

E para você que começou agora ou que tem dificuldades na finalização das peças, vamos ensinar neste post os principais pontos para dar aquele toque final perfeito e contribuir para o sucesso das suas vendas. 

Veja também
Como Costurar Feltro: Conheça 4 Pontos Essenciais
6 Detalhes Simples que Tornam suas Peças mais Fáceis de Vender

5 Pontos de Costura à Mão para Fechar Peças de Feltro

Neste post você vai aprender 5 pontos essenciais para costurar o feltro, seja na hora de fechar uma peça ou num bordado. Confira abaixo 4 deles:

Caseado

O ponto caseado é essencial para finalizar peças ricas em detalhes, como guirlandas, chaveiros, bichos, entre outros, pois esse ponto proporciona um acabamento fino e muito resistente. 

3 Passos para fazer ponto caseado 

  •  Mantenha sempre a mesma largura e altura dos pontos

Uma costura simétrica é muito importante para a finalização perfeita desse ponto. Para auxiliar na confecção, use a mesma medida na largura e na altura dos pontos, formando quadradinhos com o caseado.

  •  Atente-se sempre para a proporção dos pontos e tamanho da peça

Quanto menor a peça, menor devem ser os pontos e o espaço deixado entre eles. Essa regra também vale para peças maiores, que precisam ter pontos e espaçamento proporcionais para que a costura não desapareça totalmente na peça.

  • Arremate

Quando chegar no último ponto, dê um ponto sobre o primeiro que foi feito. Depois, insira a agulha por cima desse ponto e saia em outro local da peça. Para finalizar, corte a sobra da linha, deixando a ponta dela escondida dentro da peça.

Pesponto ou alinhavo

Sorteio Atelie Movel
Sorteio Atelie Movel

Esse ponto muito simples é utilizado para unir e fechar peças de feltro.

Para fazê-lo esconda esconda o nó entre as camadas de feltro, traga a agulha para frente e, em seguida, passe-a para trás. Repita esse processo prestando atenção na distância deixada entre os pontos, é preciso manter certa simetria. Esse ponto é muito utilizado para unir e fechar peças de feltro.

Ponto palito 

Um dos pontos ideais para unir e fechar as peças em feltro é o ponto palito, que se bem feito, permite um acabamento ideal. Nesse ponto é essencial manter sempre a linha reta, endireitando-a sempre que puxar a agulha. 

Mesmo que os pontos no verso da peça fiquem na diagonal, e que de fato acontece, o acabamento perfeito desse ponto exige que ele fique retinho na parte da frente, acompanhando o contorno da peça.

Ponto atrás

Essa técnica super simples é ótima para finalizar os trabalhos em feltro. O nome, Ponto Atrás, se deve ao fato de a agulha voltar uma casa para formar um novo ponto. Para realizá-la deve ser feito um traçado contínuo, por isso que ele é muito utilizado para fazer detalhes nas peças, como boquinhas e olhinhos de meia lua.

Ponto invisível

Essa é uma técnica usada para fazer com que a costura da peça não destaque e os acabamentos fiquem mais delicados. Esse ponto é ideal para para fechar costuras feitas na máquina ou costuradas à mão com o ponto atrás.

Veja no vídeo da Escola de Feltro esse passo a passo incrível de como fazer o ponto invisível em uma peça de feltro.

Para você que quer fazer técnicas e acabamentos profissionais como essas, venha conhecer a Escola de Feltro, temos diversos cursos, passo a passos e mais de 300 moldes em tamanho real para baixar. 

Veja também
6 Pontos de Bordado para Iniciantes: Aprenda de Forma Simples
Como Viver de Artesanato: 5 Erros Básicos que Afastam Clientes

Comentários

Sorteio Atelie Movel
Sorteio Atelie Movel

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado