4 Técnicas de Artesanato em Feltro que Você Precisa Aprender

Existe alguma técnica do artesanato em feltro que você sempre quis aprender mas nunca achou um passo a passo?

Existem alguns truques que você precisa conhecer pra conseguir criar peças realmente diferenciadas.

São eles que chamam a atenção do cliente, que deixam suas fotos mais bonitas e te ajudam a ganhar mais dinheiro com feltro.

Neste post você vai ver 4 técnicas incríveis e fáceis de aplicar no seu dia a dia com o feltro.

A primeira é como criar expressão facial para sua bonecas, um detalhe que faz toda a diferença na peça.

Com a segunda técnica você vai conseguir texturas, cores e estampas diferentes a partir da dublagem do feltro.

A terceira é uma das técnicas mais pedidas: como fazer o caseado embutido pra deixar suas aplicações mais bonitas e bem feitas.

E por fim, você vai aprender como criar cabelinhos de diversas formas e texturas usando materiais diferentes do feltro.

Pra aprender tudo isso é só ler o post até o final!

Artesanato e Quarentena: 5 Dicas Preciosas para Trabalhar em Casa
15 Aulas e Moldes Gratuitos para Fazer em Casa na Quarentena

1. Como criar expressão facial para bonecas de feltro?

Uma boneca de feltro com expressão facial bem feita chama muito mais atenção do que um modelo mais simples e tradicional.

Não que as peças clássicas, com olhinhos de pérolas, não sejam lindas. Mas se você gosta de inovar e mostrar pros seus clientes técnicas diferenciadas, é super legal aprender como criar essas expressões.

Crie profundidade

O segredo pra ter um rostinho expressivo é criar pontos de relevo e profundidade. É esse detalhe que cria o efeito realista na peça e você pode fazê-lo de algumas formas.

No caso dos olhos, o segredo é dar um pontinho com a linha até afundar o feltro. Se for usar olhos de pérolas ou meia pérolas, faça um ponto no centro.

Se quiser apenas bordar os olhos, como no caso da boneca da foto, você deve aprofundar o início e o fim do desenho dos olhos.

Festa Panda | Artesã: Sheila Rodrigues

Ao invés de apenas bordar a boquinha, use também um molde de feltro junto ao bordado. Isso vai dar mais vida e personalidade pra sua boneca.

No caso do nariz, existem algumas técnicas diferentes para fazê-lo em relevo.

Algumas artesãs usam meias pérolas por baixo do feltro, mas essa forma cria um nariz muito redondo e artificial.

A artesã Sheila Rodrigues usa uma técnica incrível no curso Festa Panda, como você pode ver na foto acima. O nariz de feltro é feito à parte e colado no rosto de forma que parecem uma peça só.

2. Dublando o feltro com diferentes materiais

Você sabe como dublar o feltro? Essa é uma técnica muito conhecida e útil, mas você pode aproveitá-la para várias funções além de reforçar o feltro.

Normalmente dublamos o feltro pra deixar a peça mais resistente ou até pra ajudar na hora do corte, mas você pode criar novas estampas e texturas pro feltro também.

Circo Rosa | Artesã: Taty Alonso

O processo de dublagem é o mesmo (aprenda aqui), mas os tecidos usados ficam a seu critério, dependendo do estilo da peça que você for criar:

• Couro sintético
  • Organza
  • Tule
  • Tricoline
  • Lamê

A dublagem é especialmente importante nos tecidos finos, como o tule e o lamê, que caseados sozinhos ao feltro, desfiariam as bordas com o tempo.

Circo Rosa | Artesã: Taty Alonso

3. Como fazer caseado embutido no feltro?

Caseado embutido é talvez um dos passo a passos mais pedidos aqui no blog e no Youtube da Escola de Feltro.

Ele é feito da mesma forma do caseado comum, que você usa pra fechar uma peça. A diferença é que ele é feito em aplicações de um feltro sobre o outro.

Também é uma forma de continuar um caseado que começa para fechar a peça e passa por uma orelhinha, por exemplo.

Veja o passo a passo que a artesã Tuuthy Teixeira preparou e entenda como fazer o caseado embutido para aplicação:

Alternativas mais simples

O caseado de aplicação é lindo e valoriza muito o acabamento da peça, mas se você está sem muito tempo para os detalhes, o ponto palito também vai ficar lindo.

A função é a mesma, mas ele é muito mais fácil de fazer e requer menos atenção. Essa alternativa vai te poupar muito tempo.

4. Cabelos em formas e texturas diversas

Quanto mais modelos de cabelos você souber criar, melhor. Não dá pra fazer todas as suas bonecas com cabelos de feltro, mudando só os moldes.

Você tem outras opções super legais pra testar: cabelos de lã, texturizados, com lã de feltragem, com tirinhas de feltro, sintéticos e por aí vai.

Nesse mercado é preciso se diferenciar com técnicas inovadoras, certo?

Se quiser aprender outros estilos de cabelos e ver peças inspiradoras, assista ao vídeo abaixo.

Nele mostramos 7 estilos de cabelos criativos que você precisa aprender.

Neste post você pôde ver um pouquinho sobre as técnicas que diferenciam e destacam seu trabalho no mercado.

Não tenha dúvida, inovar na produção é o segredo pra manter a sua agenda sempre cheia.

E existem muitas outras formas de se aperfeiçoar cada vez mais no artesanato em feltro.

Então, se você quer continuar aprendendo com a gente, conheça o curso online da Escola de Feltro e venha aprender diretamente com as maiores artesãs do Brasil.

Com certeza você vai ter um resultado incrível, com peças cada vez mais lindas! Clique aqui para saber mais sobre o curso.

O que achou das dicas deste post? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários.

Como Criar uma Loja Virtual para Vender seu Artesanato em Feltro
5 Estratégias para Lotar a Agenda de Encomendas em Tempos de Crise