Artesanato e Quarentena: 5 Dicas Preciosas para Trabalhar em Casa

Artesanato e Quarentena: 5 Dicas Preciosas para Trabalhar em Casa
Pacote de Guirlandas em Feltro

A pandemia do Coronavírus está mudando muito a nossa rotina. Até mesmo quem continua saindo de casa todos os dias está sofrendo com isso. Mas o isolamento social afeta ainda mais intensamente quem precisa trabalhar em casa.

E apesar dessa condição já fazer parte da vida de muitas artesãs, agora as coisas estão diferentes: as escolas e creches estão fechadas e as crianças também passam o dia todo em casa.

Se o período que estamos vivendo já é muito delicado, para quem tem filhos e precisa se multiplicar pra dar conta de tudo está ainda mais difícil.

Por isso resolvemos dar algumas dicas pra você artesã ou artesão enfrentar a quarentena de forma mais leve e produtiva.

Listamos 5 dicas essenciais pra você manter seu trabalho fluindo, a rotina das crianças equilibrada e a casa em ordem. Confira!

Veja também:
5 Estratégias para Lotar a Agenda de Encomendas em Tempos de Crise
Existe Linha Certa pra Costurar Feltro?

1. Não abra mão da rotina

Por mais tentador que seja, não dá pra viver a quarentena sem horários e rotinas. Principalmente no caso das crianças, ter hora pra comer, dormir e brincar é essencial.

Por mais que seus filhos não tenham dimensão do que está acontecendo de fato, as mudanças do dia a dia os afetam assim como aos adultos.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O mais importante é manter horários definidos para acordar e dormir. Desregular o sono pode ser uma dor de cabeça, principalmente se você tem filhos pequenos.

Ter horários – ainda que sejam flexíveis – para as atividades das crianças vai te ajudar a organizar as suas também. E além de tudo, esse equilíbrio faz com que a criança não sofra tanto com a mudança da rotina.

2. Espaços e horários devem ser respeitados

Misturar casa com trabalho é um desafio. Por isso definir um espaço fixo pra trabalhar é o primeiro passo pra não transformar a casa toda num caos.

Sabemos que ter um comodo inteiro pra chamar de ateliê é um sonho, então qualquer cantinho em que você possa organizar seus materiais e peças já é mais que suficiente.

Evite levar seu trabalho pro sofá, pra cama ou pra cozinha, porque isso além de criar uma verdadeira bagunça, cria também a sensação de que você está trabalhando o tempo inteiro.

Horários

Pular de uma tarefa pra outra não pode se tornar um hábito nessa quarentena. Isso atrasa o andamento de tudo que você esta fazendo e compromete até a qualidade do seu trabalho.

Então organize seu tempo como se estivesse em uma empresa: um horário previsto para começar os trabalhos e um horário para parar.

Isso vai te ajudar a ter mais tempo pra casa, pra ficar com a família e principalmente para equilibrar suas tarefas de maneira saudável.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Compartilhe sua agenda com a sua família para que todos saibam como e quando você trabalha.

Se você tiver filhos, então essa dica é ainda mais valiosa. Afinal, por mais que você esteja em casa durante o dia, eles precisam entender que o horário de trabalho é importante e deve ser respeitado.

3. Crie atividades junto com as crianças

Incluir os filhos no seu trabalho pode ser uma boa estratégia pra passar pela quarentena com eles em casa.

No caso do artesanato em feltro, você pode envolvê-los em processos mais simples que não ofereçam perigo pra eles: encher peças, riscar moldes ou recortar o feltro, caso não sejam tão pequenos.

Com certeza essa tarefa em conjunto vai deixar o dia mais divertido e as horas vão até passar mais rápido.

Além disso, eles vão entender melhor o que você faz e porque o seu trabalho leva tempo e requer atenção.Isso pode ser muito bom até pra que eles respeitem mais o momento em que você está no seu ateliê.

4. Não se cobre tanto

A ideia que você tem de “produtividade” deve ser revista neste momento. Nós nunca vivemos algo assim e não sabemos quando tudo vai voltar a ser como era, por isso a ansiedade é normal.

Ficar em casa agora é uma medida necessária e você não deve se sentir impotente por isso. Pode parecer que você não está fazendo nada, mas evitar o contato social é uma ação passiva poderosa de combate ao vírus.

Controlando a ansiedade

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O consumo exagerado de notícias cria uma angústia e euforia que são desnecessárias agora.

Afinal, é impossível controlar o que acontece no mundo, mas por outro lado podemos criar práticas de autocuidado como uma preparação para o que vamos enfrentar.

Mantenha o seu fluxo de trabalho é importante, mas procure desenvolver também práticas que te façam bem de dentro pra fora.

Tome cuidado com o excesso de tempo na internet; faça pausas durante o dia; se exercite; tome sol; circule pela sua casa, nem que seja por alguns minutos. Essas ações ajudam muito a manter a saúde mental em dia.

5. Divida as tarefas

Independente de estarem todos trabalhando em casa ou não, com certeza sua família tem passado mais tempo junta. E esse pode ser um bom momento para criar uma divisão de tarefas justa na sua casa.

Afinal, todos moram juntos e dividir os afazeres é o melhor caminho para que ninguém fique sobrecarregado.

Com as crianças em casa, o ambiente tende a ficar mais bagunçado e você não pode tomar pra si todas as funções.

Converse com seus familiares, inclua as crianças em pequenos afazeres do dia a dia: arrumar a própria cama, juntar os brinquedos, auxiliar no preparo de alguma receita, dependendo da idade.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Quando todos colaboram, não fica difícil pra ninguém, não é? Em tempos de quarentena, esse modo de organizar as tarefas de casa é essencial.

Essas são nossas 5 dicas para trabalhar em casa com artesanato durante a quarentena.

Colocá-las em prática pode não ter simples, mas é muito importante para que você consiga continuar trabalhando e ganhando dinheiro enquanto a pandemia não passa.

O equilibrio das tarefas, a organização da casa e o bem estar da família com certeza vão te ajudar a passar por este momento com mais tranquilidade e energia.

Como você está se organizando por aí? Tem alguma dica que não falamos no post? Conta pra gente aqui nos comentários!

Veja também:
Como Criar uma Loja Virtual para Vender seu Artesanato em Feltro
15 Aulas e Moldes Gratuitos para Fazer em Casa na Quarentena

Comentários

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado