Existe Linha Certa pra Costurar Feltro?

Qual linha de costura você mais gosta de usar para trabalhar com feltro? Muitas artesãs adoram a boa e velha linha de costura comum, outras não abandonam a linha de meada e por aí vai.

No mercado você vai encontrar uma diversidade grande de linhas e cada uma vai te dar um resultado no acabamento das peças.

Cada artesã tem uma opinião ou preferência, e você deve testar vários modelos para descobrir com qual mais se adapta na prática.

Mas será que existe linha certa para costurar o feltro? É disso que vamos falar no post de hoje. Além das dicas e exemplos logo abaixo, você vai ver um vídeo demonstrativo com a artesã Tuuthy Teixeira. Confira!

11 Dúvidas que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Tem
Como Criar uma Loja Virtual para Vender seu Artesanato em Feltro

Qual a melhor linha pra trabalhar com feltro

Chamamos a Tuuthy pra falar um pouco sobre as linhas que ela mais gosta de usar e mostrar, na prática, como fica cada uma no feltro. Veja!

Viu só como mudar a linha de um bordado pro outro muda a espessura do traço e até o acabamento dele?

Além das opções decorativas, também é legal definir seu “estilo” para fechar as peças: pontos mais aparentes com uma linha mais chamativa; ou mais sutis, que quase somem na peça.

Veja abaixo algumas opções de linha para costurar feltro:

As 3 Melhores Linhas para Costurar o Feltro

Linha de costura

Ela é ideal para fechar peças e não deixar pontos aparentes. Como ela praticamente some no feltro, é mais proveitoso usá-la para costurar peças pequenas e que precisam ter um aspecto delicado, como os enfeites de maternidade.

Linha de meada

Apesar de ser um pouco difícil de trabalhar com essa linha inicialmente, pois embola um pouco, a meada é bem versátil. Pode ser usada tanto para fechar a peça quanto para bordar.

O acabamento dela fica mais aparente, por ter um aspecto bem mais cintilante que a linha de costura comum.

Linha invisível

A linha invisível é feita de nylon, por isso é mais indicada para a costura na máquina. Casear uma peça à mão pode ser bem estressante, já que ela embola e arrebenta com facilidade.

O ponto positivo da linha de nylon é que ela dispensa a troca de cores durante a costura. Independente do tom do feltro, ela não vai aparecer na peça finalizada.

No fim das contas, você deve sempre escolher o material que mais gosta de trabalhar. E além de observar o aspecto final de cada opção, escolha a linha para costurar feltro de acordo com a proporção da peça que você deseja criar.

Se a peça for mais delicada, use uma linha mais fina. Se a peça for maior, destaque o acabamento com uma linha mais grossa.

Se você gostou das dicas, conheça a Escola de Feltro, um portal para quem quer trabalhar com artesanato em feltro, seja por hobby ou para ganhar dinheiro. São centenas de aulas e moldes testados pra você produzir peças lindas. Clique aqui para mais informações.

E não deixe de contar pra gente aqui nos comentários quais outras dúvidas você quer que a gente responda aqui no blog!

15 Aulas e Moldes Gratuitos para Fazer em Casa na Quarentena
O Cliente Acha o Meu Artesanato Caro: O Que Fazer?