Sorteio Atelie Movel

11 Dúvidas que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Tem

Quem ainda não tem familiaridade com o artesanato em feltro costuma ter muitas dúvidas a respeito dessa arte.

Por ser um trabalho muito bonito e cheio de detalhes, as pessoas tendem a imaginar que é uma técnica complicada ou que só quem tem o “dom” pode fazer.

Mas a verdade é que o segredo para criar peças tão bonitas quanto as das artesãs mais experientes é conhecer as técnicas e treinar muito.

Neste post, resolvemos listar as dúvidas mais frequentes que recebemos de alunas iniciantes ou de pessoas que nunca trabalharam com feltro.

Confira!

Veja também:
7 Dicas de Organização para Quem Trabalha com Artesanato em Casa
As 3 Melhores Peças de Feltro para Fazer e Vender em 2020

#1: É preciso tratar o feltro?

Talvez essa seja uma das dúvidas mais frequentes inclusive entre artesãs que já têm experiência com feltro: tratar ou não o feltro?

E a resposta é que essa etapa não é necessária. O tratamento do feltro pode ser feito com termolina ou soluções caseiras de cola branca. Há quem faça esse processo até com spray para cabelo.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

A ideia é que endurecendo o feltro ele fique mais resistente e evite criar bolinhas com o tempo, mas os feltros de qualidade já vêm tratados de fábrica.

Além do mais, a maioria das peças de feltro são decorativas, não são feitas para serem constantemente manuseadas. Então, o tratamento do feltro não é necessário.

Tratar o feltro antes cortar os moldes ainda pode dificultar o caseado à mão, pois o tecido fica mais duro, dificultando a passagem da agulha.

#2: Existe linha certa para costurar o feltro?

A escolha da linha para costurar o feltro é muito pessoal. Tudo depende de qual tipo você tem mais facilidade para trabalhar e também qual acabamento mais te agrada. Isso vale tanto para costura quanto para bordados.

costura feltro

Linha de costura

A linha de costura é uma opção acessível, disponível em muitas cores. Também é uma linha fácil de trabalhar, porque não embola com facilidade.

Por ser uma linha fina, o acabamento com ela deixa o artesanato em feltro mais delicado, com pontos quase imperceptíveis.

Linha de meada

A linha de meada é muito usada em bordados, mas também é uma opção para a costura do feltro e para fazer detalhes como olhinhos e bocas.

Essa opção vai deixar seus pontos mais visíveis e marcados, porque a linha de meada tem um brilho acetinado que se destaca no feltro.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Outro ponto importante é que a linha de bordado vem em meadas, ou seja, você precisa puxar quantos fios quiser usar. Por esse motivo e também por ser muito maleável, a linha enrola com mais facilidade, o que pode dificultar o caseado.

Linha invisível

A linha invisível é uma escolha prática para evitar as trocas de linha à medida que se troca a cor do feltro.

No entanto, esse tipo de linha é mais recomendado para quem costura na máquina, já que a textura do nylon pode embolar muito costurando à mão.

#3: Existe lado direito e avesso?

Por mais que o feltro seja um TNT – um material semelhante ao tecido mas obtido através de uma liga de fibras – ele tem sim lado direito e avesso.

Como as duas faces são muito semelhantes, identificar o direito do feltro pode ser um pouco difícil.

A dica é: tente perceber qual lado do feltro tem mais furinhos visíveis; qual lado é mais áspero (avesso) e qual é mais macio ao passar a mão (direito).

feltro

#4: Como fazer o enchimento correto?

O enchimento é uma das etapas que mais altera a aparência da peça pronta. E isso vale tanto para o tipo de enchimento quanto para a quantidade que se usa.

A dica mais importante que você precisa ter em mente é abrir a costura antes de começar a encher uma peça.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Depois de casear, use o cabo de um pincel para expandir a costura nas bordas. Esse detalhe simples já vai permitir que a fibra preencha todos os cantinhos da peça, e isso faz toda a diferença no resultado final.

#5: Preciso de máquina de costura?

Você não precisa ter uma máquina de costura para trabalhar com artesanato em feltro. A máquina serve para adiantar muitos processos, mas você pode fazer um trabalho 100% à mão.

Costurar manualmente também é um aspecto que valoriza o trabalho e te permite desenvolver mais suas habilidades manuais.

Mas para o caso de pessoas que trabalham com lembrancinhas, por exemplo, peças pequenas que demandam muito tempo de produção à mão, vale a pena investir numa máquina de costura.

como costurar feltro na máquina

#6: Quais materiais preciso para começar?

Os materiais básicos para começar no artesanato em feltro são super fáceis de achar. Em qualquer armarinho ou loja de artesanato você vai encontrar tudo o que precisa para começar.

Feltro

O feltro pode ser comprado em lojas de tecido, armarinhos e também pela internet.

Para quem está começando, a dica é não comprar o metro inteiro do feltro (que custa a partir de 13 reais). A maioria das lojas vende meio metro e até mesmo 30 cm, o que já é suficiente para os primeiros projetos.

Enchimento

Existem vários tipos de enchimento possíveis para se usar no feltro. Cada um tem uma função e confere um acabamento diferente para a peça.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Os mais usados são: fibra de silicone; mantas acrílicas e forrobel, para peças ou detalhes slim; manta pack; EVA.

Descubra mais sobre os tipos de enchimentos e como usá-los da melhor maneira aqui: “5 Dicas de Enchimento para Feltro que Vão Deixar Suas Peças Perfeitas“.

Linhas

São muitos tipos de linhas que podem ser usadas no artesanato em feltro: a de costura, meada, invisível, crochê, pesponto, linha 10, etc.

Mas você só vai precisar de um ou dois tipos para começar. Uma para fechar as peças e outra para bordar os detalhes.

Agulha

A agulha é uma escolha muito pessoal e varia de artesã para artesã. Você vai escolher o modelo que mais se adaptar. Mas vale escolher uma agulha de ponta fina, pois um modelo mais grosso pode deixar furinhos aparentes no feltro.

Cola

Assim como no enchimento, a escolha da cola para feltro varia de acordo com o tipo de trabalho.

Por ser muito acessível e ter uma secagem rápida, a cola quente é a mais usada, mas outras colas são tão boas quanto.

A cola de silicone é perfeita para dublar o feltro; a cola universal pode fixar tanto pequenos detalhes quanto um feltro no outro; a T6000 é ideal para colagem de pedras e pérolas; e a cola spray é perfeita para junção do feltro ao papelão, por exemplo.

Tesoura

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Não é preciso ter nenhuma tesoura específica para feltro. O importante é que seja uma bem afiada, e que ela seja reservada apenas para cortar o feltro.

Veja mais dicas aqui: “3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas“.

artesanato em feltro

#7: Como dublar o feltro?

A dublagem do feltro gera muitas dúvidas. Primeiro porque muitas pessoas não sabem o que é, outras não sabem que pode ser feito de diferentes maneiras.

O objetivo é bem simples: colar um feltro sob o outro para formar uma camada mais espessa. É ideal para letras, pequenos recortes e detalhes da peça que precisam de mais resistência.

Você pode dublar o feltro de duas formas: com termocolante ou com cola de silicone. As duas maneiras são bem fáceis de fazer. Veja o passo a passo detalhado clicando aqui.

#8: Qual peça devo fazer primeiro?

Não dá pra começar no artesanato em feltro com uma peça super complicada, cheia de detalhes, não é?

Por outro lado, começar por uma peça muito pequena também pode ser difícil, já que os pontinho e cortes menores demandam mais atenção.

Ideal é começar por uma peça média, uma lembrancinha ou um bichinho que não seja muito cheio de recortes.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Assim, você vai conseguir treinar todas as habilidades básicas: corte do feltro, caseado à mão e colagem das partes.

#9: Quais são as peças mais lucrativas?

Falando sobre lucro, o que fica no seu bolso no final de uma encomenda, algumas peças são sim melhores que outras.

As melhores peças para vender são as mais clássicas, aquelas mais procuradas pelos clientes.

Enfeites para maternidade

Guirlandas, flâmulas e bastidores são sucesso absoluto entre os pais e mães. São peças clássicas, delicadas que podem ser trabalhadas em muitos temas.

guirlanda feltro

Bonecas

As bonecas de feltro são peças que vendem muito bem. Podem ser personalizadas, podem compor a decoração de uma festa, do quarto ou até mesmo servir como brinquedo pras crianças.

artesanato em feltro boneca

Jogos educativos

Os joguinhos de feltro estão sendo cada vez mais procurados no mercado. Os formatos para trabalhar são vários, mas o livro sensorial e o quiet box são destaques.

jogos educativos em feltro

#10: Qual o melhor nicho para trabalhar?

Definir um nicho de atuação dentro do artesanato em feltro talvez seja um dos passos mais importantes para quem deseja realmente ganhar dinheiro com isso.

Mas o melhor nicho para trabalhar é aquele que você mais gosta. Seja maternidade, decoração de festas, peças pedagógicas ou só lembrancinhas. A diferença está na dedicação que você vai colocar no trabalho, seja ele qual for.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Trabalhar com um tipo de peça te permite aperfeiçoar suas técnicas de forma aprofundada. Além disso, fica mais fácil divulgar e ser reconhecida quando você é especialista num estilo.

#11: É possível viver do artesanato em feltro?

Se você está lendo até aqui é porque enxerga no feltro um hobby prazeroso ou uma possibilidade de renda. E sim, é possível ganhar dinheiro com feltro e até torná-lo sua única fonte de renda.

A verdade é que o artesanato é um trabalho como qualquer outro. A diferença é que você cria seus horários e busca seus clientes. E isso requer muita dedicação e, principalmente, organização.

Trabalhar em casa pode parecer fácil, mas só quem se compromete em ter disciplina consegue ter uma rotina saudável e também obter lucro com o que faz.

O feltro cresce muito todos os dias, o que é excelente pra quem já gosta de trabalhar com artesanato.

Com novas técnicas, aplicações e formas de trabalhar esse material, a decoração em feltro se tornou um clássico entre os decoradores profissionais, que investem muito nas peças.

Além das mães e pais que querem decorar o quarto ou a festa da criança com estilo. Pra ganhar dinheiro com feltro, você precisa saber quais são as tendências, quais são as peças que mais encantam os clientes.

Faça as peças certas

Além de desenvolver todas as habilidades necessárias, é claro, você precisa estudar bem o mercado do feltro. Isso porque o segredo para lucrar com isso é justamente saber quais são as melhores peças para criar.

  • Quais têm mais procura?
  • Quais dão mais lucro?
  • Quais temas e técnicas estão em alta?
  • Quais não vendem bem e dão prejuízo?
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Esse tipo de conhecimento são práticos e só a troca de experiências entre artesãs pode garantir, mas acompanhar as tendências já é o primeiro passo pra chegar lá.

ganhar dinheiro com artesanato

Agora que você já sabe tudo que é preciso para trabalhar com artesanato em feltro, que tal fazer parte do nosso curso online?

Você vai aprender todas as técnicas e truques das melhores artesãs do Brasil. São mais de 500 aulas, projetos e moldes incríveis para todos os níveis, do iniciante ao mais avançado.

A Escola de Feltro é o melhor suporte para quem quer começar a criar peças lindas, seja para presentear ou pra vender. Se você se encaixa nesse perfil, clique aqui e conheça mais sobre o nosso curso.

E não se esqueça de deixar aqui nos comentários o que achou desse post. Ainda ficou alguma dúvida sobre artesanato em feltro?

Veja também:
5 Tendências do Artesanato em Feltro para Ficar de Olho em 2020
4 Peças de Decoração para Maternidade em Feltro para Fazer e Vender

Comentários

comentários

Safari em Feltro