Por que não Consigo Vender? 6 Ideias Criativas para Aumentar suas Vendas

Quem vive do artesanato, seja ele em feltro ou não, sabe que o trabalho não termina depois que uma peça é finalizada. Afinal, o próximo passo é vendê-la. Mas, você sabe como aumentar suas vendas?

Se não sabe, não se sinta sozinho! Isso, porque essa é uma dificuldade que muitos artesãos têm, sobretudo aqueles mais tímidos.

No entanto, além da timidez, existem outros fatores que também podem contribuir para que as vendas não aconteçam, como peças não populares no estoque, artesanatos de baixa qualidade, falta de divulgação e até mesmo uma precificação inadequada.

Por isso, como queremos te ajudar a aumentar suas vendas significativamente e, consequentemente, a sua renda, preparamos este conteúdo com dicas criativas para você, que ainda não consegue vender com tanta facilidade. Acompanhe a leitura!

Como Dobrar Suas Vendas no Elo7: 5 Dicas Simples para Otimizar Sua Loja Online
5 Passos para Alcançar o Acabamento Perfeito e Fazer Sucesso com Enfeites de Feltro

6 ideias para aumentar suas vendas de artesanato

1. Invista no seu processo produtivo

A arte de aumentar suas vendas começa lá atrás, no processo de produção das suas peças. Isso, porque dificilmente os seus clientes comprarão algo que não seja visualmente interessante e atrativo.

Desse modo, você deve investir em um acabamento bem-feito, na escolha de bons moldes e modelos de artesanato, em materiais de qualidade e em todos os outros recursos que forem necessários para que sua peça fique bonita.

Além disso, a produção das peças em si deve ser um processo tranquilo e sem pressa, para que tudo saia como o esperado.

2. Tire fotos de qualidade

Já ouviu aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Então, tenha ele em mente na hora de tirar as fotos que serão enviadas para os seus clientes e/ou postadas nas suas redes sociais e lojas virtuais.

Que fique muito claro que as imagens das peças serão as responsáveis por impactar as pessoas e levá-las à concretização da compra, principalmente em tempos nos quais as compras se dão majoritariamente pela internet.

Portanto, além da boa resolução das imagens, atente-se para outras questões, como: enquadramento, iluminação, ângulo, estabilidade da câmera e um fundo branco ou que combine visualmente com o artesanato. Quanto mais fotos, melhor!

3. Escolha um canal de vendas

Como mencionamos anteriormente, hoje em dia a maioria das compras se dá pela internet. Por isso, é necessário que você expanda o seu negócio para esse meio, definindo um ou mais canais para vender os seus artesanatos.

Entre as redes sociais, você deve se perguntar em qual delas o seu público está: no Instagram? No Facebook? Vale dizer que ambas possuem boas funcionalidades voltadas para a venda em suas plataformas.

Já com relação às lojas virtuais, você tanto pode abrir um e-commerce, como apostar em plataformas que funcionam no formato de shoppings virtuais, como Elo-7, Shopee e outras. Nessas, a estrutura já está toda montada para você. Basta postar as suas peças.

4. Aprimore as técnicas e se mantenha atualizado

Sabe aqueles períodos de baixa temporada em que as vendas caem absurdamente? Então, este não deve ser um momento para relaxar. Pelo contrário!

Aproveite o período para aprimorar suas técnicas e se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Essas são medidas que garantirão mais qualidade às suas peças e farão com que você produza artigos populares e desejados pelo público.

Portanto, nos momentos em que estiver mais tranquilo, invista em estudos e cursos!

5. Invista em embalagens personalizadas

Num primeiro momento, você pode até achar que essa ideia para aumentar suas vendas não seja uma boa dica por causa do investimento a ser feito.

No entanto, apesar de esse ser um pequeno investimento financeiro, com certeza te trará um retorno enorme. Afinal, entregar seus produtos em embalagens personalizadas pode conquistar os clientes e fazer com que eles te indiquem para outras pessoas.

Isso quer dizer que todos os detalhes minuciosos, como a embalagem, devem ser percebidos por você como uma oportunidade de incrementar o seu artesanato e torná-lo mais completo e diferenciado. Portanto, vale a pena!

6. Diversifique as formas de pagamento

Por fim, mas não menos importante, uma outra dica super funcional é a diversificação dos métodos de pagamento. É isso mesmo! A falta de opção para o seu cliente nunca pode se tornar um obstáculo para a concretização das vendas.

Portanto, pense que cada pessoa tem mais afinidade com um tipo de pagamento ou simplesmente só pode pagar de determinada forma.

Então, para não perder vendas, diversifique os métodos, como:

• Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Boleto bancário
  • Transferência
  • Pix

Viu como aumentar suas vendas pode ser mais fácil do que você imagina?

E aqui vai mais uma dica: aproveite a oportunidade para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você poderá assistir a aulas e tutoriais.

Acesse também os cursos da Escola de Feltro para aprender a produzir peças que têm muita saída entre os consumidores.

Fazendo isso, você estará por dentro de todas as tendências e, ainda, conseguirá produzir peças de qualidade para encantar seus clientes.

6 Detalhes Simples que Tornam suas Peças mais Fáceis de Vender
5 Ferramentas Online para Criar Paleta de Cores para Peças em Feltro