Sorteio Atelie Movel

5 Passos para Alcançar o Acabamento Perfeito e Fazer Sucesso com Enfeites de Feltro

Os enfeites de feltro para maternidade são aquelas peças que enchem os olhos de quem ama fazer artesanato e também de quem quer decorar o quartinho do bebê com uma peça feita à mão.

Esse universo dos bebês te permite criar os mais variados tipos de peça para decoração. Mas independente do tema ou estilo escolhido, o fator decisivo para fechar vendas é o acabamento.

Se você começou a trabalhar com feltro recentemente pode ser que ainda tenha algumas dificuldades com o caseado ou com a combinação de cores. Mas pode ficar tranquila porque isso é normal.

Mas se a sua intenção é ter sucesso no feltro ou simplesmente fazer peças perfeitas você deve buscar, cada vez mais, aprimorar suas técnicas e conhecimentos.

Para falar um pouco mais sobre o tão sonhado acabamento perfeito, nos inspiramos nas peças do curso Ursinho Astronauta, da artesã Tuuthy Teixeira.

Quer saber quais são as dicas dela pra produzir enfeites de feltro campeões de venda? Assista ao vídeo e leia as dicas logo abaixo.

Veja também:
4 Peças de Decoração para Maternidade em Feltro para Fazer e Vender
7 Dicas de Organização para Quem Trabalha com Artesanato em Casa

5 Dicas de acabamento para artesanato em feltro

1. Atenção no corte dos feltros

O acabamento das suas peças começa lá na hora de riscar e cortar os moldes. E não tem jeito, o feltro mal cortado mata a beleza do seu enfeite.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Então não tenha pressa, transfira o molde pro feltro com muita paciência e cuidado, respeitando as curvinhas exatamente como está no papel.

A qualidade da sua tesoura também é determinante nesta etapa. Se a sua já perdeu o fio, não adianta esperar um bom acabamento. Ela deve estar bem afiada pra não amassar as bordas do feltro.

Escolha um modelo maior para fazer os recortes longos; para os pequenos detalhes prefira uma tesoura de precisão, daquelas especiais para bordado.

Os detalhes podem ser feitos lentamente, cortando pouco a pouco para que fiquem perfeitos.

Uma dica boa é usar o truque da fita crepe, que colada sobre o feltro, dá mais segurança para cortar moldes pequenos ou que são muito finos.

artesanato em feltro

2. Delicadeza no caseado

Um caseado bem feito faz toda a diferença, não é? E nessa parte da produção o segredo é a prática.

Você precisa casear muitas peças até alcançar um padrão de pontos da mesma largura e altura.

Se você é iniciante, não desista por não conseguir fazer os pontinhos perfeitos como os que você vê no Instagram. Tenha paciência e pratique muito!

enfeites de feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

A escolha da linha é outro ponto que você deve considerar na hora de criar seus enfeites de feltro.

Muitas artesãs adoram usar a linha de meada, mas no caso das peças para maternidade, como essas da foto, o uso da linha de costura foi a melhor escolha.

O caseado perfeito com um único fio de linha deixou a peça super delicada. Esse detalhe é o que vai tornar o seu trabalho único e desejado pelos clientes.

3. Colagem e aplicações

Enfeites de feltro são cheios de detalhes e aviamentos, principalmente as peças que decoram o quarto do bebê. Esses detalhes podem ser colados, mas a diferença de uma peça com acabamento perfeito está no cuidado em costurar cada aplicação.

É claro que colar vai te poupar muito tempo, mas um aplique costurado (à mão ou na máquina) enriquece muito seu trabalho. Vale a pena dedicar um tempinho pra isso.

Cuidado com a cola

Não dá pra entregar uma peça cheia de cola para o cliente, não é? E esse é um erro que muita artesã comete: o exagero na cola.

As colas para feltro são fortes o suficiente para esse material, então você não precisa exagerar. Assim você evita que a cola transborde pelas laterais ou encha sua peça de respingos de cola quente.

flâmula de feltro

4. Tratamento do feltro

Uma das perguntas que mais recebemos no curso online da Escola de Feltro é: preciso tratar o feltro com termolina?

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Muita gente acredita que só com o tratamento vai ter uma peça resistente e impecável, mas essa escolha é bem pessoal e não obrigatória. Até porque, os feltros de qualidade já vêm tratados de fábrica.

Aplicar a termolina vai deixar sua peça mais durinha e vai evitar que o feltro crie bolinhas à curto prazo.

Mas é importante dizer que o produto endurece um pouco o feltro, o que pode dificultar o caseado. Fica à seu critério tratar ou não.

Baixe os moldes e assista às aulas completas! Aprenda como fazer essas peças lindas e comece a ganhar dinheiro com feltro. Clique aqui e veja o curso completo.

5. Combinação de texturas e cores

Usar outros materiais junto com o feltro agrega muito valor aos seus enfeites. Mas essa combinação de texturas deve ser muito bem pensada para não tirar a delicadeza da peça.

Lã, feltragem, tecido, renda, tule… São muitas tendências que você pode aproveitar para tornar suas peças diferentes das outras no mercado.

Outra dica muito importante: tome cuidado com as cores. Seja para peças de maternidade – que geralmente seguem uma paleta mais pastel – ou enfeites de feltro para festas, manter um padrão de cores que combinam entre si também faz parte da busca pelo acabamento perfeito.

Em outro post aqui do blog nós demos dicas completas sobre cores e estampas, dá só uma olhada: “Como Combinar Cores no Feltro – 4 Dicas Incríveis para Não Errar Nunca Mais

enfeites de feltro maternidade

Como começar?

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

O segredo do acabamento perfeito está nos pequenos detalhes. A verdade é que não existe atalho: pra fazer peças cada vez mais bonitas, você precisa praticar muito, buscar referências e descobrir técnicas que diferenciem seu trabalho.

É por isso que no nosso curso sempre buscamos trazer professoras com especialidades e estilos diferentes. Assim fica mais fácil descobrir novas maneiras de criar e produzir; truques que facilitam o trabalho e o tornam mais atraente para os clientes.

O curso Ursinho Astronauta, por exemplo, está recheado de dicas de acabamento para decoração de maternidade, que é a especialidade da Tuuthy.

Se você quiser aprender tudo diretamente com ela, através das aulas que são super detalhadas, conheça um pouco mais sobre a Escola de Feltro.

Eu tenho certeza que o conhecimento que você vai adquirir com o curso vai mudar completamente o que é o artesanato em feltro na sua vida, seja ele um hobby ou uma fonte de renda.

Clique aqui e acesse o portal para conferir todas as informações.

Agora que você já viu as dicas de acabamento para enfeites de feltro, conta aqui nos comentários qual é o seu truque pra deixar suas peças mais bonitas?

Veja também:
Qual é o Melhor Nicho do Feltro para Investir em 2020?
5 Tendências do Artesanato em Feltro para Ficar de Olho em 2020

Comentários

comentários

Safari em Feltro