Fotografia para Artesanato: 3 Passos para Valorizar suas Peças e Vender Mais

Uma imagem vale mais que mil palavras. É isso que você deve ter em mente quando for divulgar seu artesanato nas redes sociais.

Fotos bonitas, bem iluminadas e bem editadas podem ser o grande diferencial para te fazer ter mais sucesso no artesanato em feltro.

Mas como alcançar tudo isso? É preciso ter um equipamento profissional? Você tem que saber tudo sobre edição de imagens?

É disso que vamos falar neste post! Você vai aprender os três passos fundamentais para fotografar seu artesanato:

A pré-produção: como preparar uma iluminação que valoriza a peça e como montar um cenário que torna sua foto mais interessante.

O manuseio do equipamento: como preparar seu celular e otimizar suas fotos.

E, por fim, a edição: como realçar os pontos positivos da imagem e esconder os defeitos que você não quer mostrar.

4 Tendências do Artesanato em Feltro para se Atualizar em 2021
Escola de Feltro Vale a Pena? Descubra Como Funciona o Curso Online

Guia Completo: Como Fotografar seu Artesanato

Passo 1: Montando o cenário para a foto

O ponto mais importante na hora de montar o cenário é que a peça deve ser o centro das atenções.

Por isso a escolha do fundo é tão crucial para a composição da foto. Menos é mais!

Prefira usar fundos neutros, sem estampas ou cores fortes. Caso contrário, você pode acabar criando uma competição entre os elementos, o que vai deixar a imagem pesada e confusa.

Você pode usar uma folha de EVA, um tecido liso, uma parede ou até mesmo o tampo de uma mesa.

Ornamentos

Nas redes sociais, as fotos conceituais geram mais engajamento e, consequentemente, mais interesse de potenciais clientes.

Ao contrário da foto comercial, que normalmente apresenta a peça num fundo claro e liso, a foto conceitual traz a peça para um cenário mais contextualizado e ornamentado.

Você pode usar ferramentas do artesanato em feltro para compor o cenário: linhas, fitas, flores, botões, recortes, tesouras, etc.

Esses acessórios enriquecem a cena, mas é preciso ter muita atenção para não poluir o espaço com muitos detalhes.

E também é importante que todos eles estejam em harmonia entre si e com a protagonista da foto, sua peça de feltro.

Fotos: @julianapgordilho

Passo 2: Manuseio da câmera

Você já deve saber que não é preciso ter um equipamento profissional para tirar boas fotos do seu artesanato.

Mas ainda assim, é importante ter em mente alguns cuidados na hora do click.

O primeiro – e mais básico deles – é a limpeza da lente.

O contato com as mãos pode deixar a câmera do seu celular com uma película oleosa quase imperceptível. E isso faz com que as fotos fiquem embaçadas.

Por isso, antes de qualquer coisa, limpe a lente com um pano macio e seco.

Estabilidade e enquadramento

Sua foto não vai ficar boa sem o mínimo de estabilidade. Qualquer movimento pode deixar a imagem borrada ou destorcida.

Por isso, tente deixar o celular completamente imóvel na hora de fotografar.

Você pode usar um tripé, uma pilha de livros, uma caixa de sapatos.

E para evitar que o celular se mova quando clicar na tela, use o modo temporizador. Vai fazer muita diferença!

DICA
Não economize clicks. Quanto mais opções você tiver, melhor! Fotografe a peça no cenário aberto e também os detalhes, costuras e aplicações. Isso valoriza seu trabalho e deixa seu perfil ainda mais rico.

Passo 3: Edição e filtros

A edição é importante para compensar alguma característica da fotografia que não pôde ser trabalhada no momento de tirar a foto.

Um exemplo são as fotos que não parecem nítidas, isso pode ser corrigido no aplicativo de edição, assim como o aumento de luminosidade ou do contraste entre as cores.

O filtro facilita muito a pós-produção, principalmente se você não tem muita habilidade em trabalhar com ferramentas de edição.

Mas é bom ter cuidado, pois eles podem comprometer a qualidade da imagem e também interferir na aparência da peça ou na identidade visual que você estabeleceu para seu perfil.

3 Aplicativos de edição/filtros que você precisa conhecer

Lightroom

Ele te permite fazer ajustes meticulosos da iluminação: se a foto saiu escura, ou ao contrário, muito iluminada, se precisa de mais brilho ou contraste. É bem fácil de usar. Mas, por ser bem completo, pode ser pesado para o celular.

VSCO

É um dos apps mais populares para edição de fotos. Nele você vai encontrar uma infinidade de filtros gratuitos e pagos. Além disso, ele também funciona como editor de fotos.

Snapseed

O Snapseed é um aplicativo muito funcional que te permite fazer edições básicas de recorte, saturação, brilho e contraste. E também possui uma galeria de filtros e efeitos pré-definidos para você escolher.

Esses são os 3 passos que você deve seguir para ter fotos cada vez mais bonitas.

Não tenha dúvidas de que este detalhe vai fazer uma grande diferença nos seus resultados com o artesanato em feltro.

O que achou das dicas? Ainda tem alguma dúvida sobre fotografia? Conta pra gente nos comentários!

Nichos do Artesanato em Feltro: Como Definir o Melhor pra Você?
5 Erros que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Comete