5 Erros que Todo Iniciante no Artesanato em Feltro Comete

Começar uma nova atividade, como o artesanato em feltro, pode gerar muitas dúvidas em quem ainda não tem experiência.

No caso do artesanato, alguns erros de principiantes são fundamentais para o resultado final de um trabalho.

Afinal, a beleza do feltro está na delicadeza e no acabamento. Por isso, se você está iniciando nesse mundo agora, nada melhor que algumas dicas de quem entende do assunto.

Por isso, convidamos a artesã Ediane Mayná para compartilhar com a gente 5 erros mais comuns que todo iniciante comete e ensinar como corrigi-los de maneira prática.

Com certeza você vai se identificar com pelo menos um deles. Confira!

Jogos Pedagógicos: 5 Motivos para Trabalhar com Esse Tipo de Peça
Direitos Autorais no Artesanato em Feltro: O que é Proibido Fazer?

Dicas preciosas para quem está começando no artesanato em feltro

A Ediane acabou de lançar um curso lindo na Escola de Feltro. Uma coleção de cachorrinhos que é um sucesso com os clientes.

Se quiser ter acesso às aulas e moldes, não deixe de conferir mais informações clicando aqui.

#1: Como cortar feltro

Como sempre falamos aqui no blog, o acabamento começa no corte. E para um corte perfeito, também é preciso ter atenção no risco do molde.

Não tenha pressa nessa etapa. Segure bem o papel e contorne o desenho com cuidado.

Na hora de cortar, não se esqueça de remover as marcas de caneta do feltro, caso não use uma caneta apagável.

artesanato em feltro

#2: Cuidados com a tesoura

Um erro comum entre as iniciantes no artesanato em feltro é usar a mesma tesoura para cortar feltro, papel, tecido, papelão.

Assim, o equipamento perde o fio e o corte do feltro fica prejudicado. Por isso, tenha uma tesoura exclusiva para o feltro, e tente mantê-la sempre afiada.

#3: Pontos no feltro

O caseado é um grande gerador de dúvidas: Como fazer? Qual distância deixar entre os pontos? Como arrematar? E por aí vai…

Um erro muito comum é deixar a linha do arremate solta ou não manter um padrão de tamanho na peça toda. As dicas do vídeo vão te ajudar a alcançar o tão sonhado caseado perfeito.

feltro artesanato

#4: Como encher peças em feltro

Uma peça mal preenchida pode comprometer todo o trabalho. Iniciantes costumam errar não só na quantidade de fibra, mas também na forma de colocá-la entre os feltros.

Para ter um bom enchimento, é melhor deixar apenas uma pequena abertura na costura, e assim, ir colocando a fibra aos poucos em cada cantinho.

como trabalhar com feltro

#5: Cola para feltro

Alguma vez você exagerou na cola? Não se preocupe, esse erro é muito comum. O problema é que ele pode comprometer o acabamento da peça, deixando fiapos de cola ou um relevo indesejado entre os feltros.

A dica é usar o mínimo possível. Tanto a cola quente quanto a cola de silicone fria são bem potentes e poucas gotinhas já vão manter o feltro no lugar.

Agora, se você precisa corrigir um feltro colado no lugar errado, a dica da Ediane no vídeo é muito eficaz!

artesanato com feltro para iniciantes

Essas são as dicas da Ediane Mayná pra você que está começando no artesanato em feltro.

E aí, o que achou? Compartilhe suas experiências de iniciante aqui embaixo nos comentários.

Guia dos Enfeites de Maternidade em Feltro: Moldes e Dicas Preciosas

Bonecas de Feltro: 4 Dicas para Ter Peças Mais Bonitas e Lucrativas