Como Afiar Tesoura pra Manter o Corte Perfeito no Feltro

Aqui na Escola de Feltro costumamos dizer que o acabamento perfeito começa no corte. E pra ter um corte preciso e sem picotes é preciso saber como afiar tesoura sempre que ela começar a perder o fio.

Mas pra isso não é preciso encontrar um profissional ou ter equipamentos específicos. Você pode afiar sua tesoura em casa, com a ajuda de materiais que já tem por aí.

Hoje vamos te ensinar 3 maneiras simples e eficientes pra recuperar uma tesoura cega. Você vai se surpreender com a facilidade desse processo. Dá uma olhada!

3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas
Porta-tesoura em Feltro – Passo a Passo com Molde

Afiando a tesoura com garrafa de vidro

Parece estranho, mas um copo ou garrafa de vidro é tudo que você precisa pra afiar sua tesoura.

Mas esse processo vai danificar o vidro, então escolha um recipiente que possa ser descartado depois.

Como fazer:

1. Encaixe a tesoura ao redor da garrafa e faça movimentos de corte repetidamente.

2. Pressione levemente o vidro pra que ele afie a lâmina mas não se quebre com o excesso de força.

3. A medida que for afiando a tesoura, faça testes num retalho de tecido até ficar satisfeita com o resultado.

Afiando a tesoura com lixa

Essa técnica é bem simples e rápida. Tudo que você vai precisar é de uma lixa para parede ou madeira, com granulação entre 150 e 200.

Mistura Geral

Como fazer:

1. Dobre sua lixa ao meio, deixando o lado áspero virado para fora.

2. Use a tesoura cega para cortar a lixa em tiras finas várias vezes.

3. Enquanto corta, certifique-se de usar toda a extensão da lâmina, não só a ponta.

4. Teste num retalho de tecido e repita o processo até atingir seu objetivo.

Afiando a tesoura com papel alumínio

O papel alumínio é excelente pra afiar tesouras e alicates. Além dele você pode usar uma esponja de aço também.

Mistura Geral

Como fazer:

1. Dobre a folha de alumínio várias vezes e vá cortando tiras finas, até estar satisfeita com o resultado.

2. Se for usar a esponja de aço, corte a por inteiro algumas vezes e vá testando num retalho de tecido.

3 Dicas pra manter a tesoura afiada

1. Você já deve saber que a tesoura usada pra cortar o feltro não deve ser usada pra mais nenhum material, certo? Papéis, tecidos e mantas vão danificar a lâmina da sua tesoura, e você vai precisar afiar com muito mais frequência.

2. Evite deixar sua tesoura desprotegida em contato com outros seus materiais, principalmente com agulhas e alfinetes. Você pode fazer um porta-tesouras (tem passo a passo com molde aqui) ou guardá-la separadamente.

3. Faça a manutenção da sua tesoura regularmente: limpe sempre que usar, remova fiapos de feltro, lubrifique com óleo próprio pra isso e, se necessário, use uma chave de fenda para ajustar o parafuso do pivô.

como afiar tesoura

Você vai ver que manter sua tesoura afiada vai fazer uma diferença enorme no resultado final das suas peças.

E agora que você sabe como afiar tesoura de 3 formas diferentes, não tem desculpa pra continuar sofrendo com uma tesoura ruim, não é?

Você conhecia essas técnicas do post? Conta pra gente aqui nos comentários!

5 Passos para Alcançar o Acabamento Perfeito e Fazer Sucesso Feltro
Artesanato em Feltro Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo