Como Fazer Ponto Caseado Passo a Passo

O ponto caseado é essencial para diversos trabalhos em feltro. Por isso, vamos ensinar todos os segredos e dicas para fazer esse ponto. Aprenda como fazer caseado simples, caseado com pérolas e o arremate perfeito.

Além disso, você aprenderá de uma vez por todas como resolver alguns probleminhas que podem aparecer durante a confecção de uma peça, como quando a linha acaba ou arrebenta durante a costura. Você verá que, mesmo nesses casos, o caseado pode ficar perfeito, a partir de alguns truques, claro! Aprenda todos agora mesmo!

Escola de Feltro

Veja também:

Como Costurar Feltro: Conheça 4 Pontos Essenciais

Flor de Feltro Alinhavada – Passo a Passo Simples

6 Dicas de como fazer ponto caseado perfeito

Link do vídeo no YouTube: Dicas de ponto caseado

1. Largura e altura dos pontos

Sempre calcule a mesma largura e altura entre um ponto e outro. Para deixar a costura ainda mais simétrica, use a mesma medida na largura e na altura dos pontos, formando quadradinhos com o caseado.

2. Proporção dos pontos e tamanho da peça

Quanto menor a peça, menor devem ser os pontos e o espaço deixado entre eles. Essa regra também vale para peças maiores, que precisam ter pontos e espaçamento proporcionais para que a costura não desapareça totalmente na peça.

3. Como fazer o caseado tradicional

Para fazer o ponto caseado, costure formando argolas com a linha. A cada argola formada, basta passar a linha dentro dela e depois puxar.

ponto caseado

Como arrematar

Quando chegar no último ponto, dê um ponto sobre o primeiro que foi feito. Depois, insira a agulha por cima desse ponto e saia em outro local da peça. Para finalizar, corte a sobra da linha, deixando a ponta dela escondida dentro da peça.

4. Como fazer o caseado com pérolas

Para fazer o caseado com pérolas, dê o primeiro ponto no feltro. Depois, insira a pérola até o final da linha e passe a agulha novamente pelo feltro, como se fosse fazer o caseado comum.

Antes de passar a linha por dentro da argolinha, é preciso observar a posição da pérola – ela deve estar encostada no feltro, mo lugar que a linha está saindo na costura. Assim que formar a argolinha da costura, passe a linha por dentro dela, prendendo a pérola no feltro.

Como arrematar

Dê dois pontos no final. Depois, insira a agulha no meio da peça deixando a agulha sair em outro local. Para finalizar, corte a sobra de linha.

5. Como continuar o caseado

Quando a linha acaba

Coloque um pedaço de linha na agulha e dê um nó no final dessa linha. Insira a agulha por baixo do último ponto dado, deixando a agulha sair no meio dele. Depois, continue normalmente seu caseado.

Quando a linha arrebenta

Quando a linha arrebentar, não corte a sobra dela para que seu caseado não se desfaça. Sendo assim, você deverá esconder essa sobra de linha dentro da peça.

Depois, pegue um pedaço de linha e coloque na agulha. Dê um nó no final dessa linha. Insira a agulha na parte interna da peça, entre o último ponto. Feito isso, continue normalmente o caseado.

6. Como casear peças sobrepostas

Para prender detalhes na peça com o caseado, como uma orelhinha ou uma asinha, primeiro insira o detalhe entre as camadas de feltro. Inicie o ponto de costura normalmente formando uma argolinha.

Mas, antes de inserir a agulha dentro da argolinha, fure atrás a peça que está sendo presa, na mesma direção do ponto que você está fazendo. Só depois passe a linha por dentro da argolinha, puxando-a.

Agora não dá mais para errar no ponto caseado, não é verdade? A partir dessas dicas e um pouco de treino, certamente sua costura ficará mais perfeita a cada dia.

Quer aprender outras dicas para se aperfeiçoar ainda mais? Então conheça o Curso de Artesanato em Feltro. Lá você vai conhecer muito mais truques valiosos que ninguém te contou ainda.

Veja também:

Como Costurar Feltro à Mão – 4 Pontos Que Você Precisa Saber

Como Fazer Ponto Caseado e Pesponto





Recomendado Para Você:

Comentários

comentários