8 Ideias de Cenários para Fotos que Valorizam seu Artesanato

Montar bons cenários para fotos das suas peças em feltro é essencial para garantir boas vendas. Afinal, uma imagem de qualidade atrai o cliente e é o primeiro contato dele com seu trabalho. Mas, você sabe como fazer isso?

Além de saber usar sua câmera/celular e iluminação perfeita, o cenário é um dos fatores cruciais para garantir uma boa fotografia e valorizar os seus artesanatos.

Por isso, neste artigo, vamos compartilhar várias ideias de cenários. Mas não se preocupe, pois você não precisará de um estúdio profissional para isso.

Com criatividade e seguindo nossas dicas, você conseguirá produzir cenários para fotos incríveis, e o melhor: super econômicos. Portanto, confira!

10 Dicas para Tirar Boas Fotos de Artesanato com o Celular
5 Ferramentas Online para Criar Paleta de Cores para Peças em Feltro

Como montar um cenário para fotos?

Vamos então conferir as dicas de como produzir lindos cenários para fotografar o seu artesanato? Quem nos ajuda com isso é a artesã Juliana Gordilho.

1. Cenário com tecido

O tecido é um dos principais elementos utilizados para criar o fundo de um cenário, principalmente por ser bem acessível.

Em geral, são usados tecidos de cores neutras e claras, como o branco e o bege, para não contrastar com a peça de artesanato. Além disso, eles devem ser mais encorpados, como é o caso do suede.

2. Cenário com papel

Outra possibilidade é utilizar o papel no lugar do tecido. No entanto, a regra das cores neutras e claras também deve prevalecer.

3. Cenário para fotos com sousplat de palha

Sabe aquele sousplat de palha que você utiliza na sua cozinha? Então, ele pode servir como fundo em diversos cenários para fotos. O legal é que ele dá um ar diferenciado e totalmente sofisticado para as suas peças.

4. Cenário com madeira

Assim como a palha, a madeira também desempenha essa função de diferenciação e até mesmo charme na sua peça. Portanto, vale a pena investir em cenários com ela.

5. Composição de cenário para fotos com materiais de artesanato

Para quem quer deixar o cenário mais interessante, além do fundo neutro, pode investir em materiais de artesanato para compor esse espaço, como linhas, botões e tesouras.

Mas aqui vão duas importantes dicas:

1. Esses elementos devem ser nas cores que aparecem na sua peça.
  2. Eles nunca devem ser maiores do que o artesanato, para que a atenção do cliente se concentre na peça, e não no que está ao redor dela.

Portanto, centralize a peça e coloque itens menores ao seu redor.

6. Cenários para fotos com ornamentos naturais

Outra opção é utilizar ornamentos naturais ao redor da peça, como flores e galhos secos. Eles seguem a mesma regra do tópico anterior: devem ser menores do que a peça artesanal que você deseja divulgar.

Além disso, saiba que você também pode misturar itens do seu material de artesanato com elementos naturais. Basta conseguir uma boa harmonização!

7. Cenário com itens do seu nicho

Outra ideia é compor os cenários para fotos com elementos do seu nicho.

Por exemplo: se você, assim como a artesã Juliana Gordilho, produz artesanatos voltados para a maternidade, então pode colocar itens que remetam a esse nicho, como letras em MDF. Veja a imagem abaixo para entender melhor.

8. Cenário com itens da temática da peça

Por fim, uma última ideia para compor o seu cenário é utilizando itens que tenham a ver com a temática da peça.

Se a peça for natalina, por exemplo, você pode usar alguns enfeites da árvore de Natal; se for direcionada para o período da Páscoa, você pode colocar ovinhos, pegadas do coelhinho, etc. O importante é deixar a criatividade solta!

Viu como pode ser bem simples criar cenários para fotos e valorizar ainda mais as suas peças para impressionar os clientes?

Aproveite para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube para assistir a aulas e tutoriais que vão te ajudar a produzir peças ainda mais bonitas!

Tendências do Artesanato em Feltro que Você Precisa Conhecer em 2022
Por que não Consigo Vender? 6 Ideias Criativas para Aumentar suas Vendas