Linha Invisível: Como Usá-la Corretamente no Feltro?

Linha Invisível: Como Usá-la Corretamente no Feltro?
Pacote de Guirlandas em Feltro

A linha invisível, também conhecida como linha transparente, é bastante utilizada no artesanato, principalmente com feltro, pois além de deixar a costura quase imperceptível, ela garante durabilidade à peça, uma vez que é mais resistente que as linhas comuns. 

Outra vantagem dela é a sua praticidade. Isso porque ela se adequa a cor do tecido e a(o) artesã(o) não precisa trocar de linha toda vez que costurar peças que possuem várias cores ou utilizar linhas com tonalidades diferentes dos tecidos. 

Se você quer saber mais sobre as vantagens da linha invisível nos trabalhos com feltro, continue a leitura e confira todas as dicas que separamos para te ajudar a utilizá-la corretamente nas suas peças.

Veja também:
Existe Linha Certa pra Costurar Feltro?
Aprenda 5 Pontos de Costura à Mão para Fechar Peças de Feltro

Como usar linha invisível no feltro

Se você trabalha com feltro e deseja usar a linha invisível em suas peças ou se já utiliza e quer saber mais sobre esse item, confira as dicas dadas pela artesã Fernanda Golono para a Escola de Feltro. Com certeza, elas vão facilitar sua vida.

O que é a linha invisível?

A linha invisível pode ser confeccionada em poliamida ou nylon e seu fio é bastante resistente, garantindo firmeza e durabilidade às peças. Além disso, seu tom transparente deixa a costura discreta, ideal para um acabamento perfeito.

Você encontra esse tipo de linha em lojas físicas para artesanatos ou tapeçaria e pela internet. Existem várias espessuras de linhas invisíveis no mercado, mas cada uma delas é indicada para um tipo de costura ou artesanato.

Linha invisível: para que serve?

As linhas invisíveis podem ser usadas para costuras em máquinas domésticas ou industriais e também à mão. As mais indicadas para essas finalidades são:

  • 0,10mm: indicada para tecidos finos e delicados
  • 0,15mm: indicada para dar mais resistência às peças como cortinas, roupas de cama, cobertores, mesa e banho e matelassê
  • 0,18mm: indicada para dar mais firmeza às peças como guarda-sol, embalagens de PVC, sacos para dormir, almofadas e bonés 
  • 0,20mm: indicada para costuras mais espessas como persianas, toldos, calçados e colchões 
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Atenção: Linhas com espessura acima de 0,20mm não são indicadas para costura em artesanatos, pois são grossas e não encaixam bem nas agulhas de mão e de máquinas, além de não proporcionarem boa flexibilidade.

Para o artesanato em feltro as linhas invisíveis mais indicadas são as de 0,10mm e 0,15mm e as agulhas número 14 são as ideais. 

Como usar linha invisível na máquina de costura?

Uma dúvida muito recorrente sobre as linhas invisíveis é se elas podem ou não serem usadas na máquina de costura, e a resposta é sim! Afinal, as linhas com espessuras até 0,18mm são finas e encaixam bem tanto na agulha quanto na bobina.

Ainda está em dúvida sobre a linha ser adequada ou não para sua máquina? Não se preocupe, basta fazer o seguinte teste: 

  • Puxe um pedaço da linha com as duas mãos até ela arrebentar. Se ela arrebentar-se sem muita dificuldade, ela poderá ser utilizada na máquina tranquilamente;
  • Porém, se você encontrar dificuldade para arrebentá-la, evite usá-la no seu equipamento, pois ela pode travá-lo ou ainda agarrar nas engrenagens ou bobina.

Dicas para costurar com linha invisível

Agora que você já sabe como escolher o melhor tipo de linha invisível para a sua máquina, é hora de colocar a mão na massa e começar os trabalhos. 

Porém, alguns cuidados são essenciais para garantir uma boa costura e um bom funcionamento do seu equipamento. Vejamos 4 pontos importantes que você deve prestar atenção:

1. Tensão da máquina

A linha invisível costuma ser escorregadia, por isso ela precisa ficar bem esticada durante a costura. Dessa forma, você deverá ajustar a tensão do ponto da sua máquina para evitar que a linha enrosque durante o percurso até a agulha ou fique frouxa na peça. 

O ideal é que a tensão do ponto da máquina esteja entre 2.5 e 3.0, porém esse número poderá variar de acordo com o modelo e a marca do seu equipamento. 

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Por isso, puxe o fio e observe se ele percorre com facilidade, mas não muita, entre o tensor e a agulha. Se ele percorrer sem muito esforço, o ponto de tensão está correto. Um suporte para linhas também pode ser útil nesse quesito.

2. Bobina

Outro detalhe que você precisa prestar atenção é a bobina. Ao preenchê-la com a linha invisível, o fio precisará ficar bem esticado dentro dela, do contrário, você encontrará dificuldades para costurar e a qualidade da costura não ficará tão boa. 

Além disso, você não deve preencher a bobina até o final. O recomendado é que sempre sobre um pouco de espaço dentro dela, assim ficará mais fácil colocá-la na caixa de bobina e a linha não irá forçá-la ao ponto dela quebrar. Para costura com linhas invisíveis prefira sempre bobinas de metais.

Atenção: se durante a costura você notar que a linha se rompe ou embola com frequência, provavelmente, o problema está no tensor da máquina, na bobina ou no trajeto do fio até a agulha. Por isso, refaça todo o processo até identificar o erro.

3. Ferro de passar

Outra dúvida muito frequente é se a linha invisível pode ser passada a ferro? E sim, você pode usar ferro de passar em costuras com esse tipo de linha.

No entanto, assim como os tecidos finos não devem ser expostos diretamente a altas temperaturas, a linha invisível também não, principalmente as de 0,10 e 0,15mm. Afinal, como são produzidas em poliamida ou nylon, elas podem derreter ou arrebentar com o alto calor e danificar sua peça.

Por isso, o recomendado é colocar um pano por cima da peça antes de passá-la ou diminuir a temperatura do seu eletrodoméstico. Os ferros usados em artesanato como patchwork e quilting também são indicados.

4. Costura à mão com linha invisível

Embora seja muito utilizada em máquinas de costura, as linhas invisíveis não são tão comuns na costura à mão. Porém, alguns artesãos preferem esse tipo de fio para facilitar o trabalho e garantir um ótimo acabamento nas peças de feltro.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Em primeiro lugar, saiba que para esse tipo de costura as linhas 0,10 e 0,15mm são as mais indicadas, pois são mais finas, cabendo perfeitamente na agulha. 

Em segundo lugar, para fazer um ponto caseado ou ponto invisível, será necessário usar um pouco mais de força ao puxar a linha para ajustá-la na peça. Isso porque, ela precisa ficar bem esticada para garantir firmeza no resultado final.

Além disso, a linha invisível não deixa que a peça em feltro fique esticada demais quando preenchida com espuma ou fibra, pois a elasticidade do fio contribui para que o tecido seja estendido com facilidade e o acabamento fique perfeito.

Mais algumas dicas para usar a linha invisível

Para finalizar, ainda separamos mais algumas dicas para facilitar sua costura com linha invisível, seja na máquina ou à mão. Confira:

  • Não esqueça de aplicar o retrocesso na máquina no início e no fim da costura, assim, você não corre o risco da sua linha soltar-se com o tempo
  • Ao terminar a costura, você pode simplesmente cortar ou queimar a pontinha do fio que sobrar
  • Não guarde a linha invisível armazenada na bobina, pois com o tempo ela tende a afrouxar-se e sua costura poderá ficar prejudicada quando usá-la novamente
  • No momento da costura, as linhas de cima e de baixo devem estar posicionadas para a parte de trás da agulha, ou seja, no sentido oposto a você

E então, gostou das nossas dicas para utilizar a linha invisível corretamente em suas costuras com feltro? Conte pra gente nos comentários.

E não esqueça de acessar o canal da Escola de Feltro no Youtube. Lá você terá acesso a dicas, aulas completas e tutoriais incríveis!

Veja também:
Como Fazer Ponto Caseado com Aplicação de Pérolas
Como Costurar Feltro na Máquina – Dicas Para Facilitar Sua Vida

Comentários

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado