Como Fazer Ponto Invisível em Bonecos de Feltro: Passo a Passo Fácil

Os bonecos de feltro são um dos itens mais vendidos pelos artesãos que trabalham com esse material. No entanto, quem produz essas peças sabe que unir os membros de um boneco sem deixar transparecer a costura é um desafio muito grande!

Mas, como a Escola de Feltro procura facilitar a vida dos artesãos de plantão, resolvemos trazer um passo a passo ensinando a costurar o feltro com ponto invisível. Assim, será possível deixar os bonecos de feltro mais realistas e bonitos.

Além disso, separamos também um vídeo do canal da Escola de Feltro no YouTube, no qual a professora e artesã Taty Alonso dá importantes dicas de como fazer esse ponto invisível na finalização das suas peças. Vamos conferir tudo isso agora?

Aprenda 5 Pontos de Costura à Mão para Fechar Peças de Feltro
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes

Como fazer ponto invisível em bonecos de feltro + dicas

Vamos começar pelo vídeo da Escola de Feltro em que a professora e artesã Taty Alonso ensina como fazer ponto invisível e dá importantes dicas:

Viu como é simples? Mas, não acabou! Agora vamos conferir um outro passo a passo, dessa vez ensinado pela professora e artesã Alê Cita, da Escola de Feltro. Acompanhe!

1. Corte 4 fios de linha de costura e coloque na agulha. Essa é uma estratégia para que ela fique mais resistente e não se arrebente na hora que você tiver que puxar para escondê-la.

2. Pegue as duas partes do boneco que serão encaixadas. Se necessário, corte um pouco da fibra de enchimento que já está dentro das partes para que ela possa entrar melhor, permitindo o encaixe perfeito.

3. Em seguida, encaixe as partes.

4. Para unir e fixar as partes, vamos fazer o ponto invisível! Para isso, dê um nó em um local de encontro das duas peças. Essa é uma forma de deixar a linha bem firme.

5. Agora, você vai entrar e sair com a pontinha da agulha em uma das peças. Em seguida, puxe a linha.

6. Faça a mesma coisa: entre e saia com a ponta da agulha na outra peça.

7. Continue o processo, intercalando entre a parte de cima e a de baixo.

8. A cada 3 ou 4 pontos, puxe a linha para que os pontos se escondam.

9. Finalize passando a agulha de um lado para o outro da peça e cortando a linha.

E pronto, sua peça estará com a costura perfeita!

Vale dizer que nesse passo a passo foi utilizada uma linha vermelha para que você pudesse visualizar melhor as etapas. Mas, o ideal é que você use uma linha da cor do feltro que está sendo costurado.

E então, o que você achou desses passo a passos e dicas sobre como fazer ponto invisível em bonecos de feltro?

Aproveite a oportunidade para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você poderá assistir a aulas e tutoriais incríveis.

Não deixe também de acessar o Blog da Escola de Feltro para conhecer os nossos cursos. Eles te ajudarão a se capacitar e se tornar um artesão de sucesso!

10 Formas Incríveis de Guardar e Organizar seus Materiais no Ateliê de Costura
Existe Linha Certa pra Costurar Feltro?