10 Formas Incríveis de Guardar e Organizar seus Materiais no Ateliê de Costura

Como você organiza todos os materiais de trabalho no seu ateliê de costura? Ou melhor: eles ficam organizados e facilitam os seus afazeres ou é aquela bagunça onde você não consegue achar nada?

Estamos te perguntando isso porque é essencial manter a organização em um ambiente de trabalho. Isso porque só assim você conseguirá programar a sua rotina e seguir um bom ritmo no preparo dos artesanatos.

Assim, pensando em te ajudar nessa questão, preparamos este conteúdo que vai te ensinar diversas formas de guardar cada um dos seus materiais de costura e deixar o seu trabalho muito mais dinâmico. Confira!

Materiais de Costura: Como Montar um Kit Básico para Iniciantes
Como Fazer Pequenos Reparos em Roupas: Aprenda uma Habilidade Útil e Lucrativa

Os principais problemas de um ateliê de costura desorganizado

Nós bem sabemos que os materiais de costura são muitos e, na maioria das vezes, bem pequeninos, não é verdade? Por isso mesmo deixá-los espalhados por aí, sem a devida organização, pode fazer com que eles fiquem completamente perdidos. E isso, obviamente, não permitirá que o seu trabalho seja rápido, prático e simples.

Isso quer dizer que você perderá horas e mais horas procurando um material, tempo este que poderia estar sendo destinado ao trabalho em si.

Mas os problemas não param por aí! Sem organização, o espaço do ateliê se tornará insuficiente para tantos materiais e muitos deles podem até se danificar se ficarem em lugares inapropriados.

Por todas essas razões, é indispensável guardar de forma organizada cada um dos seus materiais no ateliê de costura. E lembre-se: o seu ateliê pode ser grande ou pequeno, em um espacinho de casa ou em um local separado… Não importa! Ele deve estar sempre organizado.

Agora vamos às formas de armazenamento!

Como organizar os materiais de costura?

Para te ajudar na arrumação do seu ateliê de costura, resolvemos separar os materiais por grupos. Assim, você consegue visualizar melhor onde cada um se encaixa perfeitamente. Confira!

Linhas

Vamos começar por um dos materiais mais utilizados na hora de costurar: as linhas? Pois bem, existe uma infinidade de possibilidades para guardá-las. Algumas delas são:

Prateleiras/estantes

Você pode utilizar as prateleiras ou estantes para organizar as suas linhas de costura.  Assim, elas ficarão expostas e darão um charme ao ateliê.

Carretéis na parede

Outra possibilidade é fixar os carretéis de linhas à parede através de pregos, suportes ou molduras, que podem ser criadas por você mesmo. O efeito fica bem bonito e isso ainda te ajuda a achar mais rapidamente a linha que está precisando para um trabalho.

Independente de qual seja a forma escolhida para organizar as linhas, saiba que você pode agrupá-las utilizando vários critérios, como: frequência de uso, cor, tamanho e marca. Demais, não é?

Agulhas e alfinetes

Os alfinetes e as agulhas são, sem dúvidas, os materiais mais fáceis de serem perdidos, não é mesmo? Haja vista os seus minúsculos tamanhos. Desse modo, a maneira mais fácil de não perdê-los e nem de espetar os dedos é utilizando uma almofadinha. Essa, por sua vez, pode ser colocada em caixas ou cestos organizadores.

Tecidos e feltros

Em uma prateleira grande, com muitas divisórias, organize os tecidos! Uma boa opção para encontrá-los de forma mais fácil é organizá-los por cores e estampas.

Já os retalhos pequenos, que forem sobrando ao final dos trabalhos, você pode armazenar em uma caixa transparente. O importante é não jogá-los fora, pois eles podem ser reaproveitados em outras tantas costuras.

Botões, zíperes e outros materiais menores

Para guardar outros materiais menores, como botões, zíperes e a própria almofadinha de alfinetes, você pode utilizar caixas organizadoras. Assim, use cada divisória para guardar uma categoria de material. Essa ideia é ótima para quem não tem muito espaço no ateliê.

Entretanto, caso você tenha muitos itens de cada categoria (muitos botões, muitos zíperes, muitas miçangas, etc), então a alternativa é colocar cada um dentro de pequenas caixas ou potes de vidro recicláveis, para que possam ficar mais espaçados. Não se esqueça, no entanto, de etiquetar cada uma delas para ficar mais fácil a sua localização.

Fitas

As fitas também seguem a mesma dica anterior: utilize caixas organizadoras e, em cada divisória, faça a separação por cores.

Bobinas

Além de reutilizar potes de vidro para guardar alguns materiais, como já mencionamos anteriormente, uma outra forma de ser reciclável é utilizando fôrmas de gelo para guardar as bobinas. Essa é uma forma fácil de achá-las, evitar que elas desfiem e, ainda, ser sustentável e ecologicamente correto!

Entretanto, na imagem abaixo, você ainda encontra outras formas alternativas de guardar as bobinas. Veja só!

Painel

E aqui vai uma última dica: se você não tiver muitos materiais de costura e o seu ateliê for pequeno, uma boa ideia é concentrar todos ou pelo menos a maioria em um painel.  Assim, você consegue deixar os materiais mais expostos, o que faz com que seja muito mais fácil encontrá-los e agilizar os trabalhos.

Além disso, seu ateliê fica bem estiloso e moderno. Que tal?

E então, o que você achou de todas essas ideias incríveis de guardar e organizar seus materiais no ateliê de costura? Já sabe em qual forma vai apostar primeiro?

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e conte para gente como você costuma organizar seus materiais de costura.

Ateliê de Costura: Tudo que Você Precisa Saber para Montar e Organizar o Seu
Como Costurar Acabamento em Costura Inglesa de Forma Simples