Como Aumentar e Diminuir Moldes de Feltro: Passo a Passo Detalhado

Quantos moldes de feltro você tem por aí mas nunca colocou em prática porque não sabe diminuir ou aumentá-los antes de imprimir?

Um simples molde pode se transformar em vários tipos de peças só alterando a proporção do PDF.

Um bichinho de feltro para decoração de festas pode virar um chaveiro, pode servir para uma guirlanda ou móbile e até para fazer aplicações.

Saber como diminuir ou aumentar o molde é super importante pra você multiplicar suas opções de criação.

Então se você ainda não sabe como fazer isso, acompanhe este post. Vamos te mostrar, passo a passo, tudo que você precisa fazer para imprimir um molde em maior ou menor escala. Confira!

Como Criar uma Loja Virtual para Vender seu Artesanato em Feltro
15 Aulas e Moldes Gratuitos para Fazer em Casa na Quarentena

Calculando o tamanho exato

O primeiro passo é descobrir qual a porcentagem usar para aumentar e diminuir o molde no tamanho desejado.

Para isso é só usar regra de três.

Por exemplo…

Se o molde tem 20 cm, e você precisa de uma peça com 35 cm, a conta é seguinte:

20 = 100% (tamanho original do molde)
35 = X (tamanho aumentado)

Para descobrir qual escala colocar na impressão, é só calcular:

→ 20X =  100 x 35
 → 20X = 3.500
 → X = 3.500 : 20
 → X = 175

Logo, para ter um molde com 35cm, temos que usar a escala de impressão 175%.

Para diminuir o processo é exatamente o mesmo.

Diminuindo os moldes de feltro

Deixar o seu molde menor que o original é bem fácil. Mesmo que cada computador ou leitor de PDF tenha uma aparência diferente, os campos que você vai alterar são basicamente iguais.

Vamos ao tutorial:

1. Abra o arquivo PDF escolhido e clique sobre o ícone de impressora.

2. Com a caixa de impressão aberta, na opção “Mais definições”.

Se este campo não estiver disponível, quer dizer que você já pode pular para a próxima etapa.

3. Encontre agora o campo “Escala” e selecione a opção “Personalizado”.

Aqui você vai ver que o PDF está programado para imprimir na escala padrão, 100%.

4. Apague o campo inteiro e digite a escala escolhida para o molde. Se quiser imprimir um molde com metade do tamanho, por exemplo, é só digitar “50”.

Aumentando o molde para imprimir

Para aumentar o seu molde, você vai precisar de um pouquinho mais de dedicação.

Como as impressoras domésticas imprimem apenas em formato A4, é preciso ter um programa específico para imprimir várias partes do mesmo molde em diferentes folhas, em escala aumentada.

Assim você pode juntar todas as folhas para fazer um molde grande.

O Adobe Acrobat Reader é uma opção muito boa, já que é um aplicativo gratuito e fácil de usar. Baixe o programa aqui.

Alterando a escala do molde no Adobe Acrobat

Primeiro selecione o arquivo PDF com o botão direito e em seguida clique em “Abrir com”. Em seguida selecione “Adobe Acrobat Reader” para abrir o arquivo.

1. Clique no ícone de impressora que está no canto superior esquerdo da janela.

2. Quando abrir a janela de configurações, selecione o botão “Pôster”.

3. Logo abaixo do botão “Pôster” você vai ver o campo “Redim. lado a lado” e é ali que você vai colocar a escala desejada para o molde (como você já aprendeu a calcular no início do post)

Veja que no canto da janela, onde vemos uma prévia do que vai ser impresso, assim que inserimos a escala 175% o molde já fica grande e dividido em 4 folhas A4.

4. Depois disso, é só clicar no botão imprimir.

Agora que você já sabe como aumentar e diminuir moldes de feltro, vai ficar muito mais fácil alterar seus projetos sempre que quiser.

O que achou do passo a passo? Ficou alguma dúvida? Conta pra gente aqui nos comentários!

4 Técnicas de Artesanato em Feltro que Você Precisa Aprender
5 Estratégias para Lotar a Agenda de Encomendas em Tempos de Crise