5 Ideias de Decoração para Ateliê Fáceis de Fazer

Todo artesão merece ter um ateliê decorado e organizado. Afinal, essa é uma forma de desenvolver atividades mais prazerosas e com melhor qualidade. E é justamente por isso que trouxemos, neste conteúdo, ideias de decoração para ateliê.

É isso mesmo! Se você trabalha com o feltro, então este artigo será perfeito! Isso, porque vamos dar variadas dicas para que você transforme o seu ambiente de trabalho em um local charmoso, aconchegante e visualmente incrível.

Por isso, continue nos acompanhando para descobrir como dar uma repaginada nesse cantinho tão especial.

Como Montar seu Ateliê de Artesanato em um Espaço Pequeno?
Moldes para Artesanato: 5 Dicas para Guardar e Organizar os Seus

Como repaginar o seu ateliê? 5 ideias de decoração

1. Invista em cores neutras

Na hora de decorar o seu ateliê, uma das primeiras questões que você deve levar em consideração são as cores do espaço. Afinal, elas podem interferir na iluminação do ambiente e, assim, na sua própria produtividade.

Nesse sentido, o ideal é que você pinte as paredes com cores neutras e claras. Elas vão contribuir para que o seu ateliê obtenha uma boa iluminação, se torne visualmente mais amplo e para que você se sinta menos cansado enquanto trabalha.

Mas, e as cores mais vivas? Bem, essas também são importantes para dar vida ao seu ateliê. No entanto, elas devem aparecer nos acessórios, como no feltro, na linha, nos potes para guardar botões, entre outros.

2. Recicle

A reciclagem também pode estar presente nas suas ideias de decoração. Afinal, ela é uma via de mão dupla: tanto pode te ajudar a decorar e organizar o seu ateliê como pode contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente.

Por isso, o ideal é que você recicle o máximo que puder! Para isso, invista em latinhas, frascos de vidro e outras embalagens, como a de ovos, para guardar itens pequenos, como linhas, agulhas e botões.

Mas, não se esqueça de decorar e personalizar o item reciclado para que ele fique bem bonito, é claro!

3. Utilize o seu material

Se você é um artesão que trabalha com o feltro, pode utilizar esse próprio material para produzir itens que, além de decorar, vão organizar o seu ateliê.

Você pode, por exemplo, usar retalhos que sobraram de trabalhos para produzir um porta-trecos, como o da imagem abaixo. Nele, você poderá colocar alguns de seus materiais como tesoura, lápis, caneta e cola.

Além disso, se o seu ateliê for aberto ao público, você pode produzir uma guirlanda em feltro de boas-vindas. Isso com certeza dará um charme e um toque muito mais especial na hora de receber os seus clientes.

4. Pendure itens decorativos na parede

Se o seu ateliê for grande e espaçoso, você pode pendurar alguns itens em uma das paredes. Isso vai contribuir muito para a decoração do espaço!

Assim, você pode pendurar quadros, plantas e, inclusive, artigos que você mesmo produziu. Nesse último caso, seu ateliê acaba se tornando uma boa exposição do seu trabalho também.

5. Setorize os materiais de trabalho

Como deu para perceber até aqui, setorizar os seus materiais de trabalho é muito importante para manter o ateliê organizado e decorado.

Nesse sentido, além das ideias que já demos, como porta-trecos e embalagens recicláveis, você pode setorizar os itens em nichos, placa de Eucatex, caixas etiquetadas e prateleiras.

E então, o que você achou de todas essas ideias de decoração para ateliê de feltro? Incríveis, não é mesmo?

Então, não perca mais tempo e comece a colocá-las em prática agora mesmo para deixar o seu ateliê lindo e aconchegante.

Aproveite a oportunidade para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você poderá assistir a aulas e tutoriais e aprender muito mais sobre o mundo do artesanato!

E não deixe de acessar também os cursos da Escola de Feltro para aprender como fazer alguns artigos inovadores que vão deixar os seus clientes apaixonados!

Porta-tesoura em Feltro – Passo a Passo
10 Formas Incríveis de Guardar e Organizar seus Materiais no Ateliê de Costura