Moldes para Artesanato: 5 Dicas para Guardar e Organizar os Seus

Depois que você acaba de usar os seus moldes para artesanato, o que faz com eles? Provavelmente deve guardar, não é? Afinal, eles poderão ser reaproveitados em outros tantos trabalhos.

Entretanto, chega uma hora que a quantidade de moldes parece não caber mais em um único lugarzinho… E aí, o que fazer com eles?

Se você é uma dessas pessoas que passa por essa situação, então está no lugar certo! Separamos várias dicas fáceis que vão te ensinar a guardar e a organizar com praticidade os seus moldes de costura e artesanato. Veja só!

Cubo Pedagógico em Feltro para Crianças: Passo a Passo e Molde Gratuito
Flâmula de Boas Vindas com Molde de Cachorrinho em Feltro

5 Dicas para guardar os seus moldes para artesanato

Antes de listarmos todas as dicas, você precisa saber que é fundamental encontrar um espaço adequado no seu ateliê para guardar e organizar os moldes. Isso porque, além de deixar a organização impecável, você consegue otimizar o seu tempo e, obviamente, o espaço destinado ao artesanato.

E não para por aí! Deixar os moldes organizados aumenta a durabilidade deles. Ou seja, você passa a ter esse importante material de trabalho por muito mais tempo!

Dito isso, agora sim vamos às dicas!

1. Saquinhos e envelopes

Vamos começar pelos moldes menores? Você pode guardá-los dentro de envelopes de carta ou de sacos plásticos – dê preferência ao zip lock, que é muito mais prático.

Depois de colocar os seus moldes dentro dos sacos ou envelopes, lacre-os bem, para não perder nenhuma peça, e coloque uma etiqueta, para identificar a qual tema/trabalho eles pertencem. Por fim, basta guardá-los dentro de uma gaveta ou de caixas decoradas.

2. Pastas com divisórias ou fichários

Para guardar moldes médios e grandes, você pode utilizar aquelas pastas com divisórias ou fichários. Assim, em cada plástico do fichário ou em cada uma das divisórias da pasta você guarda os moldes de um trabalho.

Assim como foi indicado na dica anterior, não deixe de colocar as etiquetas para que seja possível identificar rapidamente a qual trabalho se referem os moldes.

Uma outra opção também é utilizar cada pasta/fichário para um grupo/tema de trabalho (exemplos: pasta de chaveiros, pasta de bonequinhos, etc).

3. Varais

Para quem não tem medo de ousar no estilo do ateliê, uma boa dica é pendurar os moldes para artesanato em um varal de barbante. Lembre-se de separar um cantinho para isso. Além de facilitar a organização, você ainda deixa o seu espaço de trabalho mais alegre e com uma decoração super moderna.

Mas atenção: antes de pendurar os moldes, coloque-os dentro de sacos plásticos etiquetados. Assim você consegue preservá-los da umidade e da poeira.

Lembre-se também de pendurar os moldes por grupos para facilitar a sua identificação.

4. Murais de cortiça

Mais ou menos no mesmo estilo dos varais, os murais de cortiça também podem ser excelentes formas de organizar os seus moldes (principalmente os maiores), tornar o seu trabalho muito mais prático e, ainda, deixar o ateliê mais moderno.

Entretanto, ele é mais recomendado para quem tem poucos moldes. Caso contrário, o mural perde a sua praticidade, pois muitas vezes você terá que tirar vários moldes que estão em cima para pegar um que está lá embaixo. Isso com certeza atrasará o seu trabalho.

5. Etiquete tudo

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você etiquete todos os moldes de um trabalho (exemplo: cabeça do Papai Noel, braço do Papai Noel, corpo do Papai Noel, etc). Isso porque, caso você perca uma dessas partes, quando achá-la vai conseguir identificar de forma mais rápida a qual trabalho ela pertence.

Assim, além de fazer a identificação do trabalho em si, seja na pasta, no envelope, no saco plástico ou em qualquer outro lugar, é importante etiquetar separadamente cada uma das partes do molde.

E então, viu como é fácil guardar e organizar os seus moldes para artesanato? Com todas essas dicas eles vão durar por muito mais tempo, além, é claro, de agilizar consideravelmente o seu trabalho.

Deixe aqui nos comentários, suas dúvidas sugestões e nos conte como você costuma organizar seus moldes!

Como Aumentar e Diminuir Moldes de Feltro: Passo a Passo Detalhado
Polvo de Feltro com Molde para Decoração Fundo do Mar