Como Montar seu Ateliê de Artesanato em um Espaço Pequeno?

Se engana quem pensa que para construir um ateliê de artesanato é preciso um espaço enorme. Afinal, esse local de trabalho pode ser feito em cantinhos nos quais você nem imagina.

É isso mesmo! Não há motivos para se desanimar e nem deixar a falta de espaço se tornar um empecilho para a montagem do seu ateliê. É possível criar um no cantinho que você tem sobrando em casa, de forma prática e gastando muito pouco!

Por isso, continue a leitura deste artigo para descobrir como reaproveitar qualquer canto da sua casa e torná-lo um incrível ateliê de artesanato!

10 Formas Incríveis de Guardar e Organizar seus Materiais no Ateliê de Costura
11 Dicas para Organizar seu Ateliê de Artesanato sem Gastar Quase Nada

5 Dicas de como montar um ateliê de artesanato

Vamos às dicas sobre como montar um ateliê de artesanato em algum espaço pequeno que você tenha em casa?

1. Escolha um espaço tranquilo

Assim como em qualquer outra profissão, no artesanato também é preciso ter concentração para trabalhar. Por isso uma das primeiras coisas que você deve observar na hora de escolher um cantinho para montar o seu ateliê é a tranquilidade.

Portanto, procure utilizar o canto de um quarto, da área de serviço ou até mesmo da garagem. Fuja, entretanto, da sala de estar e da cozinha, que são ambientes muito frequentados pelos demais moradores da casa.

2. Verticalize o ateliê de artesanato

Depois de ter escolhido o espaço, é hora de começar a montar o seu ambiente de trabalho. Mas, como o local é pequeno, é importante que você aproveite cada cantinho dele, sendo que uma boa forma de fazer isso é verticalizando o ateliê.

Nesse sentido, utilize nichos, prateleiras e painéis organizadores para armazenar todos os seus materiais de trabalho. Dessa forma, você não ocupa nenhum espaço do ambiente, apenas as paredes.

E se ainda continuar faltando espaço para guardar os seus materiais, invista em suportes para colocar atrás da porta.

3. Utilize caixas organizadoras e potes

Ainda falando sobre a organização do ateliê, saiba que você pode utilizar caixas organizadoras e potes para guardar os itens menores, como botões, zíperes e miçangas.

O interessante é que eles podem ser colocados sobre os nichos e prateleiras, o que economiza espaço.

4. Pense na superfície de trabalho adequada para o seu espaço

Qualquer artesão precisa de uma superfície para desenvolver o seu trabalho, não é verdade? Entretanto, pode ser que uma mesa seja grande demais para o espaço que existe no seu ateliê de artesanato.

Por isso, uma solução para essa questão são as bancadas fixadas na parede, que, além de atenderem sua demanda, podem economizar bastante espaço.

Saiba também que existem as opções dobráveis, que são ideais para quem monta o ateliê em algum cômodo compartilhado, como quartos e salas.

Entretanto, caso o seu ateliê tenha um pouco mais de espaço, você pode comprar uma mesa que tenha gavetas e nichos, pois aí você terá mais um local para armazenar os seus materiais.

5. Utilize um armário móvel

Se você acha que nenhuma das opções anteriores te atende porque seu espaço é muito pequeno, não precisa se desanimar, pois ainda é possível montar um lindo ateliê de artesanato. Para isso, basta utilizar um armário móvel.

Dentro dessa mobília você terá espaço para guardar todas os seus materiais e uma bancada para desenvolver suas atividades. Além disso, você pode levá-la para qualquer canto da casa. E, quando o expediente acabar, é só fechar as portas.

Ou seja, ele pode ficar em qualquer ambiente: sala, cozinha, quarto, etc. Isso porque, depois do seu trabalho, ele fica fechado e ninguém saberá o que tem dentro dele.

Viu como é fácil montar o seu ateliê de artesanato em um espaço pequeno e gastando pouquinho? Basta ter criatividade para deixar o seu cantinho organizado e decorado!

E se você quiser conferir muitas outras dicas para organizar o seu ateliê e guardar os seus materiais, não deixe de ler esse conteúdo!

Não se esqueça também de deixar nos comentários se você já utiliza alguma dessas dicas em seu atelier, além de contar para nós suas dúvidas e sugestões.

Por que Fazer um Curso de Artesanato Online?
Qual é a Melhor Pistola de Cola Quente para Artesanato em Feltro?