Porta-retrato Dia das Mães: PAP + Molde Grátis para Baixar

Você já pensou em produzir um porta-retrato Dia das Mães para presentear a sua mãe ou para vender nessa época do ano?

O porta-retrato de feltro personalizado é uma ótima opção para presentear as pessoas que amamos, principalmente porque trata-se de uma lembrancinha produzida manualmente, o que agrega muito mais valor.

Por isso, pensando em trazer ideias de lembrancinha Dia das Mães em feltro para você que vive do artesanato ou que está nesse ramo por hobby, preparamos este post!

Aqui, você vai conferir um passo a passo completo e simples de como fazer porta-retrato Dia das Mães e ainda poderá baixar gratuitamente um molde para produzir essa peça com perfeição. Portanto, continue nos acompanhando!

Lembrancinhas para o Dia das Mães: Bastidor de Flores em Feltro
Lembrancinha de Dia das Mães: Flâmula de Feltro com Molde Grátis

Como fazer porta-retrato Dia das Mães: passo a passo + molde

Para fazer esse lindo porta-retrato, você deverá separar os seguintes materiais:

• Papelão firme ou papel Paraná
  • Feltro nas cores de sua preferência
  • Botão
  • Cola quente
  • Cola de silicone
  • Linha de costura
  • Agulha de costura
  • Caneta esferográfica
  • Tesoura

Também será necessário baixar o molde de porta-retrato que está logo abaixo:

molde porta-retrato

Agora vamos ao passo a passo, retirado do curso Utilitários de Dia das Mães, da Escola de Feltro.

1. Corte o molde da moldura duas vezes no feltro.

2. Faça a dublagem do feltro. Ou seja, una essas duas partes – avesso com avesso – com a cola de silicone. Mas importante: não passe a cola nas bordas!

3. Caseie toda a parte interna com a linha dupla.

4. Recorte a parte que será o apoio do porta-retrato duas vezes no feltro. Em seguida, recorte a mesma peça um pouco menor no papelão.

5. Com a cola de silicone, cole o molde de papelão entre os dois recortes no feltro. Em seguida, caseie toda a volta da peça com linha dupla.

6. Corte a parte de trás (a que não é vazada) duas vezes no feltro. Na sequência, recorte a mesma peça um pouco menor no papelão.

7. Cole um papel ofício branco no papelão para que ele não fique marcando na peça.

8. Em seguida, com a cola de silicone, cole o molde de papelão entre os dois recortes no feltro.

9. Pegue a moldura que fizemos no início deste passo a passo e coloque-a sobre a parte de trás do porta-retrato.

Assim, primeiramente, passe uma cola na parte de baixo, a aproximadamente 1cm da borda interna, para delimitar até onde será o limite de posicionamento da foto, impedindo que ela fique descendo.

10. Na sequência, costure todas as partes juntas com a linha dupla, com exceção da parte de cima (por onde colocaremos a foto). Nessa parte, você vai casear separadamente a parte da moldura e a parte de trás da peça, como indica a imagem abaixo:

O resultado será esse:

11. Agora vamos fazer uma decoração na moldura do porta-retrato.

Para isso, recorte no feltro as peças indicadas no molde gratuito que disponibilizamos. Em seguida, é só colar todas elas.

Você também pode deixar a sua criatividade fluir e criar outras decorações!

12. Agora cole o apoio na parte de trás da peça, de forma centralizada. Pressione até perceber que está realmente colado.

E está pronto o porta-retrato!

Vale dizer que você pode usar esse passo a passo para fazer porta-retrato para o Dia das Pais também, assim como em outras datas comemorativas!

Conte-nos o que você achou deste conteúdo sobre porta-retrato Dia das Mães e aproveite para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube.  Lá, você terá acesso a tutoriais e aulas que te ensinarão a produzir peças em feltro incríveis!

Bastidor Bordado em Feltro para o Dia das Mães: Passo a Passo + Molde
Caixa para o Dia das Mães em Feltro: Passo a Passo com Molde