Máquina de Cortar Feltro a Laser Compensa? Descubra se Vale a Pena Adquirir uma!

Se você trabalha com artesanato ou costura, provavelmente já ouviu falar sobre a máquina de cortar feltro a laser, não é mesmo? Afinal, essa ferramenta tem feito muito sucesso entre os artesãos pela praticidade que oferece ao dia a dia!

Mas você sabe como ela funciona? Sabe como escolher uma máquina de corte a laser? Conhece as vantagens e desvantagens em adotá-la na sua rotina?

Continue acompanhando este conteúdo sobre máquina de cortar feltro a laser para encontrar as respostas para essas e outras perguntas!

3 Dicas para Cortar Feltro que Vão Deixar Suas Peças Mais Bonitas
Como Riscar e Como Cortar Feltro – Dicas para Iniciantes

Como funciona a máquina de cortar feltro a laser?

Saber qual a melhor forma de cortar feltro pode ser desafiador, principalmente quando falamos do corte de moldes pequenos. Afinal, é difícil fazer os pequenos detalhes nesse tecido.

Além disso, muitas vezes acontece de o feltro desfiar ou se desgastar durante o corte com tesoura, o que prejudica a qualidade das peças.

Nesse cenário, muitos artesãos acabam optando pela máquina de cortar feltro a laser. Isso porque o processo para utilizá-la é bem simples!

Primeiro, você precisa programar pelo computador o corte que será realizado. Para isso, basta escolher o molde digital e enviar os comandos para a máquina.

Em seguida, já com a máquina em funcionamento, o corte acontece por meio do calor. Ou seja, o feixe de laser derrete o tecido, criando, assim, os cortes.

Depois desse processo, você já tem o seu feltro recortado para criar suas peças.

Vale dizer que uma máquina a laser pode utilizar diversas tecnologias para realizar o corte, sendo que os principais são: diodo, fibra e CO2.

Máquina de cortar feltro para artesanato: vantagens e desvantagens

Para quem não conhece a máquina de cortar feltro a laser, é muito comum ficar em dúvida se esse tipo de equipamento realmente vale a pena e facilita o trabalho do artesão. Por isso, listamos os prós e os contras dessa ferramenta. Veja só!

Prós

• Cortes mais precisos
  • Facilidade para cortar peças pequenas e com muitos detalhes
  • Produção mais rápida
  • Possibilidade de recortar várias peças em menos tempo
  • Redução da chance de o feltro se desfiar durante o corte

Contras

• Alto custo inicial do sistema

Vale a pena comprar uma máquina de cortar feltro a laser?

Analisando os prós e contras, é possível perceber que há muitas vantagens de comprar uma máquina de cortar feltro a laser, principalmente para os artesãos que trabalham com a produção em larga escala.

Já para os artesãos que estão iniciando no meio e/ou produzem poucas peças, então pode ser interessante esperar mais um pouco antes de fazer esse investimento. Afinal, a tesoura pode atender bem na hora de fazer recortes pontuais.

Qual a melhor máquina de cortar feltro a laser?

Se você está decidido a comprar uma máquina de cortar feltro a laser, então o primeiro passo é saber que existem algumas características que podem afetar diretamente no resultado do seu trabalho, como:

• Potência
  • Velocidade
  • Tecnologia usada
  • Vida útil do laser

É importante comparar cada uma desses quesitos na hora de adquirir sua ferramenta.

Além disso, sempre que possível, é importante contar com alguns diferenciais também, como sistema de resfriamento e exaustor integrados.

Para te ajudar com isso, trouxemos algumas opções de máquina, com preços e links de compra, para você conferir e escolher aquela que melhor te atenda:

*Preços dos equipamentos em abril de 2023

máquina de cortar feltro a laser vale a pena
Cricut Maker

E então, o que você achou deste guia completo sobre máquina de cortar feltro a laser? Conseguiu definir se esse equipamento é uma boa opção para o seu negócio artesanal?

Conte-nos nos comentários abaixo e aproveite para conhecer o canal da Escola de Feltro no YouTube. Lá, você poderá conferir aulas e tutoriais diversos para criar peças de feltro incríveis!

Moldes para Artesanato: 5 Dicas para Guardar e Organizar os Seus
Como Cortar Moldes de Feltro Pequenos: Passo a Passo Simples