10 Dicas para Tirar Boas Fotos de Artesanato com o Celular

10 Dicas para Tirar Boas Fotos de Artesanato com o Celular
Pacote de Guirlandas em Feltro

Hoje em dia as fotos de artesanato são a alma do seu negócio! Isso porque, atualmente, uma das melhores formas de vender peças artesanais é por meio das redes sociais.

É a partir dessas que muitos clientes chegarão até você e realizarão suas compras. Por isso, para quem deseja lucrar com o artesanato, é fundamental investir nas fotografias.

Mas não se assuste e nem pense que é preciso comprar câmeras profissionais ou investir em cursos de fotografia para conseguir bons resultados.

Com o seu próprio celular e seguindo algumas dicas rápidas, fáceis e práticas é possível conseguir imagens que valorizem o seu produto e chamem a atenção dos consumidores.

Por isso separamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir esse feito e deixar suas peças artesanais ainda mais atrativas nas redes. Veja só!

Veja também
Fotografia para Artesanato: 3 Passos para Valorizar suas Peças e Vender Mais
Bonecas de Feltro Realistas: 3 Técnicas para Acompanhar Essa Tendência Lucrativa

10 Dicas para tirar boas fotos de artesanato

1. Ative as linhas de grade

A primeira dica para que as suas fotos saiam impecáveis é ativar as linhas de grade (gridlines) nas configurações do seu celular.

Quando você fizer isso, uma espécie de jogo da velha aparecerá sobre a foto, ou seja, três linhas horizontais e três verticais dividirão a tela em nove partes.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Os pontos onde essas linhas se cruzam são os “pontos de ouro”. É preciso que você coloque o objeto principal neles. Assim, é possível fazer imagens mais equilibradas e atraentes.

2. Cuide da resolução

Ainda nesse quesito das configurações da câmera, é importante que você atente-se para a resolução. Afinal, uma foto com alta resolução permite que o cliente aumente a imagem sem perder a qualidade, além de permitir que ele observe todos os detalhes do artesanato.

Assim, selecione a maior resolução do seu celular, lembrando que ela pode variar de um dispositivo para outro.

3. Escolha a melhor iluminação

A luz é tudo para que uma foto saia perfeita. Por isso, quanto mais você iluminar sua peça, melhor a foto ficará.

Sempre que puder, opte pela luz natural. Ou seja, tire as fotos perto da janela ou, até mesmo, ao ar livre, dependendo do tipo do seu produto. O amanhecer e o entardecer costumam ser os melhores horários.

Caso seja necessário iluminar mais, então utilize a luz branca. Mas, em hipótese alguma, faça os cliques durante à noite ou em lugares escuros.

4. Prepare fundos neutros

Como mencionado anteriormente, o ideal é que você tire a foto em um local claro para aproveitar a luz natural. Nesse sentido, você pode colocar uma mesa branca de frente para a janela.

As fotos com fundo branco são sempre melhores do que com fundos estampados ou com cores fortes. Afinal, esses podem acabar competindo com os artesanatos expostos e deixar a imagem pesada e confusa.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Mas se você não conseguir nem a luz natural e nem a mesa branca, então utilize uma cartolina, folha de EVA, tecido liso ou parede – todos em tons claros – e luminárias. Elas vão te ajudar a criar o efeito desejado.

Tudo isso, no entanto, não impede que você crie outros cenários para os seus artesanatos. Se você tiver uma boa criatividade, pode explorá-la, desde que a luz esteja presente!

5. Se for criar cenários, pense na contextualização

Embora o fundo branco não tenha erro, você pode criar um cenário diferenciado. Essas fotos conceituais, inclusive, podem até trazer mais engajamentos para as suas redes. Entretanto, tenha cuidado com a ornamentação.

Para fazê-la sem correr o risco de errar, utilize ferramentas do próprio artesanato, como linhas, fitas, flores, botões, recortes, tesouras, entre outros. Apenas tome cuidado para que todos eles estejam em harmonia com a peça, caso contrário o espaço ficará com muitos detalhes e poluído.

6. Não use flash

Retornando ao tema da iluminação, saiba que o flash não deve ser utilizado nas suas fotos. Isso porque esse recurso pode criar reflexos, além de deixar visível digitais e manchas. Portanto desative o flash nas configurações!

7. Não use zoom

Um outro recurso que você também não deve utilizar é o zoom. Essa configuração reduz a qualidade da foto. Portanto, tire a foto normal e, caso seja necessário, corte-a depois.

8. Limpe a lente do celular

Antes de começar a sessão de fotografia, não se esqueça de limpar a lente do celular. Mesmo que aparentemente ela não esteja suja, pode ser que esteja um pouco manchada, principalmente com digitais. E isso com certeza atrapalhará no resultado das fotos.

Por isso utilize um pano macio para limpar a câmera e melhorar a nitidez e a qualidade das suas fotos.

9. Apoie o celular em algum lugar

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Para evitar que as fotos fiquem tremidas, ainda que minimamente, é essencial que você apoie o celular ou a mão que o está segurando em algum lugar. Isso porque todo mundo sabe que, involuntariamente, mexemos as mãos enquanto tiramos uma foto.

Assim, para ter um resultado perfeito, é necessário contar com um apoio, como tripé ou pilha de livros, por exemplo.

10. Tire mais de uma foto da mesma peça

Por fim, saiba que é importante tirar mais de uma foto da sua peça artesanal, de vários ângulos e proximidades. Isso é importante para que o cliente tenha uma noção melhor dos detalhes e do tamanho do artigo.

Viu como é fácil fazer fotos de artesanato de qualidade? Não é preciso muitos recursos! Basta seu celular, sua criatividade e as dicas que demos para você!

Se ficou alguma dúvida, deixe registrado logo abaixo! E compartilhe aqui também alguma dica ou estratégia que você já utiliza! E boa sorte nas suas vendas!

Foto de capa: @julianapgordilho

Veja também
Feltro para Iniciantes: Chaveiro Fácil com Molde Gratuito
É Possível Viver de Artesanato em Feltro?

Comentários

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado