Quais as Vantagens do MEI para Quem Trabalha com Artesanato?

Você sabia que um artesão também pode se formalizar como Microempreendedor Individual, o famoso MEI? E com ele obter CNPJ e todos os benefícios que esse oferece?

Bem, para quem não sabe, o Microempreendedor Individual, reconhecido pela sigla MEI, é um trabalhador autônomo que passa a ser reconhecido legalmente como pequeno empresário, uma vez que obtém um CNPJ.

Com ele, o artesão passa a ter o direito de emitir notas fiscais de seus produtos, de receber auxílio-doença, salário maternidade, aposentadoria, entre outras vantagens.

Logo, para quem está em busca de profissionalizar e tornar o seu artesanato um verdadeiro negócio, a formalização como MEI pode ser o primeiro passo.

Por isso preparamos este conteúdo especial! Ele vai te informar sobre a importância de se tornar um microempreendedor, as vantagens oferecidas, além de te ensinar o passo a passo para se formalizar, que é muito simples, diga-se de passagem. Veja só!

Como Fazer Etiqueta para Artesanato em Feltro em 2 Passos Simples
5 Erros que te Impedem de Viver do Artesanato em Feltro

Por que se tornar um MEI?

Além das inúmeras vantagens que ainda vamos te apresentar, tornar-se um MEI pode ser a peça-chave para expandir o seu negócio artesanal. Primeiro porque é através dessa formalização que você vai ganhar credibilidade perante o cliente. Ele verá que suas atividades são organizadas e totalmente legais.

Além disso, é possível vender os seus artigos a empresas e instituições públicas, que exigem a emissão de certidões e de nota fiscal no ato da compra.

Por fim, com a formalização também é possível conseguir empréstimos, financiamentos e linhas de crédito em condições especiais. Isso com certeza te ajudará a ampliar a estrutura do seu negócio.

Qual artesão pode se tornar MEI?

Segundo o Portal do Empreendedor, na área do artesanato, os artesãos que podem se enquadrar como Microempreendedor Individual são:

• Artesão(ã) têxtil
  • Artesão(ã) de bijuterias
  • Artesão(ã) em borracha
  • Artesão(ã) em cerâmica
  • Artesão(ã) em cimento
  • Artesão(ã) em cortiça, bambu e afins
  • Artesão(ã) em couro
  • Artesão(ã) em gesso
  • Artesão(ã) em louças, vidro e cristal
  • Artesão(ã) em madeira
  • Artesão(ã) em mármore, granito, ardósia e outras pedras
  • Artesão(ã) em metais
  • Artesão(ã) em metais preciosos
  • Artesão(ã) em outros materiais
  • Artesão(ã) em papel
  • Artesão(ã) em plástico
  • Artesão(ã) em vidro
  • Comerciante de suvenires, bijuterias e artesanatos
  • Customizador(A) de Roupas
  • Fabricante de Velas, Inclusive Decorativas

Você se enquadra em algum deles?

Vantagens de ser um MEI

Além de contribuir enormemente para a valorização do artesanato, o artesão que decide se tornar Microempreendedor Individual adquire muitas vantagens. Elas são:

• Possibilidade de abrir contas empresariais nos bancos;
  • Realizar empréstimos e financiamentos com juros menores;
  • Obter linhas de crédito exclusivas;
  • Emitir nota fiscal;
  • Realizar compra de materiais na modalidade atacado;
  • Adquirir máquinas de cartão e outras facilidades de pagamento que podem aumentar as vendas;
  • Ter cobertura previdenciária e, portanto, conseguir acesso a alguns direitos, como: aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão;
  • Negociar com empresas e instituições públicas;
  • Transitar livremente com as mercadorias sem o risco de ser multado pela fiscalização;
  • Ser isento de impostos federais, como o Imposto de Renda.

As obrigações do MEI

Existem algumas obrigações que devem ser cumpridas quando você decide se formalizar como MEI. E é importante estar atento a elas para não perder os seus direitos.

Assim, essas obrigações são:

• Pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) mensalmente. Ele deve ser quitado até o dia 20 de cada mês. O valor é destinado à previdência social e ao ICMS ou ISS e é atualizado anualmente, conforme o salário-mínimo;
  • Obter um alvará de funcionamento junto à Prefeitura da sua cidade, para que o seu negócio possa funcionar;
  • Preencher a Declaração Anual Simplificada, na qual você deve declarar o valor do faturamento do ano anterior.

Viu como são obrigações simples de serem cumpridas?

Como se formalizar como MEI?

Para se tornar MEI, é preciso que você não tenha participação em nenhuma outra empresa. Além disso, o seu faturamento anual não pode ultrapassar R$81 mil.

Se você atende a esses dois quesitos, então já pode se formalizar! Veja o passo a passo, que leva poucos minutos, é gratuito e pode ser feito por você mesmo!

1. Acesse o Portal do Empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor);

2. Selecione a opção “Quero ser MEI”;

3. Selecione a opção “Formalize-se”;

4. Preencha todas as informações e os dados que lhe forem solicitados;

5. Conclua o processo.

E pronto! Em questões de minutos e sem sair de casa você se tornou um Microempreendedor Individual.

Viu como é possível expandir o seu artesanato se tornando um MEI? Se ficou alguma dúvida, deixe registrado nos comentários abaixo para que possamos esclarecê-la.

11 Dicas para Organizar seu Ateliê de Artesanato sem Gastar Quase Nada
5 Aplicativos Incríveis que Toda Artesã Deveria Conhecer