5 Erros que te Fazem Perder Muitas Vendas no Artesanato em Feltro

5 Erros que te Fazem Perder Muitas Vendas no Artesanato em Feltro
Sorteio

Muitas pessoas sonham em viver do artesanato em feltro. E não é pra menos, afinal, esse trabalho tem sido cada vez mais valorizado e isso atrai gente de todas as idades e regiões.

São pessoas que buscam uma forma mais leve de levar a vida, uma rotina flexível e uma fonte de renda que, além de muito lucrativa, é super prazerosa.

Mas para viver de feltro é preciso saber vender e, principalmente, saber os motivos que te impedem de vender. E é disso que vamos falar hoje! Vamos listar os 5 fatores que estão dificultando seu trabalho e daremos dicas práticas pra que você possa resolvê-los.

Vamos falar sobre acabamento, fotos, divulgação e cálculo de preços. Então, se você acha que pode melhorar ainda mais os seus resultados, continue lendo esse artigo. Tenho certeza que as dicas vão te ajudar.

Veja também:
5 Dicas Preciosas para Quem Quer Viver de Artesanato em Feltro
Máquina de Costura para Feltro: Saiba Qual Escolher

1. Acabamento ruim

Não adianta ter os moldes mais incríveis e diferenciados se o seu acabamento não for legal. E esse detalhe já começa na hora de cortar o feltro.

Uma peça mal cortada perde todo o brilho e vai te fazer perder muitas vendas. E pode até parecer que o corte do feltro não tem segredo, mas essa etapa é fundamental para que suas peças tenham um acabamento que valoriza o molde original do projeto.

Por isso, tenha sempre uma boa tesoura pro feltro e outra para os demais materiais, como tecido, papel, fitas, etc. Assim você vai preservar o fio da lâmina e evitar danificar o feltro.

tesoura para feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Ainda no assunto acabamento, precisamos falar sobre a qualidade do caseado. Esse é o detalhe mais visível e determinante para fechar uma venda.

Seus pontos devem ser delicados, feitos com cuidado, com a linha ideal e, principalmente, devem seguir um padrão de tamanho.

Um caseado bem feito valoriza muito o trabalho e mostra que você produz suas peças com muito carinho e sem pressa. Ou seja, seu tempo é valioso e sua peça também.

Quanto menor a peça, menor devem ser os pontos e o espaço entre eles. Essa regra também vale para peças maiores, que precisam ter pontos e espaçamento proporcionais para que a costura não desapareça totalmente na peça.

2. Cores e estampas que não combinam

Você sabe como combinar cores e estampas sem exagerar? Se ainda não sabe, é bom estudar um pouco sobre isso para evitar perder vendas.

A escolha das cores é um dos pontos mais importantes para garantir que suas peças fiquem bonitas. Afinal, antes de reparar o acabamento ou a qualidade dos pontos, são as cores que mais chamam atenção dos clientes.

bonecas de feltro

Além de combinar como um conjunto, as cores dos feltros devem ficar bem no ambiente ou junto com as outras peças da coleção. Então, nada melhor que criar uma paleta para cada projeto.

Aprenda mais sobre os tipos de paletas e formas de combinar cores no post “Como Combinar Cores: 4 Dicas Incríveis para Não Errar Nunca Mais“.

3. Fotos que não valorizam a peça

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Agora você já tem peças bonitas, com acabamentos bem feitos e paletas de cores incríveis, e essas peças podem ser ainda mais valorizadas com lindas fotos.

E se engana quem pensa que para tirar boas fotos é preciso ser profissional ou ter equipamentos caríssimos. Muito pelo contrário!

Hoje em dia os smartphones são excelentes cameras e você não vai precisar de nada além do seu celular e uma boa iluminação para fotografar suas peças.

fotos artesanato em feltro

Escolha um ambiente com uma boa luz (uma sala iluminada por uma janela grande, ou um ponto que receba iluminação indireta do sol) e escolha um fundo que não chame mais atenção que a sua peça.

Muitas artesãs usam tecido como fundo, mas essa pode não ser uma boa ideia. Isso porque o tecido dificilmente vai ficar liso e plano como um fundo profissional. Então aqui vai uma dica de ouro: use folhas de EVA como fundo.

Você pode comprar duas ou três folhas e tê-las sempre por perto. Varie entre tons lisos e evite cores que não combinam com a peça da foto.

Não tire fotos à noite nem use o flash, porque ele vai “estourar” a foto, ressaltando as imperfeições da peça e escondendo a delicadeza do feltro.

Você conhece o curso online da Escola de Feltro? É a sua oportunidade de aprender os segredos das maiores artesãs do Brasil, sem sair de casa e no horário que você quiser! Clique aqui para ver como funciona.

4. Falta de divulgação

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Você fez as peças certas com acabamentos perfeitos e mesmo assim não consegue vender? Isso pode acontecer se você não estiver divulgando seu trabalho corretamente!

As pessoas precisam ver suas peças, e as redes sociais são perfeitas pra isso. Portanto, tire boas fotos e divulgue o máximo que puder. Envie seu perfil para amigos, crie uma loja online e também compartilhe suas fotos em seu perfil pessoal. Quanto mais pessoas alcançadas, mais chances de lotar sua agenda de encomendas.

O bom e velho boca a boca também é super eficiente. Então, deixe a vergonha de lado e mostre os seus trabalhos, conte aos parentes, amigos, vizinhos e conhecidos. Somente no círculo das pessoas que você conhece já é possível fazer boas vendas.

5. Preço alto demais

Talvez a precificação das peças seja a maior dificuldade dos artesãos e artesãs que trabalham com artesanato em feltro. E isso pode ser um dos motivos pelo qual você não está conseguindo vender.

As peças devem ter um preço justo que valorize seu tempo, que pague os custos dos materiais e que te gere um bom lucro. Mas cuidado para não jogar o valor lá em cima.

calcular preço artesanato em feltro

Mas como calcular o preço do artesanato em feltro? É mais simples do que você imagina! Veja o que deve ser levado em conta:

Custo da matéria-prima

Matéria-prima é tudo aquilo usado na produção de uma peça: feltro, tecido, enchimento, adereços e por aí vai. Anote tudo o que você vai usar e divida o preço total pago para cada unidade daqueles materiais. Exemplo: o valor total do metro do feltro divido pela quantidade de centímetros usados na peça.

Custos fixos

Os custos fixos são referentes à água, luz, internet, aluguel, entre outros valores que precisam ser pagos. Como a grande maioria das artesãs trabalha em casa e costurando à mão, vamos aumentar a margem de lucro de cada peça para custear esses valores ao invés de calculá-los separadamente.

Horas trabalhadas

Pacote de Guirlandas em Feltro
Sorteio

Marque no relógio quanto tempo você gasta para confeccionar cada peça. Para calcular quanto vale a sua hora de trabalho, basta considerar quantas horas por dia você vai trabalhar e o quanto pretende ganhar no fim do mês.

O conta é bem simples e você pode ver, passo a passo, como calcular o preço da sua hora de trabalho aqui: Como Calcular Preço de Venda do Artesanato em Feltro.

No início é comum ter dificuldades para vender ou conquistar clientes. Mas algumas técnicas simples podem te ajudar muito, como as que citamos nesse post.

Aos poucos você vai ver que seu trabalho vai ficar mais bonito, as fotos mais profissionais e você vai ter confiança na hora de precificar tudo isso.

Lembre-se sempre que o segredo é persistir, se especializar e criar peças cada vez mais bonitas, se aventurando em novas técnicas e detalhes que vão te diferenciar no mercado.

E aí, o que achou das dicas? Conta pra gente aqui nos comentários. Queremos saber a sua opinião!

Veja também:
17 Temas para Festa Infantil com Feltro que Você Precisa Conhecer
O Que Fazer com Retalhos de Feltro: 47 Ideias Criativas para Copiar

Comentários

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado