Artesanato em Feltro: 5 Motivos Para Investir Nesse Estilo Lucrativo de Artesanato

Você já pensou nas inúmeras vantagens que o artesanato em feltro oferece para quem trabalha com ele?

É verdade! Além de apresentar um ótimo custo-benefício quando o assunto é o investimento, esse negócio conta com variadas possibilidades de nichos. Ou seja, é possível se especializar no ramo com o qual você mais se identifica e, ainda, ter excelentes lucros.

Por isso, se você está precisando de uma boa renda e ama o artesanato, aqui é o seu lugar! Separamos algumas razões para você não pensar duas e investir logo no artesanato em feltro. Veja só!

11 Dicas para Organizar seu Ateliê de Artesanato sem Gastar Quase Nada

25 Modelos de Embalagens Criativas e Baratas para Artesanato em Feltro

5 Razões para investir no artesanato em feltro

1. Baixo investimento

Essa, sem dúvidas, é uma das principais vantagens do artesanato em feltro: o seu baixo investimento! Afinal, quem está procurando formas de ganhar dinheiro, nem sempre tem uma reserva para investir, não é verdade? E é aí que o feltro entra!

Por ser um material barato e acessível, ele permite que, mesmo as pessoas que não tenham reservas financeiras, consigam investir nesse ramo!

2. Material versátil

Além de barato, o feltro também é um material super versátil. Isso quer dizer que com ele é possível produzir os mais variados artigos, como: itens decorativos, brinquedos pedagógicos, chaveiros, lembrancinhas de maternidade, entre muitos outros.

3. Lucro considerável

É possível lucrar de forma considerável com o artesanato em feltro. Primeiro porque o material é barato. E segundo porque é possível agregar muito valor às peças, seja com detalhes diversos, aplicações ou fazendo artigos que possuam um preço considerável, como é o caso dos brinquedos pedagógicos.

4. Variados nichos

O artesanato em feltro apresenta muitas possibilidades de nichos de atuação: maternidade, festas infantis, datas comemorativas e peças pedagógicas são algumas delas. Entretanto, é preciso se especializar em um ou no máximo dois nichos. Não dá para sair atirando para todos os lados!

Desse modo você consegue: se tornar uma autoridade e referência na área, ter mais foco para se especializar e desenvolver suas habilidades, atrair um público que realmente está interessado em adquirir as suas peças e diminuir a concorrência.

Para definir o seu nicho, é necessário levar em conta quais as peças que você mais gosta de fazer, se o ramo é lucrativo e se existe demanda suficiente para ele.

5. Venda pela internet

Você não precisa gastar com o aluguel de uma loja física para vender suas peças. Basta ter uma rede social para postar as fotos delas! Além disso, você pode buscar sites, como o Elo7, para publicá-las.

Essa é uma forma de alcançar clientes em várias partes do mundo e vender em qualquer horário e em qualquer dia da semana!

12 Dicas para trabalhar com o artesanato em feltro e fazer esse negócio dar certo

Agora que você já conhece as vantagens do artesanato em feltro, provavelmente está querendo investir nele, não é verdade? Por isso separamos algumas dicas de produção, retiradas da Revista Artesanato, que vão te ajudar a confeccionar peças impecáveis! Assim, não tem como dar errado o seu negócio. Confira!

1. Para costurar o feltro, utilize linha de costura normal (retrós), linha de pesponto ou linha de meada. O importante é que ela seja da mesma cor do feltro. Assim, você consegue alcançar um resultado bem delicado.

2. Para fazer os olhinhos dos personagens (bonequinhas, menininho, bichinhos), utilize miçangas, aplicadas com o ponto escondido.

3. A agulha utilizada nesses trabalhos é a de costura. Você pode escolher o tamanho e a espessura que melhor se adaptar. Entretanto, já avisamos que as agulhas com a ponta fininha são melhores para perfurar o feltro.

4. Risque o molde no lado “avesso” do feltro, que tem um aspecto áspero.

5. Para fazer seus moldes, utilize um papel mais firme. Uma boa dica é utilizar caixas de leite para criar os moldes pequenos. Afinal, elas são firmes e possuem ótima durabilidade. Você pode utilizar, ainda, a folha de acetato ou o papel cartão.

6. A melhor cola para usar no feltro é a cola quente. Aplique-a aos poucos, atentando-se para o fato de que ela seca rapidamente. Ao final do trabalho, aperte o feltro com firmeza até que a cola seque completamente. Já para colar os pequenos detalhes, utilize a cola de silicone.

7. Caso aconteça algum incidente com a cola quente, não se desespere. É possível retirá-la do feltro. Veja no vídeo abaixo como fazer isso.

8. Utilize o máximo possível do feltro. Tente encaixar os moldes de forma que tenha o mínimo possível de desperdício.

9. Guarde os retalhos que sobrarem, pois eles poderão ser utilizados para fazer detalhes, como olhinhos, asinhas de passarinhos, cabelinhos, entre outros.

10. Para cortar o feltro, utilize uma tesoura bem afiada. Separe-a somente para isso.

11. Para dar um acabamento bonito em suas peças, sempre utilize aviamentos: contas, meias pérolas, pérolas, sianinha, fitas, entre outros.

12. Tire fotos de boa qualidade de todas as peças que você fizer. Dessa forma, você poderá divulgar seu trabalho na internet.

Viu como é possível lucrar com o artesanato em feltro? Esperamos ter lhe ajudado a tomar a melhor decisão.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

5 Aplicativos Incríveis que Toda Artesã Deveria Conhecer
Quais as Vantagens do MEI para Quem Trabalha com Artesanato?