Como Costurar Pelúcia e Carapinha: 4 Passos para Combinar Texturas com o Feltro Corretamente

Quem produz artesanato com o feltro, tem a necessidade de saber como costurar pelúcia e carapinha, não é verdade? Afinal, esses dois são alguns dos tecidos mais utilizados para enriquecer o acabamento das peças.

No entanto, apesar dessa necessidade, nem todo mundo sabe como costurar esses dois tecidos corretamente, já que eles exigem técnicas diferente do tecido de algodão ou do que o próprio feltro.

Por isso, se você é uma dessas pessoas que têm certa dificuldade na costura desses materiais, não precisa mais se preocupar. Neste artigo, nós trouxemos algumas dicas e técnicas para esse processo se tornar muito mais fácil no seu dia a dia de artesão.

Quer saber como? Então continue acompanhando a leitura.

Aprenda 5 Pontos de Costura à Mão para Fechar Peças de Feltro
25 Modelos de Roupas para Bonecas de Feltro para se Inspirar

4 Passos de como costurar pelúcia e carapinha

Antes de apresentarmos as dicas, precisamos mencionar como esses tecidos contribuem para a confecção de peças artesanais.

Eles são tecidos macios e aconchegantes, o que os tornam excelentes materiais para o trabalho de artesanatos delicados, como aqueles de criança.

Só para se ter uma ideia, a carapinha foi desenvolvida para ser uma substituta mais durável e leve para a lã, o que nos faz perceber que são realmente tecidos diferenciados.

No entanto, apesar desses benefícios, a pelúcia e a carapinha são tecidos aveludados, que possuem pelos. Logo, demandam uma certa técnica para o preparo dos artesanatos, desde o risco até a costura em si.

Então, finalmente, vamos ver quais são esses cuidados!

1. Para riscar

Na hora de riscar o molde no tecido de pelúcia ou carapinha, o ideal é que você coloque as partes do molde sempre sobre o lado avesso. Isso facilitará o seu trabalho, já que riscar na parte que tem pelos é muito mais difícil.

2. Para cortar

Já para cortar um tecido de pelúcia ou carapinha, você deve se atentar para duas principais questões: cortar rigorosamente na parte riscada e se atentar para o sentido do corte.

A primeira questão é muito tranquila, não é? Afinal, basta seguir o risco no lado avesso do tecido.

Já com relação ao sentido do corte o ideal é:

1. Quando o pelo for longo, isto é, tiver mais do que 3mm, então você deve cortar com o sentido do pelo para baixo.
  2. Quando o pelo for curto, isto é, tiver menos do que 3mm, então você tem a opção de cortá-lo tanto com o sentido do pelo para cima quanto para baixo. Na primeira situação, você conseguirá um efeito de cor mais viva; na segunda, o tom será mais opaco.

Dica extra

O vídeo abaixo mostra uma forma diferente de cortar a pelúcia. Ao invés de riscar o molde anteriormente, a artesã prende o molde no tecido, corta e costura os dois juntos. Veja só!

3. Para costurar

Essa é a parte em que mais teremos detalhes específicos. Nesse caso, aqui vão as principais dicas:

1. Costure apenas uma vez. Isso porque, caso a costura seja desfeita, ela deixará marcas no tecido. Portanto, costure o mínimo possível.
  2. Utilize uma agulha fina de ponta arredondada. Essa questão se complementa com a anterior, pois evita marcas.
  3. Sempre que possível, costure no sentido do pelo.
  4. Quando o pelo do tecido for alto, então regule a tensão da máquina, aumente o comprimento do ponto e apare o pelo nas margens de costura para eliminar o excesso de volume.
  5. No caso da pelúcia com menos pelo, isto é, que é mais aveludada, faça o acabamento da bainha com debrum. Na sequência, vire a bainha e costure com um ponto invisível. Veja no vídeo abaixo como fazer o ponto invisível:

4. Para passar

Dependendo da peça que você fizer, se for uma roupa, por exemplo, pode ser necessário passar com o ferro. Nesse caso, se não tiver jeito de escapar, então siga as seguintes dicas:

1. Coloque o ferro com a base para cima e deslize suavemente sobre o avesso do tecido. Tome cuidado para que a temperatura esteja baixa, pois as altas podem derreter o tecido.
  2. Se for necessário abrir costuras, então utilize o ferro em baixa temperatura, e dê rápidas e leves pancadas sobre a costura, sempre do lado avesso do tecido.
  3. No caso dos tecidos com pelo alto, mesmo estando do lado avesso, faça o mínimo de pressão sobre o tecido para que o pelo não amasse.

Depois dessas dicas, com certeza agora você já sabe como costurar pelúcia e carapinha, não é? Assim, vai ficar muito mais fácil produzir peças de feltro incríveis e ricas em detalhes. Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Como Lidar com Clientes Difíceis: 5 Dicas Práticas para Não Perder Encomendas
Como Começar a Fazer Artesanato em Feltro? Guia Completo Para Iniciantes