Como Começar a Fazer Artesanato em Feltro? Guia Completo Para Iniciantes

Como Começar a Fazer Artesanato em Feltro? Guia Completo Para Iniciantes
Pacote de Guirlandas em Feltro

O artesanato em feltro já é uma grande sensação há anos e que, com certeza, chegou para ficar de vez! Afinal, são muitas peças lindas e incríveis que podem ser produzidas com esse material e serem utilizadas para as mais diversas finalidades.

Além disso, as artesãs adoram trabalhar com ele! Isso porque, além de barato, ele é de fácil manuseio. Ou seja, não é preciso muito para começar a se aventurar nesse mundo. Se você é uma dessas artesãs, com certeza sabe do que estamos falando, não é verdade?

Mas você conhece, de fato, a história do feltro? Conhece todos os materiais utilizados nesse tipo de artesanato? Sabe quais são os nichos que mais apresentam oportunidades no mercado?

Se não sabe, então chegou a hora de descobrir tudo isso para aprimorar e fazer crescer o seu negócio de artesanato em feltro. Afinal, preparamos um guia definitivo que promete esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a vender mais. Por isso confira!

Veja também
Como Fazer Etiqueta para Artesanato em Feltro em 2 Passos Simples
5 Erros que te Impedem de Viver do Artesanato em Feltro

É possível ter uma renda com artesanato em feltro?

Sim! O feltro é um ramo do artesanato que vem crescendo há muitos anos. Por estar ligado ao universo infantil, a demanda desse tipo de enfeite é alta.

Além disso, esse material é muito versátil e permite que você crie qualquer tipo de peça, desde os mais simples chaveiros até brinquedos pedagógicos muito elaborados.

No vídeo abaixo você vai conhecer a história da artesã e professora de artesanato em feltro Meiri Saar. Assista e anote várias dicas para começar a trabalhar com feltro e ter uma profissão lucrativa com ele.

A história do feltro

Artesanato em Feltro
Escola de Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Conhecer a história e a origem do material com o qual se trabalha é muito importante para agregar valor ao produto. É por isso que você precisa saber que a história do feltro começou há milhares de anos.

Os primeiros sinais de uso desse tecido podem ser encontrados ainda nos registros arqueológicos. Mongólia e Turquia utilizavam-no para produzir mantas, tapetes, roupas e tendas nômades. Nessa época, ele era produzido com pelos dos animais. Mas, com o passar do tempo, passou a ser produzido com fibras sintéticas.

Ele é conhecido como um TNT, ou seja, um tecido não tecido. Pode ser encontrado em variadas cores e espessuras no mercado e dá origem a uma diversidade inimaginável de peças artesanais.

Materiais utilizados no artesanato em feltro

Artesanato em Feltro
Escola de Feltro

Para trabalhar com o artesanato em feltro é necessário ter alguns materiais específicos e de qualidade à sua disposição. Nesse sentido, os mais básicos para qualquer tipo de trabalho, além do feltro, são:

  • Tesoura: é bom ter vários modelos de tesoura, pois cada trabalho pode demandar uma. A tesoura pequena, por exemplo, serve para detalhes retos; as grandes, para cortar os pedaços de feltro maiores; e a de ponta curva, para fazer peças redondas. O importante é que elas estejam bem afiadas.
  • Canetas: esse material é indispensável para riscar e transferir os moldes para o feltro. Procure sempre riscar do lado “avesso”, que é um pouco mais áspero. Além disso, tenha, no mínimo, duas: uma com tinta escura para riscar no feltro claro e uma com tinta clara para riscar no feltro escuro. Você pode usar caneta esferográfica, permanente ou mágica, aquela que pode ser apagada facilmente.
  • Linha: existem muitas linhas que podem ser utilizadas nas peças em feltro, como a de costura, a de pesponto, a de meada, a invisível, a de crochê e a linha 10 (conhecida como linha de pipa). Com a prática, você descobrirá qual é a melhor para cada tipo de trabalho.
  • Agulhas: pelo fato de o feltro ser cheio de buraquinhos, fica fácil passar a agulha de um lado para o outro, mesmo ele tendo uma textura mais rígida. Use a agulha comum, de ponta fina e no tamanho que for melhor para você trabalhar. Para fazer acabamentos mais delicados, utilize uma agulha mais fina. Para pontos maiores, utilize uma agulha mais grossa.
  • Cola: as colas mais utilizadas no artesanato em feltro são a quente e a de silicone. Veja nos vídeos abaixo como escolher a melhor cola para o seu trabalho e como, em caso de incidentes, limpar a cola quente do feltro sem danificar a peça.
  • Enchimento: o mais utilizado é a manta acrílica. Ele é utilizado na maioria das peças em feltro.

Nichos de mercado do artesanato em feltro

No mundo do artesanato, o feltro pode ser utilizado para produzir muitas e muitas peças. Os nichos também são os mais diversos. E é nesse ponto que gostaríamos de chegar!

Se você está querendo viver do artesanato em feltro, saiba que isso é plenamente possível! Mas é preciso que você se especialize em um ou, no máximo, dois nichos.

Isso porque você se tornará uma autoridade e referência na área, terá mais foco para se especializar e desenvolver suas habilidades, vai atrair um público que realmente esteja interessado em adquirir as suas peças, diminuirá a concorrência e terá mais facilidade para produzir conteúdo nas redes sociais. Por isso, nada de sair atirando para todos os lados!

Assim, para definir o seu nicho, é necessário levar em conta quais as peças que você mais gosta de fazer, se o ramo é lucrativo e se existe demanda suficiente para ele.

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Pensando em te ajudar, separamos os nichos de mercado mais lucrativos. Veja só!

1. Maternidade

Artesanato em Feltro
Escola de Feltro

Com certeza esse é o nicho que mais possui demanda no mundo do artesanato em feltro. Isso porque as mamães, além de quererem encher de enfeite o quarto do baby, gostam de distribuir lembrancinhas em feltro em algumas ocasiões especiais, como nos chás de revelação e de fralda, após o nascimento do filho, entre outros momentos.

Algumas opções de peças nesse nicho são: guirlandas

  • Bastidores
  • Móbiles
  • Enfeites de porta
  • Lembrancinhas

2. Festas infantis

Escola de Feltro

Seguindo mais ou menos a mesma lógica da maternidade, o nicho de festas infantis também tem muita demanda. Além disso, ele permite a criação de peças com os mais variados temas. Não há papais e mamães que resistam a uma decoração personalizada e especial como essa! Por isso nesse artigo separamos 17 temas de festa infantil que você precisa conhecer!

3. Datas comemorativas

Escola de Feltro

Você pode até imaginar que o nicho de datas comemorativas não é muito bom, pelo fato de ser específico de algumas épocas do ano. Mas saiba que é um erro pensar assim! Primeiro porque quase todos os meses do ano existem eventos comemorativos, como: Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina, Dia das Crianças, entre outros.

E segundo porque a demanda nessas épocas é tão alta que, com certeza, você começará a produção de uma determinada data muito antes dela chegar. Ou seja, você nunca ficará parada!

4. Peças pedagógicas

Artesanato em Feltro
Escola de Feltro

A área educacional tem requerido muitas peças em feltro para auxiliar no aprendizado das crianças. Nesse sentido, a procura por peças pedagógicas, como são chamadas, também tem crescido muito. Conheça mais sobre elas aqui.

Como expandir o seu negócio?

Artesanato em Feltro
Escola de Feltro

Depois de conhecer sobre a história do feltro, os materiais necessários para você trabalhar e os nichos mais promissores, provavelmente você está querendo colocar a mão na massa para criar ou para expandir o seu negócio, não é verdade? Para isso, é preciso seguir algumas dicas que você confere logo abaixo.

1. Defina seu nicho

Pacote de Guirlandas em Feltro
Pacote de Guirlandas em Feltro

Como falamos anteriormente, a definição de nicho é muito importante para você saber qual é o público que se deseja alcançar. Por isso, siga as dicas do tópico anterior para defini-lo. Só assim você conseguirá planejar o seu negócio.

2. Faça alguns investimentos

Você precisará investir em algumas áreas se quiser que o seu negócio seja um sucesso. Nesse sentido, você precisa:

  • Investir em cursos: para se qualificar e produzir peças perfeitas. A Escola de Feltro oferece vários cursos nos mais diversificados nichos;
  • Estudar sobre gestão de negócios: para ter um planejamento quanto aos gastos e às tomadas de decisões. O Sebrae oferece diversos cursos gratuitos que podem te ajudar.

3. Divulgue suas peças

Hoje em dia, a internet é a alma do negócio. Afinal, é através dela que muitos clientes vão chegar até você. Por isso utilize suas redes sociais e os sites de artesanato, como o Elo7, para vender e enviar as suas peças para vários estados do Brasil. Não se esqueça de tirar boas e atrativas fotos, ok?

E então, depois desse guia absolutamente completo sobre como atuar no artesanato em feltro, com certeza você deve estar animada para colocar em prática todas essas dicas, não é mesmo? O mais importante é que você tenha foco, determinação e perseverança!

E se ficou alguma dúvida, deixe registrado nos comentários logo abaixo. A Escola de Feltro tem imenso prazer em te ajudar a dar mais um passo na sua carreira como artesã!

Veja também
Brinquedos de Feltro: 6 Modelos Lucrativos e Fáceis de Vender
6 Pontos de Bordado para Iniciantes: Aprenda de Forma Simples

Comentários

comentários

Safari em Feltro
Voltar ao Topo
10% Desconto na Escola de Feltro
27 Moldes Grátis
Não Ganhou
20% Desconto na Escola de Feltro
Não Ganhou
27 Moldes Grátis
Não Foi Dessa Vez
Sem Sorte
Promoção Roda da Sorte Escola de Feltro!
Concorra a Prêmios Incríveis da Escola de Feltro! Preencha as Informações Abaixo e Tente a Sua Sorte Agora.
Regras:
  • Somente uma tentativa por pessoa
  • Promoção válida por tempo limitado